Com Nada
* Já existem vários casos de jovens que se infectaram com o coronavírus e transmitiram para os pais, avós e outros membros mais idosos da família, e não são poucos os que vieram a óbito. Não é à toa, que no mundo inteiro a preocupação na atual conjuntura, é com os jovens e crianças, pois a maioria é assintomática, ou seja, pode contrair o vírus, não sentir nada e ficar transmitindo para outras pessoas. E esse também é um motivo pra redobrar os cuidados na flexibilização, considerando que nessa etapa, aumenta a circulação de pessoas de modo geral nos ambientes, o que automaticamente eleva o risco de contágio.
Com Tudo
* O Governo de Roraima, já deu início, a testagem rápida para Covid-19 em 240 mil pessoas, com testes em duas etapas, divididas em 120 pessoas em cada uma. O objetivo é a elaboração de protocolo, que na verdade será uma espécie de documento, que embasará um inquérito epidemiológico, para nortear as medidas a serem adotadas no combate a pandemia. A campanha de testagem intitulada: “Por você e por todos, a Sesau não foge à luta contra a Covid-19”, iniciou testando o pessoal da imprensa, e ainda essa semana, testará os profissionais de saúde. Depois disso, serão as forças de segurança e educação (professores e alunos).
Sandro Baré, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data nesta quinta-feira
Importante
* O Projeto de Lei (PL) 3240/2020, de autoria do deputado federal Haroldo Cathedral, propõe tornar obrigatória, a cobertura pelos Planos de Saúde, em procedimentos e protocolos relacionados à Covid-19 reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
* O referido Projeto de Lei prevê também, proibir, em qualquer hipótese, a suspensão ou a rescisão pelas operadoras de contratos de planos e seguros enquanto durar a pandemia. Se aprovado o PL irá alterar a Lei nº 13.979, que dispões sobre medidas emergenciais durante a pandemia, para ampliar as garantias dos usuários de planos de saúde.
Importante II
* A propósito, o PL 3240/2020, de autoria do deputado Haroldo Cathedral faz parte de uma série de medidas que tramitam na Câmara dos Deputados, desde março, após o reconhecimento do estado de calamidade pública em razão da pandemia pelo Congresso Nacional.
* Na semana passada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu o reajuste anual e por faixa etária de todos os planos de saúde até dezembro. A decisão foi tomada em diálogo com o Congresso Nacional, que votaria algumas medidas que tratam do tema. Para acessar o Projeto de Lei na integra Clique aqui.
Na Fronteira
* Ontem, o deputado Jorge Everton pediu a flexibilização do acesso na fronteira Brasil/Venezuela. O parlamentar justificou que está preocupado com a economia do Estado, considerando que os venezuelanos compravam bastante produtos brasileiros. * Na verdade, é de conhecimento público, que a única coisa que não parou durante a pandemia, foi a exportação de produtos brasileiros para aquele país e diariamente saem vários caminhões carregados de comida, remédios e outros tipos de produtos que alimentam e sustentam o regime do ditador Nicolas Maduro. Tudo isso com a autorização do Governo Federal.
Na Fronteira II
* Analistas de Relações Internacionais, asseguram que entendem perfeitamente a preocupação do deputado Jorge Everton em querer flexibilizar o acesso a fronteira Brasil Venezuela, por conta da situação econômica. Mas isso, segundo eles, será como uma faca de dois gumes.
* Ao flexibilizar o acesso para fins comerciais durante a pandemia, flexibiliza-se também a entrada de imigrantes e refugiados, o que convenhamos, nesse momento, poderá influenciar diretamente no aumento dos casos de Covid-19 no nosso Estado e a emenda poderá ficar pior do que o soneto.
Deputado Haroldo Cathedral, é o autor do Projeto de Lei 3240/2020, que propõe tornar obrigatória, a cobertura pelos Planos de Saúde, em procedimentos e protocolos relacionados à Covid-19 reconhecidos pelo Ministério da Saúde
#Rápidas
* Trocando de data nesta quinta-feira, a querida Yanne Nogueira Gameiro e Taynannan Mesquita.
* Nesta quinta-feira (27), às 19h no Perfil do Instagram @cacos.ufrr. acontece uma live com o com o professor do Curso de Comunicação Social /Jornalismo, Tarcísio Oliveira.
* Ele abordará o tema “O retorno às aulas durante a pandemia: Como vai funcionar o Ensino Remoto Emergencial”.
* A referida live, tem i intuito de responder às dúvidas de muitos acadêmicos que ainda se questionam sobre como irá funcionar o ensino remoto.
* Muita gente ainda questiona sobre quais disciplinas serão ofertadas, como os professores farão para ministrar as suas aulas sem perder a qualidade do ensino e não prejudicar quaisquer alunos.
* O professor Tarcísio Oliveira, afirma que uma das alternativas para a realização das aulas de ensino remoto, é a de oferecer os componentes curriculares por meio de módulos, para não sobrecarregar os alunos.
* Ele disse ainda que algumas matérias que precisam ser realizadas de maneira presencial não serão ofertadas, mas que os estudantes que fizeram a matrícula no início do ano, terão as vagas garantidas nas turmas oferecidas no ERE.
* A adesão ao ERE por parte do aluno é voluntária, e os discentes poderão trancar as disciplinas em qualquer momento sem que sejam prejudicados.
Em nome da psicóloga Geórgia Moura, a Coluna saúda todos os profissionais da área pela Semana do Psicólogo
Tá Valendo
Lástima
* A criação da Zona de Processamento de Exportação, criada há cerca de dez anos sem nunca nenhuma obra fosse iniciada para a sua efetivação, o Ministério da Economia deu por encerrado seu prazo de implantação. Porque isso aconteceu, ainda é mistério, mas que é uma lástima, ah isso é!
Pré-Candidatos
* A campanha para as eleições municipais ainda não começou efetivamente, mas desde já se vê como é grande o número de candidatos a vereador, especialmente no município de Boa Vista. Isso significa que os eleitores não poderão se queixar de falta de opção.
Dona Genilda Almeida, aniver
sariante de hoje, recebendo o carinho dos filhos, Cícero e deputada Betânia Almeida