Social

COLUNA SOCIAL 10084

Com Nada

* É claro que todo mundo quer que esse isolamento social acabe logo e que tudo volte ao normal o mais rápido possível, não é? Mas, quanto mais pessoas saírem de casa desnecessariamente, sem proteção e fazendo parte de aglomerações, como as que vimos nas recentes manifestações, mais gente se infectará, adoecerá, morrerá e a tão desejada normalidade ficará cada vez mais distante. Além da pandemia em si, o que estamos vendo diante dos nossos olhos é a irresponsabilidade de muitos que põem suas próprias vidas e as dos outros em risco.

Com Tudo

* Nessa semana, a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios irá inaugurar sua plataforma de ensino a distância (EAD), cujas inscrições estão sendo realizadas desde ontem, pelo site da Assembleia Legislativa de Roraima (www.al.rr.leg.br) e prosseguirão por todo dia de hoje com o início das aulas previsto para amanhã, quarta-feira (22), para os 11 cursos, que receberão tanto alunos novos quanto os já inscritos nas aulas presenciais. A cada semana serão lançados novos cursos, totalizando 34 na primeira fase.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti, em teletrabalho

Concórdia Virtual

* O Tribunal de Justiça de Roraima lançou recentemente o projeto “Concórdia Virtual”, que tem o objetivo de viabilizar a mediação e a conciliação para resolução de conflitos, mesmo durante o período de isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus.

* O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, disse que acredita na mediação e na conciliação como métodos céleres e eficazes para a resolução de conflitos e que o Tribunal pretende possibilitar que os serviços tenham continuidade nesse período com o menor prejuízo possível à população.

Concórdia Virtual II

* A propósito, já nos primeiros dias de funcionamento do novo Programa “Concórdia Virtual”, do TJRR, acordos foram alcançados e uma das ferramentas que viabiliza as sessões e audiências de mediação e conciliação é, sem dúvida, um módulo do sistema Scriba, que utiliza recursos de inteligência artificial.

* O referido sistema já vem sendo amplamente utilizado na realização de videoconferências e audiências presenciais, além de gravação e degravação de depoimentos e inserção dos termos diretamente nos processos eletrônicos.

Na Caer *A Caer, retomará o atendimento presencial na sede da empresa, das 7h30min às 13h30min, a partir de amanhã, quarta-feira, 22, adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde e atendendo ao Decreto governamental n° 28.635-E que trata das medidas de prevenção ao contágio e disseminação do coronavírus. *O acesso à recepção será controlado por senha, com permanência no atendimento comercial de, no máximo, dez (10) pessoas por vez e será obrigatório o uso de máscaras e haverá álcool gel para hifenização das mãos antes e depois dos atendimentos. Mais informações : http://www.caer.com.br/ mailto:[email protected] 

Turismo

* Recentemente, quando um avião da Força Aérea Brasileira foi a Venezuela resgatar funcionários do Itamaraty e adidos militares que atuavam no serviço diplomático naquele país, soube-se que 10 turistas brasileiros que estavam passeando por lá e ficaram retidos por conta da pandemia, também pegaram carona de volta ao Brasil.

* Isso, revelou algo inacreditável. Com toda a insegurança e a falta de coisas básicas como comida e remédio, que assolam a Venezuela há tempos, ainda tem gente que se aventura a fazer turismo naquele país.

Vaptistis “Batista” Papoortzis e sua sempre elegante Jeanne

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada a Robéria Lima, que nesta terça-feira fica um ano mais iluminada.

* Também trocando de data hoje, nosso colega comunicador Natanael Gomes (Grupo Folha), Francisco Martinho Torres e Marcelo Arruda.

* Hoje seria o dia dele, que por certo – como costumamos dizer aqui na Coluna – receberia muitas homenagens de pessoas que o amavam e o admiravam. 

* Estamos falando do juiz Rodrigo Furlan, que nos deixou há apenas quatro dias e já tá fazendo muita falta. E, com certeza, fará ainda muito mais a seus familiares e amigos mais próximos.

* Faria 47 anos. Sim, ele era ainda bem jovem e muito atuante, tanto como magistrado quanto como professor. E isso nos faz refletir, que nunca saberemos quando partiremos.

* Nem também, porque, muitas vezes, as pessoas boas morrem tão cedo, enquanto verdadeiras bactérias humanas ficam por aqui atentando os outros e espalhando suas maldades tóxicas por onde passam.

* Mas quem somos nós pra questionar os desígnios do Criador e seus mistérios, não é mesmo? Até porque, essas coisas sempre acontecem à revelia da nossa vontade.

* E, sendo assim, o que nos resta é registrar a brilhante trajetória de Rodrigo Cardoso Furlan por essa terra, em especial Roraima, onde ele deixou colegas de trabalho, amigos, viúva, filhas e muita saudade. Descanse em paz!

Paula Pacheco, produzida, mesmo em quarentena

Tá Valendo

Dos Helicópteros

* Paira um silêncio sepulcral em torno da apreensão de duas aeronaves (helicópteros) que foram supostamente furtadas, uma em Santa Catarina e outra no Pará, e localizadas recentemente em Boa Vista e que estavam atuando em garimpos ilegais do Estado. A única coisa que se sabe, é que até agora, ninguém foi preso.

Seminário

* Dando continuidade ao Seminário Virtual de Economia, transmissão online pelo aplicativo Zoom e YouTube, nesta terça-feira às 15h (horário local), o Doutor Rodrigo Arruda fará a apresentação do artigo “Segurança em primeiro lugar: como o ambiente seguro eleva o desempenho escolar”.

Ana Íris Brasil Taulipang, em ensaio fotográfico by Esteban Fredericks, na comunidade indígena Água Fria- Uiramutã para o site www.tribosderoraima.com.br