Social

COLUNA SOCIAL 10695

Com Nada 

* Depois do escândalo da ameaça pública ao repórter do Jornal O Globo (“minha vontade de encher tua boca de porrada”), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e a primeira dama Michelle, protagonizam uma nova vergonha mundial. O primeiro casal do nosso país, estampou a capa do caderno internacional do New York Times, um dos principais veículos de comunicação do mundo, em reportagem que trata justamente sobre a investigação de corrupção da família Bolsonaro, na edição do último sábado, 29, com a manchete: “‘A family business’: A Corruption Inquiry Threatens Brazil’s Bolsonaro” 

Com Tudo  

* Há de se aplaudir de pé, a ação das forças de segurança locais que apreenderam dezenas de aparelhos de som no último fim de semana, atendendo denúncias de perturbação ao sossego público, especialmente nas noites da nossa capital. Essa prática de não se contentar em ouvir a música da sua preferência somente para si e querer obrigar os outros a ouvirem também, com a ampliação do som ensurdecedor por meio de aparelhagem, sempre existiu por aqui, mas aumentou muito durante a pandemia em todos os bairros da cidade. E essa iniciativa, não só coíbe esse tipo de mal costume, como preserva as famílias dessa importunação.  

 Dra. Jandira Negreiros (Laboratório Hemolab) e seu esposo, Dr. Giovanni Negreiros, no clic de Helio Holanda  

Self Service  

* Uma das grandes preocupações do retorno às atividades em restaurantes, é sem dúvida o serviço self service (onde o próprio cliente se serve), considerando que todos pegam nas mesmas colheres e conchas e isso por si só, já aumenta a probabilidade de contágio pelo coronavirus.  

* Entretanto, há locais como a Churrascaria Buritys, em que essa questão foi sanada com uma iniciativa bem simples. Todos os clientes recebem um par de luvas lacradas, pra se servir no buffet, o que o fazem também usando máscaras. Além disso, em cada mesa tem seu próprio frasco de álcool em gel e guardanapos descartáveis também devidamente embalados.  

Volta as Aulas 

*A outra grande preocupação com relação ao coronavirus nesse momento da pandemia, diz respeito a volta as aulas. No mundo inteiro, estuda-se alternativas para que as aulas presenciais tornem a acontecer, sem que isso signifique colocar as crianças em risco, pois elas, apesar de não serem tão vulneráveis ao contágio, podem se contaminar e levar a Covid pra família.  

* Na verdade, até em países como os Estados Unidos e os da Europa inteira, à volta as aulas ainda é um problema sem solução até o momento. Porém, já há quem defenda, que deva-se riscar 2020 do mapa escolar e determinar o retorno das aulas somente em 2021.  

  

Fronteira  

 * O Diário da União, edição 164-A, da última quarta-feira, 26, publicou portaria que determina a prorrogação da restrição de entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade pelas fronteiras brasileiras, por mais 30 dias, por qualquer meio.

* Na fronteira Brasil-Venezuela, somente o transporte de cargas (exportação de produtos para o país vizinho) segue normal desde o início da pandemia, com passagem de dezenas de caminhões diariamente para o lado de lá. Já na fronteira com a Guyana, por determinação do governo de lá, a entrada de brasileiros por Lethem só está prevista para 2021.

Do Grito  

* Confirmado para o próximo dia 7 de setembro, a realização do 26º Grito dos Excluídos, que este ano tem como lema “Basta de miséria, preconceito e repressão. Queremos trabalho, terra, teto e participação”. A programação local começará com concentração na Praça do Centro Cívico, de onde sairá em carreata até o Hospital de Campanha. 

* De acordo com a Diocese de Roraima, o slogan desse ano remete a  reflexões feitas na Campanha da Fraternidade, além de análise da atual conjuntura nacional. Durante a carreata todas as pessoas (em carros e motos) deverão estar usando máscaras. 

Daniela Cidade, plena no nosso lindo Rio Branco, um dos principais cartões postais da nossa capital  

#Rápidas 

* A página de hoje é dedicada à querida Waldete Gondim, que inaugura idade nova nesta segunda-feira.  

* Também trocando de data hoje, Niura Cardoso e a defensora pública Emira Salomão.  

* Tudo certo para o evento do Grupo “Comando Garantido”, representante do Boi Garantido de Parintins em Roraima, no próximo sábado, 5 de setembro.   

* Trata-se de  uma feijoada beneficente que tem como objetivo, angariar fundos para iniciativas culturais e que terá como presença vip a porta-estandarte Edilene Tavares. 

* O evento acontecerá no Espaço Estação de Eventos, localizado na Rua Almério Mota Pereira nº 1217 – Jardim Floresta. 

* E, além da feijoada com a participação de Etiene Travassos, o evento terá apresentações musicais por conta do Grupo Wazaká Tribal, Forrozin Bom D+, Banda do Chicão e Wanderson Rodrigues (AM).  

* O repertório será de toadas de bumbás, pra matar a saudade do Festival Folclórico de Parintens que não ocorreu esse ano devido a pandemia.  A Feijoada será vendida ao preço simbólico de R$ 10,00 + Taxa de entrega. 

 Os casais Lubna Abou Chahine / Tarek Al Attrash e Hiyam Yaghi/ Dr. Naouaf Abou Chahine, em foto tipo álbum de família  

Tá Valendo 

Mega-Sena  

* A semana começa com correria as casas lotéricas de todo o país, jogar na Mega-Sena que acumulou e na próxima quarta-feira pagará 82 milhões de reais. No último sorteio 49 pessoas acertaram a quina e quase seis mil acertaram a quadra, mas ninguém acertou as tão concorridas e sonhadas seis dezenas.  

Presencial  

* O Executivo estadual determinou que os servidores estaduais, da administração direta e indireta (além de estagiários), retornem ao trabalho presencial nesta segunda-feira, 31. A única  exceção são os servidores com idade igual ou acima de 60 anos ou que façam parte do grupo de risco. Estes continuarão em trabalho remoto.   

   Lia Botelho, ilustrando a coluna desta segunda-feira