Social

COLUNA SOCIAL 11 03 2015 719

*Os números da violência em Roraima são decididamente alarmantes, o que, além de preocupar as autoridades, deixa a população constantemente sobressaltada. Só para se ter uma ideia, em cerca de dois meses já foram registrados mais de trinta assassinatos. O pior de tudo isso é que a maioria desses terríveis crimes não foi elucidada, o que, sem dúvidas, causa uma sensação ainda maior de insegurança nas pessoas e, consequentemente, de impunidade. * Durante a abertura da Semana da Mulher ontem, na Assembleia Legislativa, a governadora Suely Campos firmou o compromisso de dar  apoio ao Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da ALE-RR, como forma de garantir a união entre os poderes no combate à violência contra a mulher. “Só com a união de todos poderemos reduzir o índice vergonhoso que o nosso Estado tem de violência contra as mulheres. E nós estamos comprometidos com essa causa”, disse em seu discurso.

Na abertura da Semana da Mulher na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier, e a governadora Suely Campos, dividindo clic com as deputadas Lenir Rodrigues, Aurelina Medeiros e Ângela Águida Portela, organizadoras do evento
Programação
* A programação da Semana da Mulher da Assembleia Legislativa prossegue nesta quarta-feira, com palestras sobre: Saúde Íntima, com a fisioterapeuta Caroline Queiroz, às 14h30; e Violência Doméstica e Familiar, com a defensora pública Jeane Xaud.
* A bióloga Maria Socorro Batista Santos falará sobre Política Pública para Mulher; a advogada Nathália Veras, sobre a Comissão Especial da Mulher Advogada, da OAB; e a médica Magnólia Rocha, sobre a Liga de Combate ao Câncer.
Programação II
* Na quinta-feira, dia 12, a Assembleia Legislativa de Roraima irá promover palestras e debates em escolas da Capital com o apoio da equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher) e a Comissão da Mulher Advogada.
* Para finalizar, na sexta-feira, 13, a partir das 16h, o Chame fará um evento público em frente à sua sede, no Centro, com uma série de serviços como corte de cabelo e distribuição de preservativos, encerrando com uma aula de zumba.
Do Protocolo
* Na abertura da Semana da Mulher na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier, fez uso da prerrogativa que é facultada a toda autoridade anfitriã de um evento, pelas regras que regem o Cerimonial Público: pediu licença para “quebrar o protocolo”. 
* Após seu discurso, cantou a música “Minha Meiga Senhorita”, que dedicou à sua esposa, Cínthia Lara, e às mulheres presentes. Resultado: foi aplaudido de pé e o vídeo está bombando nas redes sociais.
Do Protocolo II
* Falando nisso, de acordo com o Protocolo do Cerimonial Público, chama-se “quebra da Ordem de Precedência” quando em um evento alguém fala depois da autoridade de maior hierarquia. Uma situação dessas é considerada uma gafe imperdoável. 
* Talvez por isso muita gente tenha comentado o fato ocorrido na abertura da Semana Estadual da Mulher, na segunda-feira, quando a titular da Setrabes, Emília Campos, fez uso da palavra após o discurso da senadora da República Ângela Portela. 

A senadora Ângela Portela esteve em audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em Brasília, tratando de assuntos de relevante interesse do Estado de Roraima
Federais 
* As parlamentares federais da bancada feminina de Roraima não puderam participar da abertura da Semana da Mulher na Assembleia Legislativa, pois precisavam estar em Brasília nesta terça-feira.
* Isso ocorreu por conta do adiamento da solenidade da ALE em razão da mudança do evento do Executivo para a mesma data e horário.
Da Poesia 
* Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia – 14 de março –, o Pátio Roraima Shopping realizará, em seu happy hour de sexta-feira, 13, um show de música e poesia.
* O evento desta semana será estrelado pelo poeta, compositor e cantor 
roraimense Eliakin Rufino, que pilotará o espetáculo na Praça de Alimentação do Mall.
Sucesso 
* As organizadoras da Semana da Mulher da Assembleia, deputadas Lenir Rodrigues, Aurelina Medeiros e Ângela Águida Portela e a primeira-dama da Casa, Dra. Cintiha Lara Padilha, tiveram uma iniciativa que fez muito sucesso.
* Em parceria com a gerente regional da Avon, Ângela Parente (que é a numero um do Brasil), instalaram um mini salão de beleza no Hall da ALE, onde todas as mulheres poderiam se maquiar. Além disso, todas ganharam batons. 

Quem fica cinquentão nesta quarta-feira é o ex-governador Anchieta Júnior, presidente regional do PSDB

Trânsito Livre

* Inaugurando idade nova hoje o vereador Edvaldo Santa Tereza e o ex-deputado Ivo Som.
* Também trocando de idade nesta quarta-feira a querida Raimundinha Ladeira, Eduardo Oliveira e Hamilton Santos. 
* Muito sentida a ausência da prefeita Teresa Surita nas solenidades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A prefeita da Capital mandou representantes para as solenidades da Câmara, do Palácio e da Asembleia.
* Amigos e familiares do major Renato “Índio” de Holanda Bessa se reúnem hoje, às 18h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, para a celebração da Missa de Sétimo dia em sua memória.

A querida amiga-irmã Kathya Amélia Oliveira Wieser, ficando hoje um ano mais iluminada
Vale Conferir
Classe A
* A Classe A Presentes estará recebendo seus clientes para o coquetel de lançamento de sua nova coleção neste sábado, a partir das 14h.
Bambolê 
* Quem malha não pode perder o lançamento da nova coleção da Bambolê Fitness, que está simplesmente fantástica!