Social

COLUNA SOCIAL 10505

Com Nada

* Mais um escândalo toma conta dos noticiários nacionais e internacionais, envolvendo os vulneráveis indígenas Yanomami. É que mulheres de militares postaram nas suas redes socais uma “ação” nas comunidades de Surucu e Auaris, em plena pandemia, promovendo aglomeração entre os índios, (pasmem), para fazer maquiagem, pintar as unhas e distribuir roupas para as mulheres yanomami e brinquedos para as crianças. Quem autorizou essa iniciativa desastrosa, desrespeitosa, desnecessária e que põe em risco a vida daquelas populações vulneráveis, ninguém sabe. Com a palavra as autoridades competentes…

Com Tudo

* A recém aprovada a MP 934/2020com emenda do deputado federal Haroldo Cathedral, define regras para Educação Básica e Superior durante a pandemia. Com isso, haverá algumas importantes mudanças para favorecer o ensino no nosso país, como: a flexibilização do calendário escolar; adoção de atividades pedagógicas não presenciais;adiamento das avaliações nacionais; oferta de atividades suplementares. Para os estudantes em situação excepcional com risco de contrair o coronavírus, será garantido atendimento educacional adequado a sua condição com regime domiciliar ou hospitalar.

Rui Machado acaba de instalar uma obra no Bar do Armando, em Manaus, considerado patrimônio arquitetônico e artísticos destinados ao diálogo com o público visitante, turista e os moradores

Escândalo

* A propósito, líderes indígenas e antropólogos do mundo inteiro estão criticando com veemência essa “ação social” realizada em junho na Terra Indígena Yanomami, que classifica como desnecessária, pois aqueles índios não usam roupas nas comunidades e tem sua própria “maquiagem”.  

* O antropólogo Bruce Albert, que atua junto aos Yanomami desde 1970, disse em entrevista a UOL que “além de uma irresponsável falta de observância da regras de distanciamento físico no trato com uma população indígena particularmente vulnerável na pandemia, vejo também nas fotos um tremendo desrespeito à cultura e à dignidade das mulheres Yanomami”

Escândalo II

* Alias, a chamada “ação social” na Terra Indígena Yanomami, de acordo com a coluna do jornalista Rubens Valente, da Uol, a numerosa comitiva contou com 20 jornalistas. Certamente, nenhuma dessas pessoas cumpriu quarentena ou fez exame de coronavírus antes de ir promover aglomeração entre os vulneráveis indígenas yanomami em plena pandemia.

* Oficialmente, há registro de 280 casos de covid-19 entre os ianomâmis, 136 dentro do território, ou seja quase 50% do total de infectados. Já foram confirmadas 4 mortes e há três sob suspeitas. Infelizmente, esse número deverá aumentar após essa desastrosa “ação”, que causou aglomeração e deixou o mundo inteiro impactado.

Reflorestamento

* A übermodel Gisele Bündchen queria comemorar seu aniversário de 40 anos, plantando 40 mil árvores na Amazônia. E nada mais oportuno nesse momento em que mês passado (junho) o Brasil quebrou o recorde histórico de desmatamento. Foram 1.034,4 km² devastados, uma área quase do tamanho da cidade do Rio.

* Infelizmente a intenção da top das top, não será possível nesse momento por conta da pandemia. Mas ela se uniu ao Instituto Socioambiental (ISA), para prosseguir com sua intenção de plantar 40 mil árvores e ainda lançou um desafio, para que todos plantem uma árvore no dia do aniversário.

Campanha

* Nosso colega fotógrafo Elvis Freitas, está desencadeando uma campanha para o tratamento de sua filha, pequena Myrella, diagnosticada com a Síndrome de West, doença cujos sintomas são espasmos tipo epilepsia que se inicia na infância. A doença não tem cura, mas tem tratamento e controle. A família está vendendo o carro e o equipamento fotográfico dele, mas ainda assim não será suficiente. * Por conta disso a campanha de solidariedade e quem puder ajudar poderá fazer depósito de qualquer quantia no Banco do Brasil na Conta corrente: 112519-2

Agência: 57800 em nome de Elvis de Vasconcelos Freitas, CPF: 71859004253.

Informações: (95) 991172551.

Dr.Antonio Evangelista e sua amada Dra.Kelly Cantel, celebram hoje a idade nova dele

#Rápidas

* Aniversariando nesta segunda-feira: Cinthia “Neca” Rebouças, José Daniel de Sá, João Roosevelt Filho e Francelina de Souza Alves.

* Ontem, o secretário estadual da saúde, Marcelo Lopes, em entrevista ao programa, Agenda da Semana na Rádio Folha FM 100. 3FM, declarou que não recomenda o relaxamento do isolamento e a reabertura do comércio em Boa Vista.

* De acordo com o novo Decreto Municipal, a reabertura gradual do comércio na nossa Capital deverá acontecer já a partir desta segunda-feira (20), com uma série de requisitos a serem observados por comerciantes e pela população de modo geral.

* Entre os itens que deverão ser observados, está o uso obrigatório de máscaras e multa para quem insistir em desobedecer ao decreto em locais públicos.

* Mesmo assim, o titular da Sesau que, inclusive já se reuniu com secretários municipais de saúde, inclusive com o da Capital, afirma que esse não é ainda o momento oportuno para a reabertura da economia.  

* De acordo com Marcelo Lopes, essa posição não se trata de achismo, pois é baseada unicamente em dados científicos

Marinelma Santos, aniversariando nesta segunda-feira

#Tá Valendo

Da Arte

* Mais uma obra de Rui Machado foi recentemente instalada num dos locais de entretenimento mais conceituados de Manaus, o Bar do Armando, considerado patrimônio arquitetônico e artístico destinado ao diálogo com o público visitante, turista e os moradores, verdadeiros símbolos de pertencimento e valorização cultural em mais alto estilo cultural.

Redistribuição * Servidores públicos federais de outros estados, que queiram ser redistribuídos e exercer suas funções em Roraima, poderão inscrever seus currículos de 1º a 31 de agosto na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Interessados poderão obter mais informações no edital.

Chirth Peixoto e sua princesinha Ana Nedir