Social

COLUNA SOCIAL 10337

Com Nada

* No início dessa semana, recebemos imagens apavorantes de aglomerações dentro de um cartório local, com filas de dobravam quarteirão; longo tempo de espera para atendimento e um monte de gente sem máscara ou com estas penduradas no queixo. Aliás, recentemente um dono de cartório veio a público reclamar da situação e contou que três pessoas de uma mesma família foram registrar o óbito de um familiar por Covid-19, e uma daquelas pessoas que lá estavam, havia testado positivo e mesmo assim foi ao cartório tranquilamente como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Com Tudo

* Depois que o povo derrubou a estátua do mercador de escravos Edward Colston, do centro de Bristol na Inglaterra e a jogou no rio, o Reino Unido resolveu fazer “mea culpa” com a população negra. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou que irá revisar todas as estátuas da cidade para remover aquelas que tenham ligação com o comércio de escravos, o que é na verdade um insulto aos afrodescendentes. As referidas estátuas, serão colocadas em museus com suas respectivas histórias sangrentas e não mais em praças públicas como se fossem heróis.  

A deputada Betânia Almeida, membro da CPI da Saúde da ALERR

Literatura

* A jornalista Marilena Freitas é uma das vencedoras no concurso Prêmio Devair Fiorotti de Literatura, promovido pela Editora da Universidade Federal de Roraima, com tema “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”.

* A iniciativa estimulou autores moradores de quase todo os estados do Brasil e de outros países, como Polônia e Portugal a produzirem textos literários sobre o momento/circunstância que envolve a Covid-19.

Literatura II

* A propósito, a crônica “Vinho e Pandemia”, de Marilena Freitas, que é um dos 15 contos selecionados no Prêmio Devair Fiorotti, vai integrar os dois primeiros volumes da recém-criada Coleção Literatura de Circunstâncias da EdUFRR. A crônica Beijos Virtuais, do jornalista Aldenor da Silva Pimentel também foi selecionada.

* O prêmio literário foi organizado por Fábio Almeida, diretor da EdUFRR; Roberto Mibielli, escritor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL), e Edgar Borges, escritor e integrante do grupo literário Coletivo Caimbé.

Da Saúde

* A deputada Betânia Almeida foi uma das primeiras a denunciar a situação na Saúde de Roraima, mesmo antes da pandemia. A parlamentar tem feito bem mais que fiscalizar ações, apresentar projetos de lei e propor indicações. Ela também faz contato com autoridades federais pedindo ajuda para Roraima.

* Recentemente enviou ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, ofício pedindo doação de 60 respiradores pulmonares para melhorar a situação do Hospital Geral de Roraima (HGR) e também atenção especial com o Hospital de Campanha.

Urgente

* Com o Hospital Geral de Roraima literalmente lotado, se faz necessário urgentemente proteger de forma eficaz os profissionais de saúde que atuam naquela unidade de saúde. Dá aflição vê as batas e máscaras transparentes, as luvas precárias que são usadas por eles no dia a dia. Sem contar com as denúncias deles próprios, muitas vezes, têm que comprar os equipamentos que equipamentos de proteção individual.

* Comparando com os EPIs usados pelos que atuam nos hospitais particulares a disparidade é visível a olho nu. E se eles não estiverem protegidos, por certo adoecerão também e não poderão cuidar das pessoas.

Márcia Gabriele Amanajás e Thiago Amarante, ilustrando a coluna desta quarta-feira

 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao conselheiro Manoel Dantas, que hoje recebe homenagens por conta de seu aniversário.

* Também inaugurando idade nova hoje, a colega jornalista Érika Figueiredo, Larissa Assen, Junior de Paula, Kátia Lima e Aias Viana Bento.

* Um dos nossos países vizinhos, a República da Guyana está sendo referência mundial no combate ao coronavírus, sem transmissão comunitária.

* O país, que tem população de 780 mil pessoas, registrou 156 casos positivos com apenas 12 óbitos (a maioria de uma mesma família) e 86 recuperados.

* Dos 58 casos ativos em todo o país, uma única pessoa está na UTI, 14 em quarentena Institucional e 43 em isolamento Institucional.

* A Guyana adotou o sistema de toque de recolher na fase mais rígida da contenção do vírus, além de ter instituído uma área especifica para recuperação.

* Ao testar positivo, o paciente é retirado da sua casa e mantido em quarentena na área de recuperação, até a alta médica.

* Em todo o país, os serviços essenciais estão funcionando mantendo as devidas precauções orientadas pela OMS.

* Não haverá voos para a Guyana até 2021, apenas uma vez por mês um avião sai de Georgetown levando pessoas que queiram deixar o país. Ou seja, sair da Guyana pode entrar não.

A jornalista Marilena Freitas, uma das vencedoras no concurso Prêmio Devair Fiorotti de Literatura, promovido pela Editora da Universidade Federal de Roraima

Tá Valendo

 Máscaras

* O uso de máscaras agora é obrigatório em todo o Estado de Roraima. A determinação está na Lei n° 1.411, de 3 de junho de 2020, de autoria da deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade). A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier, e já está em vigor.

Manifestações

* Ontem, na Praça Fábio Paracat, estudantes e movimentos sociais realizaram uma manifestação Antifascismo “defesa da vida, da solidariedade, da democracia. O ato, segundo os organizadores, foi também em repúdio ao descaso dos governos Estadual e Federal diante da pandemia.

Patrícia Pinheiro com o filho Igor que nesta quarta-feira, completa 18 anos