Social

Coluna Social 11143

Com Nada 

* Vários grupos de laboratórios de análises clínicas de todo o país, que reúnem milhares de profissionais da área, se uniram contra as Consultas Públicas 911 e 912, abertas pela Anvisa, que caso sejam aprovadas, autorizará que exames sejam realizados fora dos laboratórios, em locais como clínicas, consultórios, academias, salões de beleza entre outros, que não possuem controle de qualidade internos nem externos, o que certamente causaria um enorme dano à saúde pública no Brasil. Na verdade, essa desastrosa iniciativa foi tomada, sem consultar os profissionais dessas categorias, o que por si só já é passível de anulação.  

Com Tudo 

* O ano de 2020 está sendo de muita visibilidade para a obra da artista macuxi Carmézia Emiliano, que já vinha fazendo sucesso desde que foi “apadrinhada” pelo marchand Augusto Luitgards Moura. No 1º semestre, a artista roraimense participou da exposição coletiva itinerante Vaivém, no Centro Cultural Banco do Brasil, em quatro capitais brasileiras, e de exposição individual no Sesc RR. Neste 2º semestre, Carmézia, que se expressa pela estética naïf, teve obra selecionada para a exposição “Benzedeiras: tradição milenar de cura pela fé”, em Socorro (SP), e vendeu direitos de imagem de obras suas para a revista acadêmica da Fapesp e para o grupo educacional Anglo, de São Paulo.   

Dr. Arnaldo Medeiros (secretário nacional de Vigilância em Saúde, Dra. Jandira Negreiros (Hemolab), Dr. Felipe Garcia (presidente do GOPLAB/Grupo do Interior Paulista) e Dra. Denise Cavalcanti (Ministério da Saúde), durante recente reunião em Brasília  

Da Anvisa  

* A propósito, as consultas públicas 911 e 912 da Anvisa já se encerraram no último dia 7, e a maioria da população votou contra. Entretanto, os profissionais de laboratórios querem mesmo assim que a ação seja anulada e que eles que entendem do assunto, sejam ouvidos antes de colocar o tema para a população.  

* Na verdade, o povo de modo geral, não entende a extensão de danos que exames realizados em locais inadequados podem causar a saúde pública e a tendência, é aprovar o que achar mais vantajoso. Muita gente se submete a procedimentos com profissionais não qualificados, só porque é mais barato e o barato acaba saindo mais caro, inclusive com sequelas irreversíveis.  

Da Anvisa II 

* Alias, recentemente, grupos de profissionais de laboratórios de todas as regiões do Brasil, foram a Brasília entregar um documento, que esclarece a importância de se ouvir primeiro os técnicos da área para discutir regulamentações que possam vir a serem efetivadas. A intenção é que o titular da Anvisa tome conhecimento real da situação.   

* Já foi inclusive publicado na Imprensa do Sul do país, reportagens dando conta de que o teor das consultas públicas 911 e 912, é na verdade um projeto do Governo anterior e que – surpreendentemente – está sendo implantado nesse momento. Mais um motivo para a Anvisa analisar com bastante critério essa polêmica questão.  

  

Carmézia  

* Ainda sobre Macuxi Carmézia Emiliano, a artista está participando, com duas obras, da exposição virtual “Histórias da Dança”, que pode ser acessada pelo site do MASP e conferida em livro de luxuosa edição, coordenada pelo diretor artístico e grupo de curadores desse museu. Uma dessas obras citadas, após ser aprovada pelo Conselho Curatorial do museu, foi doada ao MASP, por um benfeitor daquela instituição.  

*Neste fim de ano, teve duas obras selecionadas para a Bienal Naïfs do Brasil, do Sesc Piracicaba (SP), que ocorre de novembro de 2020 a julho de 2021. Carmézia é a única a ter sido selecionada em oito edições consecutivas desse disputado evento e em algumas edições dele, foi, também, premiada.  

Carmézia II 

* E a trajetória de sucesso de Carmézia Emiliano em 2020, não para por aí. Apesar da pandemia, esse foi um período extremamente proveitoso para a artista plástica macuxi, que o fecha o ano com chave de ouro. Ela assinou contrato mediado pelo MASP, para a produção de uma obra a ser adquirida pela University of Arts, de Londres. 

* Na verdade, todo o sucesso de Carmézia deve-se a dois fatores: seu incontestável talento nato e o autêntico “toque de midas” do também roraimense Augusto Cezar Luitgards Moura, respeitadíssimo no mundo artístico, que resolveu orientar sua carreira e deu no que deu: um destaque atrás do outro.   

A artista plástica Carmézia Emiliano, em alta neste ano de 2020  

#Rápidas 

* Depois de determinar o retorno das aulas presenciais em plena segunda onda da pandemia para 4 de janeiro nas instituições de ensino superior, o MEC, volta atrás e marca para 1º de março.  

* Mesmo assim, o Ministério recomenda que as universidades deverão seguir todos os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19. 

* O professor Vilso Junior Santi, do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima, recebe hoje as17h, o Prêmio Luiz Beltrão de Ciência da Comunicação 2020, na modalidade Liderança Emergente.  

* A solenidade de entrega do prêmio acontece durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) e será transmitida ao vivo pelo Youtube . 

 * A Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) encerra suas atividades anuais com uma apresentação do psicólogo, escritor e palestrante Rossandro Klinjey.  

* A palestra será online, com transmissão ao vivo por meio do canal da Ejurr no Youtube, as 16 horas de quinta-feira, 10, e terá como tema: “Superando medos e vencendo obstáculos”.  

A requisitada cerimonialista Kethellem Fernandes, recebendo homenagens hoje, quando fica um ano mais dinâmica e atuante  

Tá Valendo  

Em Alta  

* Pela primeira vez na história, o Governo de Roraima estabeleceu um planejamento a longo prazo. O “Roraima 2030” será lançado nesta quinta-feira, 10, às 17 horas no auditório do CAF, na UFRR. Esse planejamento, que compreende sete grandes eixos temáticos, vai garantir o crescimento socioeconômico do Estado e a redução do desmatamento em Roraima ao longo de 10 anos.  

Manchete  

* “Não há imunidade natural permanente contra Covid-19, indica estudo americano” essa foi a manchete do Jornal o Globo cujo subtítulo foi:  

“Cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, acompanharam pacientes por cinco meses”.  Para ver a matéria completa, basta acessar AQUI.

Ana Caroline Collyer e André Soares, ilustrando a coluna desta quarta-feira