Com Nada
* O que mais se tem visto ultimamente, são pessoas relaxando nos cuidados de combate ao coronavirus e se aglomerando em tudo quanto é de lugar desnecessariamente, mesmo sabendo que até o Ministério da Saúde já reconheceu casos de reinfecção por Covid-19. E quando questionados sobre não usar máscaras e abraçar outras pessoas, a maioria dos jovens diz: “eu já peguei”. No entanto, são essas pessoas que se tornam vetores de transmissão do vírus, pois se aglomeram, acabam entrando em contato com contaminados e não pegam Covid, pois no momento estão com anticorpos, mas levam para os pais e avós, que estão em casa.
Com Tudo
* Devido à pandemia, o tradicional Concurso Garota Matrinxã, que há mais de 20 anos é realizado no Restaurante Regional Marina Meu Caso, esse ano acontecerá de forma virtual. A Produtora Cris Vídeo, parceira do evento, realizará o concurso online na próxima quinta-feira, 17, pelo App Google Meet. Os jurados receberão as fotos e vídeos das candidatas na quarta-feira, para ter bastante tempo de avaliação; baixarão o aplicativo para receber o link de conexão no dia do concurso às 19h30 (horário local). Eles escolherão os três primeiros lugares do concurso, que serão premiados. O evento tem patrocínio da REC Distribuidora.
Ester Vilanueva e Robin Rivero, com os netinhos Robin e Robin e as netinhas Ana Clara, Katherine e Charlise e mais a princesinha Laura (filha de Robin Rivero). Todos usando pijamas “A Marta Sabe”, da estilosa Marta Braid Melo
Da Vacina
* Não se fala em outra coisa mundo a fora, inclusive no Brasil, senão na vacina contra o coronavírus. O Reino Unido já deu inicio a vacinação da população, começando por idosos. No entanto, seria de muito bom tom, se Sua Majestade, a rainha Elizabeth II, que tem 94 anos, como o príncipe Philip (duque de Edimburgo), com 99 anos, também fossem vacinados.
* Isso por si só, já influenciaria o povo a também se imunizar com as suas doses da vacina inglesa (tomada num intervalo de 21 dias entre a primeira e segunda dose), pois muita gente ainda está temerosa sobre se vai ou não se vacinar nesse primeiro momento.
Da Vacina II
* E pra quem está acreditando que no Brasil terá vacinação nos primeiros meses de 2021, #esperou! Em recente entrevista oficial, o gerente geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, deixou claro que isso não irá acontecer, até porque, segundo ele, até o momento não há no Brasil nenhum pedido autorização de uso emergencial de nenhuma vacina.
* “Não há como a Anvisa se posicionar quanto a isso ou dar uma autorização emergencial para uma vacina que não solicitou e essa é uma demanda feita pelas próprias empresas”, declarou o gerente da Anvisa, recentemente a Globonews.
Encceja
* As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estarão abertas no período de 11 a 22 de janeiro de 2021, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e, para participar, não é necessária comprovação dos estudos. A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021.
* O Exame Nacional é voluntário, gratuito e destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio, na data da realização da prova.
Encceja II
* A aplicação do Encceja é coordenada em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e será feita de forma presencial, com todos os protocolos de segurança em saúde exigidos em razão da pandemia da Covid-19.
* Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar o endereço eletrônico: enccejanacional.inep.gov.br/encceja, a partir das 10h do dia 11 de janeiro até as 23h59 de 22 de janeiro. O edital e todas as informações estão disponíveis no referido site. O Encceja 2020 é uma oportunidade de garantir de garantir a possibilidade de conclusão da educação básica.
O ator global Eduardo Mossri e Marina Cantão (Restaurante Marina Meu Caso)
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Severino Duarte, Rosangela Queiroz, Nivaldo Pereira, Karla Pinheiro, Dra. Verônica Araujo Lima, Lucia Noleto e Lairton de Oxum.
* A Caer emitiu nota oficial, informando que na madrugada de sábado, 12, criminosos furtaram os cabos de energia elétrica prejudicando o funcionamento do Centro de Reservação e Distribuição do bairro Raiar do Sol e, consequentemente, o abastecimento na região.
* De acordo com a Companhia, a ação foi detectada pela equipe técnica da empresa que vistoria o sistema diariamente tão logo o CRD parou de funcionar.
* Um Boletim de Ocorrência foi registrado junto à Polícia Civil para que as providências sejam adotadas no sentido de localizar e responsabilizar os autores do referido crime.
* Técnicos foram deslocados para realizarem a reposição dos cabos emergencialmente, a fim de restabelecer o fornecimento de água o mais breve possível.
* Zilair Fonteles, que por anos comandou o restaurante Bambulago, no Parque Anauá, está de volta com suas delícias, só que agora atendendo pedidos por encomendas, para as festas de final de ano.
* No cardápio está incluído peru, pernil, peixe ao molho de camarão, peixes variados, estrogonofe de carne e de frango, galinha caipira, vatapá, salpicão entre outras gostosuras. (98417-5479).
Paulo Ronisson Amorim e Narrila Brito, ilustrando a coluna desta segunda-feira
Tá Valendo
Da Hora
* O ator global Eduardo Mossri, que já havia estado em Roraima em fevereiro, como voluntário com os Jesuítas, voltou novamente ao nosso estado para mais um trabalho humanitário. Mossri, viveu o médico Faruk na novela “Órfãos da Terra”, premiada com o Emmy Awards, o Rose Rose d’Or Awards e o Seoul International Drama Awards.
Da Violência
* É muito desalentador vê pessoas adultas irem às redes sociais comemorar o infortúnio dos outros, ainda mais quando se trata de violência. Nada justifica um comportamento desses, nem mesmo sob a alegação de que a vítima é uma pessoa ruim. Até porque se você se alegra com a desgraça de quem quer que seja, isso demonstra que você é igual ou pior.
Cadete Aviador, da Academia da Força Aérea, o roraimense Paulo Ben-Hur Ramires Franco, fez seu primeiro voo solo, recentemente