Social

COLUNA SOCIAL 10397

Com Nada

* Algo inusitado ocorreu esta semana, quando segundo especialistas, nos aproximamos do pico da pandemia. No boletim diário com os números do coronavírus, de um dia pro outro diminuiu um morto. Ou seja, na segunda-feira os óbitos eram 251 e na terça 250. Daí o povo pergunta, mas como é que pode isso, alguém ressuscitou? Como pode o número de mortos ter retroagido, se há mais de 100 casos de pessoas que faleceram e que ainda estão sob investigação? Seja lá o que tenha ocorrido, é muito preocupante, pois descredibiliza os dados oficiais perante a população, que fica ainda mais confusa e fragilizada diante de uma situação dessas.

Com Tudo

* Milhas aéreas e ingressos para eventos culturais e esportivos são os campeões da preferência dos mais de 14 milhões de inscritos no Premmia, programa de fidelidade dos postos da rede da BR, que agora tem uma forma simples e rápida de redirecionar seus pontos para ações efetivas de apoio a quem precisa. Os pontos podem ser trocados por doações que serão revertidas em equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da linha de frente do combate à pandemia e em cestas básicas para famílias em situação vulnerável. A iniciativa é uma parceria da BR Distribuidora com o Movimento União Rio e União SP.

 Nosso querido amigo e colega jornalista João Barros, que se encontra fora do estado cursando doutorado, ficando hoje um ano mais talentoso

Corrupção

* Quanto mais se aprofundam as investigações sobre fake news, mais vem à tona o verdadeiro mar de lama em que o Brasil está atolado. A Procuradoria Geral da República agora, identificou o financiamento com dinheiro público nesse tipo de crime, que atenta contra a contra a honra das pessoas e promove ataques as Instituições.  

* E (pasmem), os financiadores são parlamentares que, de acordo com o Ministério Público, utilizavam as verbas de gabinetes pra bancar as quadrilhas formadas por extremistas que promoviam desde o compartilhamentos de notícias falsas, a ameaças e atentados aos poderes constituídos da República. Um novo tipo de corrupção.

Corrupção II

* Alias, a cada dia que passa, o Brasil se vê submetido a situações tão vexatórias que só envergonham cada vez mais esta nação. O mais recente episódio, foi do ex-ministro Abraham Weintraub, investigado no Inquérito das Fake News, que deixou o país sorrateiramente com o passaporte de Ministro da Educação, quando já não era mais titular da pasta.

* E o Governo Federal fez olhos e ouvidos de mercador para esse fato gravíssimo. Se o uso do passaporte diplomático por quem não tem mais direito a ele, não é um tipo de corrupção, digam aí vocês que nome tem. “Jeitinho brasileiro é que num é, pois isso é crime previsto no Art.299.

Automedicação

* Primeiro, a corrida às farmácias foi em busca da cloroquina, depois da hidroxicloroquina, da azitromicina e mais recentemente a ivermectina (para tratamento de infestação de parasitas). Tudo porque “alguém” disse que esses medicamentos, altamente tóxicos servem pra Covid-19. E, por conta disso, muita gente está se automedicando com isso “preventivamente”.

*Na verdade, não existe remédio pra vírus, e alguns medicamentos tratam os danos que os vírus causam no organismo e tudo depende de cada pessoa, e só o médico abalizado por exames específicos é que vai saber o que prescrever, sem causar tantos efeitos colaterais aos pacientes. #simplesassim!

Online

* A psicóloga Geórgia Moura, está atendendo de forma gratuita os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente dessa pandemia. Os atendimentos são limitados com hora marcada e agendamentos pelo WhatsApp 95 99111 2692 ou Direct do Instagram @psocologa_gerogiamoura

* Nos atendimentos online, Dra. Geórgia também faz a psicoterapia do luto para pessoas fragilizadas, individualmente e em grupos. Ela atende desde crianças, adolescentes, adultos a idosos e também realiza terapia de casais. 

 Andressa Soares dando o ar da sua graça na coluna de hoje

#Rápidas

*  A página de hoje é dedicada à nossa querida amiga e colega Consuelo Oliveira, que inaugura idade nova nesta quarta-feira.

* Também aniversariando hoje, o jovem médico Phillipe Veras (amado sobrinho da Colunista).

* Ainda de aniversário hoje, Danielly Rodrigues de Melo, Pedro Alencar e SideteBriglia.

*Nesta quarta-feira, às 14h, acontece a live “Coronavírus e Povos Indígenas: as vulnerabilidades ambiental e territorial, sob a coordenação do professor Paulo Cesar Batista do Departamento de Endemias Samuel Peixoto/Fiocruz.

* Estarão participando da Live, Dario Vitório Kepenawa Yanomami (Hutukara Associação Yanomami), Edson Farias Melo (Departamento de Geologia UFRJ), e Sandra Hacon (Departamento de Endemias Samuel Pessoa/Fiocruz).

* A referida live, será transmitida pelo Youtube, e tratará sobre a ameaça da Covid-19 que está matando indígenas de todas as etnias no país, especialmente os yanomami que nesse momento encontram-se ainda mais vulneráveis devido a presença de mais de 20 mil garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami.

 Psicóloga Geórgia Moura, disponibilizando diversos tipos de atendimentos online durante a pandemia

Tá Valendo

Denúncia

* Deu ontem à tarde na coluna de Jamil Chade que o Governo de Jair Bolsonaro foi acusado de negligenciar a situação da pandemia nos presídios e de liderar “política genocida”. A denúncia foi formalizada por mais de 200 entidades e recebida pela ONU e a OEA, dando conta do alastramento da doença no país e o colapso nas prisões.

Da Internet

* Gente do céu, até quando o povo de Roraima ficará refém dessa internet sofrível que tantos transtornos e prejuízos causam a quem depende dessa importante ferramenta pra trabalhar? Entra ano e sai ano e a situação só piora, especialmente agora durante a pandemia.

Cassimiro Lopes, Mister Roraima 2020, é de Rorainópolis, e será o nosso representante no Concurso Mister Brasil