Social

Coluna Social 11042

Com Nada 

Em várias partes do mundo, apesar de muita gente ter se infectado com o coronavírus de propósito no início da pandemia, achando que assim teria adquirido imunidade Ad Eternum contra a doença, até hoje (praticamente) desconhecida dos próprios médicos e cientistas, atualmente tem vários casos comprovados de quem pegou Covid-19 no começo da pandemia e agora está se reinfectando de forma muito mais severa. Não, senhoras e senhores! Não estamos falando de recaídas que, aliás, é recorrente em vários lugares do mundo. Do que falamos, é de reinfecção mesmo. Gente que testou positivo, obteve anticorpos e meses depois está novamente doente.

Com Tudo 

Desde que assumiu a presidência da Funarte, o coronel Lamartine Holanda, e sua equipe, vem realizando um trabalho inusitado de ampliação do alcance do importante órgão, que – falar a verdade é preciso – até então só atuava tão somente na região central do país. Mas a intenção da atual gestão, é levar a abrangência da Funarte para todas as regiões do país, começando pelo Norte. Para tanto, já estão sendo realizadas reuniões com pessoas chaves e entidades importantes, como a Universidade Federal de Roraima, para desenvolvimentos de projetos e a possível instalação de escritórios executivos da Fundação nos Estados, inclusive em Roraima.  

Coronel Lamartine Holanda, presidente da Funarte, quer levar a abrangência da Fundação “do Caburaí ao Chuí” 

Da Reinfecção

*Na verdade, o que se sabe até o momento por estudos cientificamente comprovados, feitos por entidades seríssimas, é que a doença “batizada” como Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é uma espécie de gripe que atinge os pulmões e causa graves problemas respiratórios que podem lavar a morte, haja vista os quase 1 milhão e 300 mil óbitos no mundo.

*Como toda gripe, a Covid-19, tem casos de reinfecção e os mesmos estudos indicam que a segunda vez é bem pior que a primeira. Pelo menos é o que afirmam cientistas do King’s College London, Universidade pública do ramo de investigação, fundada por Jorge IV e o Duque de Wellington em 1829, que é a terceira mais antiga da Inglaterra. 

Lockdown 

*A prefeita Teresa Surita usou as redes sociais para desmentir suposto boato de que a prefeitura irá decretar lockdown logo após as eleições. Ela mesma poderá não decretar, pois seu mandato está se findando daqui a exatos 47 dias. Mas, pelo andar da carruagem, o próximo prefeito terá de fazê-lo, pois o número de infectados só aumentam. 

*Até porque, o Hospital de Campanha fechou e o HGR já está com a lotação máxima na UTI nesse momento. Agora avaliem o cenário após a votação do segundo turno. Além do mais, a Europa quase toda está em lockdown por conta da segunda onda. Então, afirmar que não haverá lockdown por aqui, é no mínimo uma posição precipitada. #prontofalei!    

#Pause 

*A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou recentemente, a campanha online global “Pause”, que visa tentar conter os efeitos de informações sem comprovação científica. A iniciativa, já está inclusive no Brasil, com o Projeto “Verificado”, no jogo entre Vasco e Corinthians, na cidade do Rio de Janeiro. 

*A ação estampada na camisa dos jogadores tem o intuito de promover uma reflexão para conscientização sobre os impactos do compartilhamento de notícias falsas. A entidade propõe que as pessoas tenham um momento a mais de reflexão entre a leitura de um conteúdo e sua disseminação. Isso por si só já diminuiria sensivelmente a propagação de informações falsas.  

Prorrogado

*A Universidade Federal de Roraima prorrogou o prazo de participação na Consulta Pública Virtual de envio de propostas para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). Agora, a comunidade acadêmica e a sociedade civil podem responder ao formulário até o dia 18 deste mês. A participação da comunidade é de suma importância para definir as metas da instituição até 2025. 

*O apoio de docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil na construção do PDI, possibilitará que a UFRR tenha objetivos, políticas e diretrizes mais abrangentes, condizentes com a realidade e que beneficiem maior número de pessoas. O formulário eletrônico está disponível no site Universidade Federal de Roraima

A maravilhosa Ana Maria Mesquita (Rendas do Céu) dividindo clic com seu marido, Dr. Alcione Mesquita  

#Rápidas

*Trocando de data hoje, o requisitado chef Elson Tertulino, a quem dedicamos a coluna de hoje.  

*Também inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Gigliola Casadio e Sandra Fernandes.  

*Amanhã quem está de aniversário é o advogado Henrique Sadamatsu, Allshelldson Araújo e Valterlania Pereira.  

*No domingo, celebram idade nova, Humberto Lira, Paulo Roberto Medeiros e Ana Maria Polis Avios.  

*Então, senhoras e senhores, faltando pouco mais de 48 horas para a votação do primeiro turno das eleições municipais 2020, intensifica-se as ações em busca de votos e também as fiscalizações.  

*Partidos, coligações e correligionários de candidatos correm os bairros da cidade na tentativa de coibir a compra de votos, que infelizmente é prática comum no nosso Estado, desde sempre.   

*É de praxe pessoas colocarem as cadeiras nas portas das residências à espera de que alguém venha lhes oferecer as chamadas “BU (boca de urna)”, que geralmente é um valor em dinheiro.  

*Na verdade, parte dos eleitores é quem se oferece pra vender seu voto. E são essas mesmas pessoas, as primeiras a esculhambar com os políticos, mesmo sabendo que só tem quem compre voto, porque existe alguém disposto a vender.  

Regis Matias e Cássio Dib, da dinâmica equipe do Miro Beauty Center  

Tá Valendo  

Sexta-feira 13 

*Sexta-feira, 13, sempre foi uma data estigmatizada como um dia em que as bruxas todas estão à solta. Esse ano tivemos uma sexta-feira 13 em março e a outra justamente hoje. 

Inimputável 

*”Fanfarronice”, “irresponsabilidade”, “bravata”, “maluquice”, “ridículo”, são alguns termos usados por generais sobre o presidente Jair Bolsonaro, sobre a declaração de contra os Estados Unidos.

A jornalista Marleide Cavalcanti, ilustrando a coluna desta sexta-feira