Social

COLUNA SOCIAL 10870

Com Nada 

* A notícia de que não há registros de mortes por Covid-19 em Roraima nos últimos quatro dias, por si só seria extraordinária se não fosse o fato de que, nesse período, ter mais de 20 óbitos sob investigação. Daí a pergunta que não quer calar continua: quer dizer que esse tanto de gente adoeceu, não resistiu ao tratamento, morreu e foi enterrada sem um diagnóstico preciso? Ou seja, a causa mostis no atestado de óbito pode vir a mudar? Gente do céu, só podemos deduzir que, no mínimo, temos um grave problema de testagem, que nos deixa sem noção exata do quadro real em meio a pandemia.  

 

Com Tudo  

* O que não é muito comum ocorrer por esses lados nessa época do ano, acabou acontecendo. A meteorologia já previa chuva pra região Norte, inclusive Roraima, no fim de semana. E domingo no final da tarde, depois de tempos intensos de calor, acabou caindo uma chuvinha com muita ventania. O clima ameno perdurou até ontem com chuvas espaças, o que sem dúvida, aplacou um pouco a quentura. A previsão do tempo pra esta quarta-feira, 7, é igual aos últimos três dias, ou seja: sol e aumento de nuvens de manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. 

Airtinho Ribeiro, curtindo o verão em clima de sombra e água fresca  

 

Na Folha FM 

* Nas últimas semanas, não se falava mais em outra coisa na Macuxiland, principalmente nos corredores e gabinetes do Tribunal de Justiça de Roraima, senão sobre a questão da reeleição naquele Poder. Mas no domingo, quem tinha dúvida sobre esse assunto, pode finalmente saber.  

* O próprio presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, declarou que não é candidato à reeleição. O desembargador que, além de professor, também está cursando doutorado, disse que pretende se dedicar mais à área acadêmica (pesquisa e elaboração de tese), além é claro, a sua família.  

 

Destaque 

* A propósito, apesar da pandemia, o Tribunal de Justiça de Roraima obteve um salto no índice de conciliação nos últimos dois anos, graças ao Projeto “Concilia Roraima. Só pra se ter uma ideia, o TJRR atualmente tem índice de conciliação quatro vezes maior que a média nacional.  

* E isso porque, ainda estamos no começo de outubro, o que significa que, a tendência é só aumentar até o final da atual gestão, que aliás já está em destaque nacional. Ainda este mês, o tribunal estará inaugurando o Programa Justiça Fluvial, até então inédito em Roraima, e que efetivamente contribuirá pra efetivamente mudar a vida da população menos favorecida.  

 

Prisão? 

* Recentemente, assistimos vários vídeos nas redes sociais, onde a extremista Sara Giromini, que usa pseudônimo de Sara Winter e encontra-se em prisão domiciliar por decisão do STF, faz trocentas reclamações, acusações e até ameaças a autoridades, inclusive citando o nome do ministro Alexandre de Morais, que determinou sua prisão e (pasmem) e do próprio presidente Bolsonaro de quem se diz aliada e defensora.  

* Antes disso, ela mesmo presa, já havia causado na internet quando divulgou o endereço da criança de 10 anos grávida, vítima de estupro e a identidade dos familiares e ficou por isso mesmo.  

 

Prisão II? 

* Que Sara Giromini não faz outra coisa na vida, senão promover tumultos e cometer crimes, isso todo mundo já sabe, tanto é que, está presa. Mas abrimos um parêntese aqui, pra definir o significado de “prisão”, que segundo o dicionário da Língua Portuguesa (idioma oficial do nosso país) quer dizer exatamente: “privação de liberdade”.   

* Então como é possível permitir que uma pessoa que está presa (mesmo em prisão domiciliar) continue agindo normalmente nas redes sociais, inclusive cometendo crimes (reincidindo), sem que absolutamente ninguém faça nada? Com a palavra, as autoridades… 

O produtor cultural Fábio Cardoso, na foto com sua esposa  Tayana Chermont Klautau que continua recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data 

 

#Rápidas   

* Inaugurando idade nova hoje, nosso querido amigo, Francimar Galvão Soares e Suely Rodrigues Cavalcanti.  

* E no contexto do chamado “novo normal”, aos poucos as atividades comerciais vão retornando, inclusive os eventos como casamentos, aniversários, bodas e outras celebrações.   

* Tudo com muito cuidado e seguindo protocolos de segurança, priorizando o uso de máscaras, constante higienização das mãos e mantendo o distanciamento mínimo.  

* Todos devem ter a responsabilidade de saber que aglomeração rima com contaminação e que se infectar pelo coronavírus, é como brincar de roleta russa.  

* Jovens e crianças sem comorbidades estão morrendo, enquanto alguns idosos cheios de doenças passam pela doença de forma assintomática, o que deixa claro que a Covid-19,infelizmente, é uma caixa de surpresa das mais macabras.  

* Os tempos são bem difíceis, pois a pandemia ainda não acabou, mas manter o controle desse mal e impedir que ele continue se espalhando de forma aleatória, depende exclusivamente de cada um de nós! 

* #Paz! 

  

Dona Doralice Almeida, ilustrando a coluna desta quarta   

Tá Valendo  

Amazônia Jazz 

* Fábio Cardoso, atualmente residindo em Belém-Pará, já planeja para o pós-pandemia a realização do “Amazônia Jazz”, Festival que circulará por todos os estados da Região Norte, com artista locais e nacionais, cuja estreia está programada para Boa Vista.  

 

Adiado  

* Devido ao adiamento de lançamentos de filmes internacionais, tudo indica que a reabertura das salas de cinema no nosso Estado não ocorra mais em 2020.  

 

Jucy Rodrigues e Nonato Santos, comemorando a idade nova dele