Com Nada
* Já estamos beirando um milhão de infectados (oficialmente já são 904.734) e quase 45 mil mortos (os óbitos oficiais são 44.657), isso sem falar dos milhares de casos tanto de contaminados quanto de gente que morreu sem ser testada. Daí a pergunta que não quer calar: mas e a milagrosa cloroquina? O remédio foi instituído como protocolo pelo Governo Federal para tratamento da Covid-19, mesmo em fase inicial da doença e não está contendo o avanço do coronavírus, porquê? Simplesmente porque sua eficácia não é comprovada. #simplesassim!
Com Tudo
* O Laboratório Hemolab disponibiliza coleta domiciliar e em Drive Thru para exames de coronavírus, a partir do 1º ao 16º dia de sintomas da Covid-19. Para aqueles pacientes com sintomas a partir do 17º ao 21º que desejem realizar o exame ou que já foram testados positivos, mas que querem realizar o exame de acompanhamento, a coleta será pelo sistema Drive Thru. O agendamento e cadastro exclusivo no WhatsApp pelo número (95) 98100-1454 (somente mensagem). As informações gerais sobre exames de rotina poderão ser obtidas pelo 3623 4499 ou 98111 2140.
A atuante Dra. Jandira Negreiros: Hemolab realizando exames para a Covid-19 com coletas em domicílios e Drive Thru
Congresso
* A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará hoje (17) e amanhã (18), o I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades. Totalmente virtual, o I Congresso Andifes vai debater os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada das atividades.
* Nesta quarta pela manhã, haverá atividades on-line organizadas por cada Instituição de Ensino Superior. A UFRR participa com uma programação que irá das 8h30 às 10h30. A abertura do congresso será feita pelo Magnífico Reitor, professor doutor Geraldo Ticianeli e pelo vice-reitor, professor doutor Silvestre da Nobrega.
Congresso II
* Toda a programação do 1º Congresso online da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que girará em torno do tema “Realidade e Futuro das Universidades”, poderá ser assistida pelo endereço
* A programação termina com a conferência do professor de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Romano. Para saber mais, basta acessar a página do evento, que reúne todos os links referentes às conferências das 68 universidades federais e dos colégios e fóruns assessores da instituição.
SOS Yanomami
*O Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH ingressou, pela primeira vez na sua história, com um pedido de medida cautelar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA).
* A decisão ocorre em face do risco iminente de graves violações de direitos humanos que resultam de situação grave e urgente que pode resultar em danos irreparáveis às populações dos povos indígenas Yanomami e Ye’kwana do Brasil. A petição do conselho ocorre em parceria e por solicitação da Hutukara Associação Yanomami.
SOS Yanomami II
* Durante a deliberação do plenário, na 3ª Reunião Extraordinária do CNDH, realizada na última segunda e terça-feira, 15 e 16, o líder indígena Dário Vitório Kopenawa Yanomami participou da videoconferência com depoimento sobre as inúmeras dificuldades vividas por seu povo, como a invasão garimpeira e a ameaça da pandemia de covid-19.
* Ele afirmou que a população Yanomami reduziu aproximadamente 22% e que há anos falam com autoridades, que já conhecem a realidade, mas até agora nada foi feito. Na verdade, nessa pandemia a situação piorou, pois há mais de 20 mil garimpeiros naquela Terra Indígena e todas as autoridades continuam “olhos e ouvidos de mercador”.
O Magnífico Reitor da UFRR, professor doutor Geraldo Ticianelli – na foto com sua linda esposa Renata – é quem fará a abertura do o I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades, nesta quarta-feira
#Rápidas
* Aniversariando hoje, Dr. Avanízio do Nascimento, Carmem Sá, Elida Loureiro e Claudionara Monteiro.
* Um “X” desenhado na palma da mão e apresentado ao atendente de farmácia poderá salvar a vida de uma mulher.
* Está lançada a campanha “Sinal Vermelho para a Violência contra a Mulher”. A proposta é incentivar denúncia de violência doméstica.
* As farmácias em Roraima, segundo o presidente do Sindicato das Farmácias e Drogarias de Roraima, Edimar de Lima, já estão orientadas e efetivamente participando da campanha. Já são 101 farmácias/drogarias na Capital e no Interior.
* A iniciativa é coordenada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), em parceria com o CFF (Conselho Federal de Farmácia).
* A iniciativa, mobilizatribunais e farmácias de todo o país no combate à violência contra as mulheres.Conforme informações da coordenação da campanha, o que motivou essa iniciativa foram os altos índices de aumento da violência doméstica durante o período de distanciamento social no Brasil e no mundo.
* Segundo informações do CNJ, no mês de abril, o canal 180 recebeu 40% a mais de denúncias de violência contra a mulher em relação a 2019, e os casos de feminicídio subiram 22% nos meses de março e abril em relação ao ano passado.
O responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, é o juiz Jaime Plá.
Dario Kepenawa Yanomami, da Associação Hutukara: pedido de medida cautelar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Tá Valendo
Testagem
* Pelo segundo dia consecutivo o governo local não testa pacientes para Covid-19. Já estamos alcançando a marca de 7 mil infectados e mais de 200 já perderam suas vidas. Na verdade, sem a testagem esse número pode ser bem maior, até porque, já está chegando perto de cem, os que morreram sem fazer exame e agora estão “sob investigação”.
Campanha
* A família de Ana Kessia Lima, internado no Hospital Lotty Íris com Covid-19 e necessitando de terapia intensiva está pedindo ajuda a população para custear seu tratamento. Para contribuições de qualquer valor, estão disponibilizando as contas de Alexandre Henrique Lima Antunes Maciel, no Banco do Brasil – Nº 135722 – Ag: 0250-X e na Caixa: Nº 37163-6 Ag: 0653 001 . Informações: 981125229 e 98118 0923.
Edilene Pereira, inaugurando idade nova nesta quarta-feira