Social

Coluna Social 11155

Com Nada 

* E quando o presidente Jair Bolsonaro diz que acabou com a Lava Jato porque atualmente no Brasil não há mais corrupção, a gente fica pensando se ele está falando mesmo do nosso país ou se está só fazendo mais uma piada sem graça. As próprias operações da Polícia Federal desencadeadas por conta de desvios de dinheiro público destinados ao combate ao coronavírus, em vários estados da Federação, inclusive em Roraima, por si só já desmentem o presidente. Isso sem contar com uma com as comprovações de pagamentos com verbas federais a quadrilhas virtuais destinadas a espalhar fake news contra desafetos do atual Governo.  

Com Tudo 

* Os cartões natalinos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vão ganhar cores e traços de 12 pequenos artistas. Essa semana, o presidente, deputado Jalser Renier, anunciou os desenhos selecionados, produzidos por alunos do programa Abrindo Caminhos. Mais de mil crianças e adolescentes participaram da campanha “Natal e família: Abrindo Caminhos para um futuro melhor”, com a proposta de que os alunos soltassem a imaginação e desenhassem os familiares e as atividades da instituição, fazendo uma conexão com o Natal. Sem dúvida, mais uma iniciativa de valorização do Poder Legislativo. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier – na foto com sua esposa Cintya –  anuncia os cartões de Natal vencedores do concurso realizado entre as crianças do Programa Abrindo Caminhos  

Da Corrupção  

* E por falar em corrupção, vários candidatos que receberam dinheiro do Fundo Partidário pra concorrer ao pleito municipal de 2020, não tiveram um único voto. Ou seja, nem eles próprios votaram neles mesmo. Com isso, não resta a menor dúvida, de que essas pessoas se prestaram ao papel ridículo e criminoso de “candidatos laranja”.  

* A propósito, aqui mesmo no município de Boa Vista teve cinco candidatos que receberam verba do fundo partidário pra financiar suas campanhas e tiveram zero votos. Aliás, deveria ter uma lei que os obrigassem a devolver esses valores.  

Influência 

* Depois que a Folha de São Paulo e a Rede Globo divulgaram que a produtora Astronautas Filmes, que presta serviços para o Governo Federal, fez a cobertura (com fotos e vídeos) da inauguração de uma empresa de Renan Bolsonaro, filho 04 do presidente Jair Bolsonaro, de forma gratuita, o fuxico truou Brasil a fora.  

* Tudo porque a produtora presta serviços (pagos) para os Ministérios da Saúde, Educação, Turismo e o Programa Pátria Voluntária. O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) pediu à Procuradoria da República do Distrito Federal apuração de possível tráfico de influência. 

Da Covid  

* O Mapa do Brasil para a Covid 19, mostra o avanço desenfreado do coronavírus no país. Dos 27 estados brasileiros, 21 aparecem em vermelho no mapa. Infelizmente, já estamos alcançando a triste marca de 180 mil óbitos e o número de infectados beiras seis milhões.  

* Em muitos Estados, as UTIs alcançaram lotação máxima, como o Rio de Janeiro por exemplo, em que a situação é tida como fora de controle; ministério da Saúde admite casos de reinfecção e os profissionais de saúde estão no limite de suas forças. Mesmo assim, ontem durante pronunciamento, o Presidente Bolsonaro declarou que o Brasil vive “finalzinho da pandemia”.  

Da Covid II 

* Ainda sobre a pandemia, especialistas afirmam que as aglomerações desnecessárias são a principal causa do aumento de casos da Covid 19 no mundo inteiro. Eventos com milhares de pessoas como shows, aniversários, casamentos e movimentações em balneários, além de baladas em bares tem sido registrado cada vez com maior frequência.  

* Aqui mesmo em Boa Vista, que aliás atualmente também está na área vermelha, a situação não é nem um pouco diferente. As previsões gerais são de que após as festividades de final de ano (Natal e Réveillon) a tendência desse cenário, infelizmente, é piorar.  

Maravilhosas, Renata Ticianelli e Ana Zuleide Barroso, ilustrando a coluna desta sexta-feira 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Júlio Rodrigues, Taihá Morais, Joana Dark Rodrigues, Shirley Barros, Alfredo Maia e o desembargador Elair de Morais.  

* No sábado quem troca de data é, Hilná Rocarte, Anderson Reis e Cláudia Macanbira.  

* Domingo, quem está de aniversário é Nira Mota, Erickson Fernandes e Andreza Nunes.  

* A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas está solicitando novas datas de inscrição para Prouni e Fies.  

* O Movimento Humanitário Mexendo a Panela, da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, deu início a arrecadação de brinquedos de Natal, destinado as crianças carentes.  

* As pessoas deverão deixar as doações na Igreja de Nossa Senhora da Consolata, Rua Uraricoera, 621 – Bairro São Vicente.  

A jornalista Patrícia Pinheiro, está em Boa Vista para as festas de final de ano com amigos e familiares  

Tá Valendo  

Gastronomia  

* A titular da Coluna Letras Saborosas aqui da Folha, jornalista e chef internacional Denise Rohnelt de Araujo, representará Roraima no Festival Fartura Gastronomia du Brasil que este ano será virtual, e ocorrerá neste final de semana de 11 a 13 de dezembro. Ela fará um prato indígena a base de cogumelo Yanomami.  

Policlínica  

* A Universidade Federal de Roraima, deu início a construção de uma Policlínica, destinada a assistência em saúde especializada. A Unidade, fará atendimento tanto à comunidade acadêmica, quanto à população, com consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica médica.

Leninha Cardoso, em clic exclusivo para a Coluna