Com Nada
* Um dos epidemiologistas mais respeitados do mundo, o Professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, Adam Kucharski, autor do best-seller internacional “As regras do Contágio”, declarou recentemente que só nos livraremos definitivamente do coronavírus em cerca de dois anos. Mas nem assim, as pessoas param de se comportar como se a pandemia tivesse acabado. O mundo inteiro está voltando a enfrentar a chamada “segunda onda” da Covid-19 e há lugares como Madrid e Londres, que foi necessário retroagir e impor novas restrições, mesmo assim o povo segue desrespeitando as regras da flexibilização.
Com Tudo
* A professora Eleonora Melo, coordenadora de Extensão da Faculdade Cathedral, é a responsável pelo ciclo de palestras daquela instituição, que começa nesta segunda-feira, 28, e vai até sexta-feira, 2 de outubro. Será um ciclo sobre variados temas todos com foco no atual momento em que estamos vivenciando, começando com o Direito, sobre a questão de direitos fundamentais; no segundo dia será Fisioterapia falando de Covid-19 – prognósticos e tratamentos; no terceiro dia será Psicologia, sobre danos da doença e saúde mental; na quinta, Odontologia e saúde bucal e na sexta automedicação. Tudo isso no youtube.
O chef Richard Barboza Mendes (D. Pitá) e sua amada Simone escolheram o Caracaranã pra celebrar o aniversário dele
Nova Onda
* Aliás, essa tendência de “nova onda” do coronavirus, que tem se constatado em várias partes do mundo, não tem sido diferente no Brasil. Aqui mesmo na nossa região, dois estados – Amazonas e Roraima – que estavam em situação bem favorável, voltaram pra área vermelha no mapa do coronavírus, recentemente.
* E embora as autoridades aleguem que eram casos que estavam em investigação, as aglomerações em balneários, estações turísticas, bares e casas noturnas, não deixam dúvida do motivo do aumento do contágio. Em Manaus por exemplo, houve aglomerações de 10 mil pessoas.
Nova Onda II
* A propósito, o que será que as autoridades da área de saúde querem dizer quando afirmam que “o aumento de óbito são casos que estavam sob investigação”? Porque o que popularmente se entende com isso, é que as pessoas morreram lá atrás e só agora a causa mortis foi confirmada.
* Assim sendo, quer dizer então que, esses pacientes foram internados, não resistiram ao tratamento, morreram, foram sepultadas e só agora, tempos depois, é que o resultado do exame comprovou que elas vieram a óbito por Covid-19? É sério isso mesmo? Porque se for, tem alguma coisa muito da errada nesse protocolo de testagem.
Das Provas
* A Policia Federal já tem provas suficientes sobre os responsáveis pelos incêndios no Pantanal que devastaram uma área maior que o estado de São Paulo e mataram inúmeros animais de variadas espécies, inclusive em extinção. De acordo com as investigações da PF, os incêndios foram criminosos e iniciaram em fazendas da região, premeditadamente “para ampliar as áreas de pastos”.
* Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro, em seu discurso na ONU, culpou índios e caboclos pelas queimadas. E essa fala dele por si só, além de desmoralizar a Polícia de elite do nosso país, acena para a impunidade dos verdadeiros responsáveis por esse terrível crime ambiental.
Das Provas II
* Na verdade, essa não é a primeira vez que um trabalho investigativo de excelência, isento e confiável da Polícia Federal, com relação a crimes ambientais, é desvalorizado no atual Governo, o que simplesmente contribui para a impunidade dos criminosos, que tantos danos tem causado a nossa Nação.
* Comprovadamente uma das poucas instituições realmente sérias desse país, a PF realizou um trabalho minucioso sobre o “Dia do Fogo” (incêndios criminosos, premeditados e articulados na Amazônia), com identificação dos responsáveis e provas incontestáveis e até hoje ninguém foi preso.
Dr. Jean Michetti e sua lindíssima Érika Michetti (MPE), na dupla celebração de aniversário/bodas de Janaina e Mozarildo Cavalcanti
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, nosso querido amigo, Renatto Pagotto, a quem dedicamos a coluna de hoje.
* Também trocando de data hoje, a maravilhosa, Geilda Cavalcanti, amada do Dr. Moozarildo Cavalcanti.
* Ainda de aniversário nesse início de semana, Dr. Alessandro Tramujas Assad, Dr. Ypojucan Carneiro da Costa, Goreth Melo e Lulia Oliveira.
* A Associação Internacional Canarinhos da Amazônia Embaixadores da Paz, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo AICAEP Nº 02 DE 25/09/2020.
* Trata-se de um Processo Seletivo Simplificado para a contratação de uma vaga para Assistente Geral (Administrativo) e uma vaga para assistente de Limpeza
* As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico [email protected], até hoje, dia 29.
* Os interessados poderão obter mais informações nas redes sociais da Associação, onde está disponível o Comunicado especifico do seletivo @associaçaocanarinhos.
Dra. Jandira Negreiros (Hemolab) e seu marido Dr. Giovanni Negreiros, no clic de Fernando Oliveira
Tá Valendo
Celebração
* Foi ao ar livre, com distanciamento e todos os cuidados do protocolo que o atual memento requer, a celebração dupla do aniversário da Dra. Janaina Cavalcanti e aniversário de casamento de 17 anos com o desembargador Mozarildo Cavalcanti. O evento foi restrito a familiares e poucos amigos. O padre Revislande Araújo ministrou a bênção; decoração extraordinária foi de Marcio Lima (Festas e Flores); buffet fantástico da Coisa das Terra; som da DJ Estrela e bebidas do Bar Tender Star.
Da
Política
* A Universidade Federal de Roraima promoverá um ciclo de debates on-line com os candidatos a prefeito de Boa Vista nas próximas eleições.
O primeiro “Ciclo de Debates Políticos Eleitoral: Candidatos à prefeitura de Boa Vista nas Eleições 2020” está sendo organizado pelos professores Américo Alves de Lyra Junior e Maria das Graças Santos Dias. As inscrições no formulário: https://forms.gle/6jR3LawaUeFQtzjJ8.
De aniversário nesta segunda-feira, nosso amigo e colega comunicador, Renan Bekel (Codesaima), na foto com seu herdeiro, deputado Renan Filho