Com Nada
* Daí o presidente Jair Bolsonado resolveu usar a cúpula do G-20 para reclamar de protestos contra o racismo no nosso país por conta do assassinato João Alberto Silveira Freitas, sem, contudo, citar o fato nem se solidarizar com a família enlutada. Ele disse que temos uma cultura diversa, única entre as nações e somos um povo miscigenado, entretanto, “há quem queira destruí-la, e colocar em seu lugar o conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças, sempre mascarados de ‘luta por igualdade’ ou ‘justiça social’. Tudo em busca de poder”. Isso não só causou constrangimento como chocou as delegações estrangeiras e a indignação entre as agências da ONU.
Com Tudo
* A UFRR realizará, dias 3 a 4 de dezembro, o III Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima, que este ano, em razão da pandemia do Coronavírus, será totalmente virtual, de 8h às 12h, com transmissão pelo Canal do Programa de Valorização de Línguas e Culturas Indígenas – UFRR no YouTube. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de FORMULÁRIO ON-LINE. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates sobre a implementação de políticas para o multilinguismo em Roraima. O evento é realizado, anualmente, para troca de experiências entre os professores de línguas indígenas, com discussão de suas dificuldades e divulgação das conquistas.
O atuante médico Murilo Sena, continua recebendo homenagens por conta de sua troca de data
Do Racismo
* Pois é senhoras e senhores, não bastasse as continuas vergonhas a que somos submetidos continuamente perante a comunidade internacional, por conta dos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro, o covarde assassinato de João Alberto Silveira Freitas, as vésperas do Dia da Consciência Negra, só reforça uma “fratura exposta” no nosso país.
* Além da fala do presidente na cúpula do G20, que deixou os integrantes em estado de choque e causou indignação mundo a fora, o vice presidente, general Hamilton Mourão, declara em entrevista que no Brasil não há racismo. E, infelizmente, esse tipo de postura é que faz com que o racismo estrutural, não só perdure, como se perpetue tacitamente.
Do Racismo II
* Ainda sobre a questão racial, infelizmente, Roraima é quem lidera as estatísticas do Mapa da Violência de 2020, com a maior taxa de homicídios de negros em 2018 (87,5). Os dados são do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). E isso porque, nosso estado é predominantemente indígena, com 11 diferentes etnias.
* Outro agravante, que deixa o estado “feio na foto” perante o Brasil e consequentemente o mundo, é que também no período compreendido entre 2017 e 2018, Roraima registrou 59,4% de crescimento das taxas de mortes de negros, que saltaram de 54,9 para 87,5 por 100 mil habitantes negros. Sem dúvida uma péssima notícia, considerando que a maioria da população local não é negra.
Consequências
* Não há dúvida que 2020 está sendo um ano muito difícil pra geral em todos os sentidos. A pandemia que tem afetado todas as áreas e ceifado muitas vidas, vem deixando ainda várias sequelas naqueles que contraíram a Covid-19. É como se todos estivessem em um constante estado de tensão, de estresse intenso, que acaba levando a outras doenças.
* São graves, problemas de pele, de queda de cabelos, ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras enfermidades que o confinamento obrigatório tem causado nas pessoas, além do fato de que comorbidades como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, acabam sendo potencializados por conta dessa inusitada situação.
Perdas
* Entre as perdas ocorridas em Roraima na última semana, registramos o falecimento do professor Sérgio Gomes (Cofespe), pai do nosso colega jornalista Yano Sérgio (assessor de imprensa do Ministério Público Estadual), vítima de um acidente doméstico, que ocasionou o coma e posteriormente o seu óbito.
* O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima/FIER, engenheiro Rivaldo Neves, que se encontrava internado fora do estado por conta de um AVC, também não resistiu. Sem dúvida, duas grandes perdas, que farão muita falta na nossa sociedade e serão lembradas com respeito e saudade por todos que tiveram o privilégio de conhece-los.
O reitor da Universidade Federal de Roraima, professor doutor Geraldo Ticianelli, entre a professora doutora Ana Zuleide Barroso e a comunicadora Cida Lacerda, em clic exclusivo para a coluna
#Rápidas
* A Coluna de hoje é dedicada ao querido amigo, Ronaldo Mattos (Salon Fashion) que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.
* Também inaugurando idade nova hoje, Eduardo Campos, Wally de Melo Lima, Emerson Almeida, Jefferson Barros e Onélia Magalhães.
* A vereadora eleita Juliana Garcia, que havia testado positivo pra coronavirus em julho, foi reinfectada. Ela afirma que da primeira vez que testou positivo, não adquiriu anticorpos e está novamente com Covid.
* Motociclistas dos Clubes Cata Vento, Bodes do Asfalto, Roraima Moto Clube, Os Teneiros e mais membros do Ministério dos Motociclistas Adventistas e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), militares da Base Aérea de Boa Vista (Ala7), participaram de uma importante ação voluntária no último fim de semana.
* Eles doaram no último sábado, 62 bolsas de sangue para o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), cujo estoque, há tempos encontrava-se baixo.
* Sem dúvida uma iniciativa merecedora de aplausos e apoio, considerando a proximidade das festas de final de ano.
Existe uma pessoa (civil) que manda no general Antonio de Barros. O nome dela é Ana Bia
Tá Valendo
Inauguração
* A Casa Freitas Empório & Vinhos estará inaugurando hoje, a partir das 9h, a Loja Casa Freitas Liberdade, na avenida Ataíde Teive, 2671, (em frente a Vidraçaria União @uniaocenter), e já começa com promoção. A Casa terá 150 rótulos de vinhos; massas, molhos, temperos, vinagre, azeite, castanhas, uvas passas, amêndoas, nozes, bacalhau e funcionará também como bar servindo tábuas de frios. Hoje a partir das 16h haverá degustação de vinhos portugueses da importadora parceira, Iportunity. Contatos: WhatsApp: 99903-5569.
Prefeito Eleito
* Um dos momentos recentes mais emocionantes de Uiramutã, foi a chegada do tuxaua Benísi
o (da Pedra Branca), a sede do município, após ter sido eleito prefeito na última eleição. Mesmo sabendo que não teve a maioria dos votos na sede, ele se deslocou até lá para agradecer os eleitores, entrou em cada casa daquela localidade, embaixo de aplausos da população.
Tuxaua Benisio, prefeito eleito do município de Uiramutã