Social

COLUNA SOCIAL 10619

Com Nada 

* Notícias vindas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, mais precisamente do Município do Uiramutã, infelizmente não são nada boas. As informações dão conta de que a área Ingarikó foi amplamente afetada pelo coronavírus e mais de 100 indígenas estariam doentes com sintomas da Covid-19. Há suspeita de infectados em várias localidades, entre as quais, 60 pessoas no Manalai, 20 na Serra do Sol, 30 em Kumaipa, 28 em Awendei e 12 no Nutrir. O líder indígena Dílson Ingaricó, confirmado com a Covid-19, segue internado no Hospital de Campanha em Boa Vista.

Com Tudo  

* Já está nas livrarias virtuais, a obra “Valentes: Histórias de Pessoas Refugiadas no Brasil. O novo livro é das autoras do bestseller “Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil” (2017). Para o Alto Comissariado da Onu para Refugiados – Acnur “A ampla pesquisa e os recortes históricos de “Valentes” tornam a obra uma referência de informação da causa que nos une: a humanitária.” A obra contou com a consultoria técnica do Prof. Dr. João Carlos Jarochinski, da UFRR (https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=55175). 

Danielle Araújo, recebendo homenagens por conta de seu aniversário neste sábado. Na foto, ela divide clic com seu marido, Francivaldo Lima e sua filha Carolina

Valentes  

* É fato que a questão dos refugiados tem ganhado evidência pelo mundo inteiro, mas o preconceito, a xenofobia, as fake news e o medo, frequentemente atrapalham a discussão. E é nesse contexto que a obra “Valentes: Histórias de Pessoas Refugiadas no Brasil”, chega pra contribuir na compreensão desse tema tão complexo e combater a desinformação.  

* As jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza reuniram no livro histórias de vida emocionantes, de pessoas de mais de quinze nacionalidades, que vieram para o nosso país pelos mais variados motivos, em busca de um lugar onde pudessem de fato viver.  

Valentes II 

* Com uma linguagem acessível, a obra “Valentes: Histórias de Pessoas Refugiadas no Brasil” também traça um panorama histórico do refúgio no Brasil e no mundo, apresentando conceitos e dados, e traz infográficos sobre os principais conflitos que geraram esses fluxos migratórios.  

* O resultado é um material humano e sensível, que propaga a voz de quem – deixou seu lugar de origem por dificuldades financeiras, perseguições políticas, de raça, gênero, orientação sexual, violência extrema – e precisa ser ouvido. A obra celebra as diferenças que tornam nossa nação tão plural. 

Cadastramento  

* O Conselho Estadual de Cultura iniciou o Cadastramento Cultural de Roraima 2020, de artistas, técnicos e espaços culturais de todos os segmentos culturais de Roraima, com o objetivo de realizar um levantamento de dados mais amplo nessa área.  

* A iniciativa visa também contribuir para a política de eventos e políticas públicas culturais, ajudar os cadastrados a terem acesso a recursos públicos, como os do Fundo Estadual de Cultura. O cadastramento será feito até 31 deste mês no link: https://forms.gle/429bzV91zkj3nqs98. Em caso de dúvida, enviar e-mail para: [email protected].  

Para Baixinhos  

* A loja Baby Décor (avenida Benjamim Constant n 433 – Sala 3 – Centro), comandada pela arquiteta Alexandrita Souto Maior e sua sócia Natalia Ferreira, realiza um  café da manhã especial no próximo sábado, 15, a partir das 8h30, para marcar o retorno das atividades presenciais, respeitando todos os protocolos de proteção que o momento requer.  

* Os convites estão sendo feitos com horários diferenciados para evitar aglomeração e desta forma poder ser mostrada a proposta da loja destinada ao público infantil, que dispõe desde roupinhas e acessórios, a projeto de interiores para quartos de criança. Informações: 99112-6721/ 99115-1717 e no Instagram: @babydecor_rr. 

Alexandrita Souto Maior e Nathalia Ferreira, sócias proprietárias da Baby Décor

#Rápidas 

* Quem recebe homenagens nesta sexta-feira, por conta de seu aniversário é a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Dr. Naoaf Abou Chahine (grupo Megafarma), Wagner Pessoa, Patrícia Borba, Humberto Lira Melo e Jennifer Santiago.  

* Sábado, quem está de aniversário é Dr. Helder Grossi, Dr. Moisés Wolfenson e o professor Maurício Elias Zouein.  

* Domingo, aniversariam Lily Esquivel, Eurípedes “Pepe” Souza, Maria Luzete Félix e a psicóloga Antonia Calheiros.  

* Os últimos dias de férias ainda podem ser usados para turbinar o currículo. Por conta disso, a Estácio sempre disponibiliza cursos de curta duração para proporcionar novos aprendizados. 

*  E na reta final das férias, os cursos livres da instituição estão com descontos de 30% até o dia 15 de agosto. 

* Para acessar a lista de cursos, basta clicar no link: http://www.estaciocursoslivres.com.br/ e encontrar as centenas de opções distribuídas por áreas.  

* Na página inicial do site, o participante pode buscar os cursos pelas áreas de Administração e negócios; Cotidiano e bem-estar; Direito; Pedagogia e Educação; Saúde; e Trilhas de conhecimentos.

O cantor/compositor roraimense Wagner Luther, aniversariando neste final de semana  

Tá Valendo  

Operação Vírium  

* Ontem, o dia amanheceu com a “Operação Vírium”, desencadeada em vários estados do Brasil, que investiga desvios de recursos públicos destinados ao combate a pandemia de coronavírus. Houve mandados de busca e apreensão em vários lugares, inclusive em Boa Vista.  

Vakinha  

* A recém nascida Mirela, de apenas dois meses, nasceu com uma hérnia de disco na virilha esquerda que cresce muito rápido e precisa com urgência de uma cirurgia. Para arrecadar dinheiro para o procedimento a família e amigos estão fazendo uma campanha que pode ser acessada no link;   

http://vaka.me/1280756. Mais informações com Kellen Sousa, pelo telefone: 98121-0919.

A jornalista internacional Karina Mora, ilustrando a Coluna de hoje