Social

COLUNA SOCIAL 10371

  Com Nada

* Ontem, divulgamos aqui na Coluna, uma campanha desenvolvida por amigos de Ana Késsia Lima, que se encontrava internada no Hospital Lotty Íris com a Covid-19, necessitando urgentemente de terapia intensiva, e que segundo os familiares, o estado não tinha condições de atendê-la. Na iniciativa, postada em redes sociais e grupos de WhatsApp, dizia: “Mais uma família pede ajuda” e disponibilizava contas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para doações de qualquer quantia, em prol do tratamento dela. Não deu tempo! Infelizmente, Ana Késsia, que era filha, esposa e mãe de um bebe de dois anos, faleceu!

Com Tudo

* O violinista Fabrício Cromwell, além de participar do novo trabalho do renomado artista Gabriel o Pensador, também tem uma parceria na nova música do cantor/compositor roraimense, Wagner Luther, intitulada “Despedida” e que fala muito sobre o atual momento em que estamos vivenciando. Fabrício também participou do clip – gravado a distância, como requer a atual situação de pandemia (ele em Boa Vista e Wagner Luther em São Paulo) – e que será lançado nacionalmente no próximo dia 26 deste mês. O trabalho desses jovens é lindo e promete fazer muito sucesso.

A linda Sammy Petry, adicionou Lorenzet ao seu sobrenome, ao casar-se com Douglas Lorenzet, ontem no Cartório Loureiro. O clic-registro é de Hélio Holanda

Alagamentos

* Todo ano é a mesma coisa. É só começar a chover pra que várias partes da cidade fiquem –literalmente – alagadas e isso independe de bairro. Embora os da periferia da cidade sejam os que mais sofrem, pois é onde a água empoçada das ruas chega a invadir as casas, fazendo da vida dos moradores um verdadeiro transtorno.

* Uns dizem que o problema todo reside na falta saneamento básico. Outros, que a população é que joga lixo nas ruas que entopem os esgotos, o que causa alagamentos. E ainda que muitos fizeram as casas dentro de antigas lagoas. Mas, o fato mesmo, é que entra ano e sai ano e a grave questão, persiste sem perspectiva de solução.

Da Liberdade

* Ao votar a favor da legitimidade do Inquérito das Fake News, o ministro Alexandre de Moraes, deixou claro que a Justiça não tolerará extremismos e desrespeito as pessoas, autoridades e instituições. “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão” – Disse o ministro em seu voto.

* E prosseguiu: “Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, das instituições e da honra alheia”. O ministro disse também que, “a Constituição não admite que criminosos se escondam atrás do direito à liberdade de expressão como um escudo para promover discursos de ódio e a prática de atividades ilícitas.

Garimpo

* Todo mundo sabe, que a atividade ilegal de mineração em terra indígena aumentou muito durante a pandemia. Assim como também que, mesmo antes do coronavírus, o garimpo na área Yanomami já rolava solto, devido ao incentivo de autoridades e o claro afrouxamento das fiscalizações.

* Muita gente em Roraima colabora para essa prática ilícita que pode dizimar os indígenas dessa etnia, além de comprometer irreversivelmente o meio ambiente com a contaminação das águas por mercúrio e a destruição das florestas. Tem pessoas cobrando estava pra deixar os garimpeiros, passarem para a TI Yanomami por meio de suas fazendas e ninguém faz nada.

Garimpo II

* Entidades como a Associação Hutukara, já denunciaram incontáveis vezes, que milhares de garimpeiros seguem atuando de forma ilícita dentro da Terra Indígena Yanomami, causando toda espécie de danos, que vão desde ambientais, a atentado aos indígenas mais vulneráveis do planeta, como levar bebidas alcoólicas pra eles, a estupros.

* Atualmente, cerca de 20 mil garimpeiros estão naquela terra indígena, com dragas, motores e vários equipamentos de extração de minérios, atuando normalmente sem serem incomodados por ninguém. E muitos indígenas já se contaminaram e até morreram por coronavírus.

 Bianca e Wagner Costa, ilustrando a coluna desta quinta

#Rápidas

* Inaugurando idade nova hoje (mesma data desta Colunista), Othon Matos Luz e Renato Maciel.

*Lançado ontem pela plataforma Google meet, a Campanha “Se Ligaê: Todxs contra o coronavírus”, do Coletivo Mosaico.

* A iniciativa é visa mobilizar jovens no combate a Covid 19, especialmente adolescentes e crianças de 6 a 17 anos.

* Trata-se de uma ação com parceria com o Unicef, conjuntamente com a Rede de Protagonismo Juvenil (RPJ).

* Entretanto, por incrível que pareça, a maioria dos mais jovens, chega a ser bem mais conscientes do que grande parte de adultos, que ignora as orientações de distanciamento, proteção e higiene, tão fundamentais no combate a Covid-19.  

* Muitos adultos, prosseguem se aglomerando em festas organizadas em residências, bares, restaurantes e até em praças públicas, com bebidas alcoólicas e até som ao vivo.

* As imagens de aglomerações divulgadas em redes sociais, chegam a ser inacreditáveis, mesmo diante da verdadeira tragédia no sistema de saúde que estamos vivenciando país a fora.

A maravilhosa Martha Braid de Melo, tá que é só saudades dos netinhos Lorenzo e Marcelo Bufrem, nessa quarentena

Tá Valendo

Da Ordem

* O ministro Alexandre de Morais revelou ontem, os insultos criminosos de uma advogada gaúcha, que já está inclusive denunciada pelo Ministério Público. “Que estuprem e matem as filhas dos ordinários ministros do STF”, disse ela. Com a palavra, o Conselho Federal da OAB.  

Doação

* Uma ação conjunta entre a Rede CNA Jovem, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR) e o Senar Roraima reuniu mais de 1,7 mil itens de alimentação, higiene, máscaras de proteção facial e material informativo sobre prevenção ao coronavírus que foram doados à comunidade indígena do Tiçoca – Uiramutã.

O violinista Fabrício Cromwell – na foto com Fátima Bernardes – participa do novo trabalho musical de Wagner Luther, que será lançado no próximo dia 26