Social

COLUNA SOCIAL 10719

Com Nada 

* A coisa mais comum ultimamente, é ver gente querendo promover e participar de aglomerações, inclusive sem os devidos cuidados como o uso obrigatório de máscaras. E quando questionadas, a maioria dessas criaturas, tem a justificativa na ponta da língua: “Eu já tive (Covid) e não estou mais transmitindo”. E não estamos falando somente de gente sem instrução não. Pessoas ditas esclarecidas, também parecem ignorar que esse é um vírus novo e nem os cientistas sabem tudo sobre ele; que é preciso respeitar os outros e principalmente, que na grande maioria dos casos, os anticorpos duram pouco tempo, apenas 90 dias, ou seja, reinfecta.  

Com Tudo  

*Como forma de democratizar e socializar a informação, todas as edições impressas do jornal Folha de Boa Vista, de 21 de outubro de 1983 (data da circulação do primeiro exemplar do “Jornal Necessário”) até 1998, foram digitalizadas e podem ser acessadas na página virtual da Biblioteca Nacional. Interessados poderão acessar o link direto ao jornal, clicando em:  http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=892378&pagfis=1. Esse trabalho foi realizado por meio de uma parceria do Grupo Folha de Comunicação com o Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia da UFRR, sendo coordenado pelo pesquisador e professor Mauricio Zouein.  

Édila e Barnabé Cordeiro, brindando 40 anos de casados, com os filhos, Christiane, Thompson e Marisol. A celebração in family, foi no Hotel Orla do Rio Branco  

Lançamento 

* Hellen Rodrigues e Emanuella Vasconcelos, professoras do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima, são as autoras do livro de Literatura Infantil “O dia em que Estrela foi brilhar no céu”, voltado a leitores iniciantes e autônomos, a partir de 6 anos de idade.  

* A obra aborda um tema delicado, o processo de perda e os múltiplos sentimentos gerados com a morte de uma pessoa querida, como tem ocorrido, com várias diferentes famílias nesse período de pandemia. O livro possui 17 páginas e é ilustrado por Breno Castilho, estudante de Design Gráfico em Goiânia.  

  

Lançamento II 

*  O lançamento do livro “O dia em que Estrela foi brilhar no céu”, será no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, pelas redes sociais. Haverá sorteio e concurso de desenhos. A premiação será um exemplar do livro. Todas as informações podem ser encontradas nas páginas do Facebook e Instagram: “Sobre histórias e literatura”. 

 * Interessados no livro impresso, podem entrar em contato pelas redes sociais ou pelo telefone 95 98123-2245. O valor simbólico é de 15 reais e posteriormente, a obra também poderá ser adquirida na versão e-book, no site da editora Folheando.  

Com Pesar  

* É com profundo pesar, que registramos a confirmação (por meio de exames de DNA) de que o corpo carbonizado encontrado pela polícia no último dia 23 de agosto, é mesmo do policial militar Uirandê Costa Mesquita, morto numa emboscada onde ocorreu o duplo assassinato dele e da namorada, a empresária Josiane Gomes. 

* O corpo de Joseane, foi transladado para o Maranhão, seu estado natal e o do policial Uirandê, será velado nesta sexta-feira, 4, a partir das 10h, na quadra do Comando Geral da Policia Militar e o sepultamento se dará as 16h no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.  

Com Pesar II 

* Além da dor pela perda precoce dos jovens Joseane Gomes e Uirandê Mesquita (ambos tinham 29 anos), e das várias versões que envolveram o terrível episódio, inclusive tentativa de induzir a polícia a erro – as famílias ainda têm de suportar os desdobramentos dessa tragédia, considerando que as investigações prosseguem para esclarecimento completo do caso.  

* Dois elementos que se apresentaram como testemunhas e agora são assassinos confessos do duplo homicídio, estão presos, mas, pelo visto, a nova versão deles também é contraditória. Seus nomes não foram divulgados, mas sabe-se que um deles, frequentava a casa do policial.  

O diretor de Instituto de Criminalística da PCRR, Stefani Ribeiro, com os peritos Érica Veras, Andrea Sant’Ana e Joel da Silva Cordeiro, no clic de Nilzete Franco   

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, a vereadora Magnólia Rocha, Bibi Tajujá e Amanda de Almeida Pires.  

* Também trocando de data nesta sexta-feira, Waldir Freitas, Glauciene “Dezinha” Ferreira e Milene Thomé.  

* No sábado quem estará de aniversário é Dr. João de Carvalho e Josué Alves de Araújo.  

* Domingo, recebem homenagens a maravilhosa Marta Braid de Melo, Lecy Marques e o coronel Álvaro Duarte.  

* Esse é um momento em que devemos ficar ainda mais alertas. Roraima chegou um dia a ser o primeiro estado em diminuição de casos do coronavirus, mas voltou pra área amarela.   

* As autoridades da área de saúde, não cansam de alertar que não devemos agir como se a pandemia tivesse acabado, porque ainda não acabou e imunização só acontecerá com a vacina.  

* Tudo isso, porque corre o risco de voltarmos para a área vermelha, como está acontecendo nesse momento em Manaus.  

Daniele Nabuco, ficando um ano mais maravilhosa  

Tá Valendo 

Vacinação 

* A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada em todo País até o dia 31 de outubro, conforme estratégia de imunização do Ministério da Saúde para erradicar a doença em todo território nacional. Em Roraima, visando aumentar a cobertura vacinal, a Sesau por meio do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, fez o repasse das vacinas para todos nos municípios do Estado. 

  

Bodas  

* Édila Cordeiro e seu esposo Barnabé Cordeiro, celebraram 40 anos de casados com os filhos, Christiane, Thompson e Marisol, na última terça-feira no Hotel Orla do Rio Branco, com poucos familiares, devido ao protocolo de segurança que o momento exige. Mas quem desejar felicitar o casal, ainda está em tempo, pois as bodas foram comemoradas, mas a data do aniversário de casamento é dia 6 de setembro (domingo).  

Zé Haroldo “Cathedral” Campos, afastado da Presidência do IPER para tratar se assuntos particulares, é reconhecido por todos pelo excelente trabalho realizado na presidência do Instituto, onde recuperou m
ilhões do Fundo de Pensão, que haviam sido perdidos por conta de malversação em gestões anteriores