Social

COLUNA SOCIAL 10637

Com Nada 

* Os noticiários nacionais não falam em outra coisa, senão na notícia de que o Governo Federal prevê quase 60 bilhões a mais no Orçamento do ano que vem para o Ministério da Defesa, enquanto que os valores destinados ao Ministério da Educação diminuíram. De acordo com a proposta que está nas mãos da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, as despesas com os militares quase que dobraram e há previsões até para construção de submarinos. Diante desse quadro, que deixou meio país em estado de perplexidade, já existem vários protestos de diferentes segmentos. Se serão ouvidos, só o tempo dirá.  

Com Tudo  

* Se o presidente do Poder Legislativo de Roraima, deputado Jalser Renier, não fosse um político super bem sucedido, certamente seria um cantor de sucesso, porque talento pra música ele tem. E assim, no bojo dessa maravilhosa onda de lives que está rolando país a fora, ele decidiu fazer uma live solidária musical, para arrecadar doações destinadas a Federação das Comunidades Terapêuticas, que reúne entidades que atuam na prevenção e combate ao uso de drogas. O repertório contará com sucessos antigos e atuais. Será sábado, 22 as 19h no youtube.  

O deputado federal Otaci Nascimento, recebendo homenagens por conta de seu aniversário nesta terça-feira 

Lastimável  

* Num momento em que os profissionais de imprensa estão sendo vilipendiados por enxurradas de fake news e insultos públicos de extremistas, o ministro das Comunicações, Fábio Farias, divulga em seu twitter um vídeo apócrifo com ataques a jornalistas, destacando que “notícia boa jamais será divulgada”.  

* O vídeo também afirma que “desgraça é a matéria-prima dos maus e infelizmente não vão parar. Felizmente nós também não”. O referido vídeo (pasmem) chegou inclusive a ser divulgado no canal do Ministério das Comunicações no youtube, mas depois foi apagado. 

 

Lastimável II 

* Todo mundo sabe, que os jornalistas profissionais não inventam nem escolhem notícias, apenas tornam públicos os fatos tal e qual eles acontecem, inclusive com as versões contraditórias que eles possam ter. É muito preocupante que o próprio ministro das Comunicações, que deveria ser um defensor da imprensa séria e comprometida com a veracidade dos fatos, haja dessa maneira incitando extremistas contra os profissionais.  

* Infelizmente, a Venezuela começou desse jeito anos atrás, com o próprio governo descredibilizando e perseguindo jornalistas, até amordaçar e escorraçar a todos daquele país, que hoje vive numa ditadura.  

Economistas  

* Em alusão ao “13 de agosto” Dia do Economista”, diversas instituições se uniram para promover um encontro de Economistas, permitindo uma interação com estudantes, professores e economistas de diversos estados. E assim surgiu o Encontro Interinstitucional de Economistas. 

* A abertura do evento contou com a palestra do Prof. Dr. Paulo Henrique Vaz (PhD em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign) e a continuação do encontro ocorrerá nesta terça-feira, 18, com os primeiros minicursos e com uma mesa temática com egressos do curso de economia de diversas instituições do Brasil. 

Economistas II 

* O Encontro Interinstitucional de Economistas, que acontecerá nesta terça-feira, 18, terá profissionais do todo o Brasil e contará inclusive com um representante de Roraima na mesa de trabalhos. Trata-se do Mestre Fábio Rodrigues Martinez (presidente do Corecon/RR e secretário-adjunto da Seplan/RR). 

* Para mais informações sobre inscrições e programação, basta acessar o site; Instagram: @eieconomistas e Canal do YouTube. Os minicursos serão transmitidos pelo Google Meet e a mesa temática será transmitida pelo canal no YouTube. 

Silvia Macedo, Peta Marques e Lena Fagundes, da brilhante equipe do Cerimonial do Poder Legislativo

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira, Fernando Lira, Mara Ribeiro, Layana dos Prazeres e Luciana Aragão.  

* Os vetos do presidente Jair Bolsonaro em projeto que previa assegurar recursos para garantir proteção às comunidades indígenas e quilombolas na pandemia de coronavírus, estão sendo contestados pela ONU.   

* No mesmo posicionamento, a ONU revela preocupação com o fato do governo brasileiro se recusar a assegurar orçamento que garanta a adoção de “medidas afirmativas concretas” para lidar com grupos vulneráveis.  

* Esse posicionamento da entidade, ocorreu em resposta a solicitação da Câmara dos Deputados, que em face da atitude do Executivo, decidiu pedir a opinião da ONU. A resposta foi enviada para a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo.  

* As medidas vetadas pelo Executivo, constam no projeto de lei 1142, que previa garantias emergenciais, durante a pandemia, para povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.  

* Ou seja, o governo se recusa a assegurar o envio de itens de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção e água potável para as aldeias indígenas. 

Nayandra Felippin, é uma das candidatas do título de Garota Matrinxã 2020, cujo concurso esse ano, será realizado de forma remota  

Tá Valendo  

Adiado 

* Diante do aumento de casos de Covid-19 entre crianças e jovens em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita anunciou que decidiu adiar a terceira etapa da flexibilização do isolamento social em Boa Vista. Nessa etapa estavam previstas a reabertura de espaços de eventos e festas, cinemas e teatros.  

 

Da Ditadura  

* Notícias vindas da Coréia do Norte dão conta de que, naquele país, não se pode mais ter animais de estimação. Por ordem do ditador Kim Jong-Un, a população está sendo obrigada a entregar seus pets a restaurantes, onde viram comida. Quem se recusar a doar terá seu animal confiscado. Então, quem é a favor da ditadura aí, que vá morar lá!  

  

Citiane e Anderson Farias, ilustrando a Coluna desta terça-feira