Social

COLUNA SOCIAL 10864

 

Com Nada 

* Mais uma modalidade de golpe virtual, tem se evidenciado com vários registros nas delegacias de polícia durante a pandemia. Trata-se do golpe da hospedagem, em que bandidos utilizando dados de hotéis e pousadas, enviam mensagens oferecendo hospedagens como “brindes” e, após fazerem esse contato com as pessoas, eles enviam um link alegando que é o acesso ao cadastro e assim que o usuário clica no link, eles clonam o WhatsApp, se apossam dos dados e começam pedir transferências bancárias para todos da lista de contato, se passando pela vítima. Esse é um caso clássico de clonagem de WhatsApp, então a recomendação da polícia é para que nunca cliquem em nenhum tipo de link.  

  

Com Tudo  

* Já é possível proteger o WhatsApp, por meio de uma senha que será pedida de tempos em tempos. E pra codificar é só seguir os passos: 01 – Abra o WhatsApp e toque em “Ajustes”, no canto inferior direito da tela. Toque em “Conta” e, em seguida, em “Verificação em Duas Etapas”. Passo 02: Toque em “Ativar” e defina uma senha de seis dígitos. Depois, toque em “Seguinte”, no canto superior direito da tela. Passo 03: Confirme o PIN de seis dígitos e toque em “Seguinte” de novo e digite seu endereço de e-mail e toque em “Seguinte” – ele será usado para redefinir o código, caso esqueça. Passo 4: Por fim, digite novamente o seu e-mail para confirmá-lo e toque em “OK”, no canto superior direito da tela. 

Luan Pablo Amarante, fotógrafo da Coluna, continua recebendo homenagens por conta de sua troca de data no último fim de semana

 

Da Voz  

* Embora já seja possível codificar o WhatsApp de forma segura, como demonstramos acima na nota “Com Tudo”, isso não significa que estamos completamente livres dos golpes virtuais. Isso apenas quer dizer que, pelo o seu WhatsApp estará protegido.  

* Mas os golpistas apoderam-se da sua imagem usando outro número pra fazer a mesma coisa, ou seja, pedir dinheiro aos amigos em seu nome. E embora desta forma seja um pouco mais difícil, é preciso estar sempre atento, porque eles justificam, alegando que mudaram de número. Então pedir pra ouvir a voz da pessoa, ainda é a forma mais indicada para não cair no golpe. 

Da Voz II 

* A propósito, é inacreditável como ainda tem gente desavisada que cai no golpe da transferência bancária, embora a polícia esteja cansada de alertar para que absolutamente ninguém transfira qualquer quantia para terceiros, sem  antes ouvir a voz da pessoa.   

* O mais impressionante de tudo, é que a maioria dos que cai nessa armadilha é gente altamente esclarecida, e tudo porque não param um minuto para fazer uma ligação para quem (supostamente) está lhe pedindo dinheiro. É simples, ao receber uma mensagem desse tipo, liga pra pessoa, porque o fake irá inventar mil desculpas, mas não atenderá ao telefone.  

 

Humor 

*Os humoristas de Mucajaí, Eross Will e Alisson Marcolino, levaram um choque recentemente quando um  de seus vídeos postados em redes sociais, alcançou rapidamente mais de 10 milhões de visualizações, o que – literalmente – os levou  da noite para o dia, a serem conhecidos nacionalmente.

* A dupla de humoristas participou do quadro Famosos da Internet, no Programa Eliana, neste último domingo e ao retornar, estiveram na Folha FM, e falaram de vários momentos da vida, dos dias atuais e planos futuros. Para acompanhar esses novos talentos, basta acessar os IGs @erosswillofc, @eross_wil_e_marcolino, no Instagram.  

 

Fronteira  

* Ontem, foi prorrogada até o dia 30 deste mês, a portaria do Governo Federal que restringe a entrada de estrangeiros no Brasil por via terrestre, devido a pandemia. Por via aérea, já é possível entrar no país desde o último dia 25 de setembro.  

* Na verdade, com a segunda onda de Covid-19 truando mundo a fora, é possível que o acesso terrestre só seja permitido ano que vem. Entretanto, em se tratando de Venezuela, a fronteira terrestre só está fechada mesmo para os imigrantes vulneráveis, porque as relações comerciais continuam de vento em popa. Aliás, 2020 foi o ano que o Brasil mais exportou pra Venezuela.   

 O casal Ana Paula e Frank Macedo, celebrando os 15 anos da herdeira Emilly Cristinny

 

#Rápidas   

* Inaugurando idade nova hoje, Mariana Mota, Rommel Moreira Conrado e Izete Macedo Coelho.

* Para fomentar a literatura local e incentivar a leitura principalmente em tempos de pandemia, o Sesc realizará  o Festival Literário On-line. 

* Será no período de 10 e 15 de outubro, nas redes sociais do Sesc Roraima e em plataforma digital de acesso gratuito. 

* A programação será para todas as idades com oficinas literárias, lançamento de livros, contação de histórias, bate-papo e muito mais. A participação é totalmente gratuita.  

* A live de abertura será às 19h do dia 10, sábado, no YouTube e Facebook do Sesc Roraima, com apresentação musical de Eliakin Rufino e palavra com os escritores Aldenor Pimentel e Sony Ferseck.  

* Outros artistas como Isa Carolina, Elimacuxi, Edgar Borges, Felipe Thiago, João Pedro, Kenia Alves, Elivelton Magalhães, Aline Kefler, além dos grupos Curupira Show e Arteatro, estarão presentes durante toda programação on-line.

* Para conferir a programação completa do Festival Literário On-line acesse o site www.sescrr.com.br e acompanhe as redes sociais: @sescrr.  

 

O colega jornalista Felipe Medeiros, celebrou seu aniversário no ultimo sábado, no casarão histórico Petita Brasil. Na foto, ele divide clic com a bela Nathália Furmann  

  

Tá Valendo  

Lethem  

* Muita gente tem perguntado sobre a questão da fronteira com a República da Guyana e embora não tenha sido anunciado oficialmente, tudo indica que no final deste mês os aeroportos daquele país sejam abertos para voos internacionais. Entretanto, o acesso terrestre a cidade de Lethem, te o momento, sem previsão.  

 

Derma  

* Com o isolamento social devido a pandemia, verificou-se diversos danos a saúde, causados principalmente devido ao estresse emocional, entre eles várias doenças de problemas de pele e queda de cabelos. E a Clínica Derma Roraima, especialista nessas áreas, dispõe de tratamentos exclusivos.   

Os humoristas de Mucajaí, Eros
s Will e Alisson Marcolino, durante entrevista à Folha FM 100.3