Social

Coluna Social 11193

Com Nada 

* Virou piada mundo a fora, com trocentos memes em redes sociais, o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, na ultima quinta-feira, durante evento na Bahia, sobre supostos efeitos colaterais das vacinas contra o coronavirus, referindo-se especificamente a da Pfizer/BioNtec. Bolsonaro afirmou que não há garantia de que ela não transformará quem a tomar em “um jacaré”. Ele já havia dito que não abrigará ninguém a tomar vacina; que ele próprio não tomará e agora está  publicamente questionando não só a eficácia dos imunizantes, mas “advertindo” as pessoas para os possíveis efeitos colaterais e diz que a pressa da vacina não se justifica.  

Com Tudo 

* Conforme anunciado desde junho, o tradicional Concurso Garota Matinxã foi realizado na última quinta-feira de forma virtual pela plataforma Google Meet, para evitar aglomeração durante a pandemia. Cinthia Raquel foi eleita Garota Simpatia; Camila Reis ficou em terceiro lugar; Andresa Freire, em segundo e Amanda Cristina Ribeiro levou o titulo de Garota Matrinxã 2020. O concurso é realizado há 21 anos com apoio da Crisvideo e patrocínio da REC, e destina-se a divulgar o prato principal (matrinxã assada com baião de dois) do restaurante regional Marina Meu Caso.  

 Amanda Cristina Ribeiro, Garota Matrinxã 2020, eleita em concurso remoto na ultima quinta-feira, recebeu ontem o prêmio das mãos de Marina Cantão, proprietária do restaurante regional Marina Meu Caso 

Da Cloroquina  

* Enquanto o presidente se posiciona publicamente contra as vacinas, o número de mortos por coravírus no Brasil já ultrapassou 186 mil. E Bolsonaro, que defende cloroquina como tratamento preventivo para Covid 19, sem qualquer estudo,  rechaça vacinas testadas pelos cientistas.  

*A propósito, o médico Guido Céspedes, criador do chamado “Kit Covid” morreu esse mês, vítima do novo coronavírus, após 45 dias internado na UTI do hospital de Sinop (MT). O referido kit, composto por substâncias sem comprovação científica no combate ao coronavírus, (hidroxicloroquina, azitromicina e invermectina) era divulgado exaustivamente pelo presidente e foi inclusive incluído no Protocolo do Ministério da Saúde.  

Obrigatoriedade  

* Ainda sobre a polêmica questão das vacinas contra o novo coronavírus, o Supremo Tribunal Federal autorizou na última quinta-feira, 17, que estados e municípios possam determinar campanhas de vacinação obrigatória contra a covid-19. De acordo com a decisão do STF, estão previstas medidas restritivas em caso de recusa.  

* No entendimento dos ministros, não se trata de impor uma vacinação “forçada”, mas prever sanções em lei – como, por exemplo, restrições a entrar em determinados locais. E agora a pergunta que não quer calar: essa decisão também vale para o presidente Jair Bolsonaro? Afinal, TODOS são ou não são iguais perante a Lei?   

Arrependido  

* Não há nada mais digno do que reconhecer o erro, afinal errar é humano, permanecer no erro simplesmente porque não tem hombridade de admitir é burrice mesmo. E quando vemos um influenciador ir a público reconhecer um equívoco, é no mínimo alentador. Foi bem isso que aconteceu com o cantor Eduardo Costa, recentemente.  

* Em entrevista a Jovem Pan ele se declarou arrependido de ter usado sua influência em favor de Bolsonaro. “Votamos, colocamos o cara lá e só depois vemos a merd* que fizemos”, disse ele. É, senhoras e senhores, e agora, de acordo com os bolsomínions (bolsonaristas extremistas), ele acaba de virar “esquerdista” “comunista”, assim como qualquer um que ouse discordar do “mito”.   

Videoclipe  

* Na ultima sexta-feira, alunos do coral do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, puderam visitar o local depois de nove meses, para fazerem a gravação de um clipe de Natal. De dois em dois, eles gravaram vídeos que serão editados e compilados para formar o novo clipe do coral do Abrindo Caminhos, o qual deverá ser divulgado até o próximo dia 24. Mais de 40 alunos participaram das gravações.  

* Eles interpretaram um pot-pourri com canções de Natal Glória ao Rei que Nasceu e Natal Todo o Dia. A professora do coral, Kastorijane Oliveira, explica que os ensaios foram realizados por videoconferências e por vídeos enviados pelos alunos.   

Lourdinha Melo (Coisas da Terra) feliz da vida, por conta do filho Rômulo, recém titulado bacharel  

#Rápidas 

* A roraimense Nilra Jane Filgueira, tomou posse na última quinta-feira, 17, pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, como reitora do Instituto Federal de Roraima para os próximos quatro anos (2020-2024).  

* Nomeada pelo decreto da Presidência da República, Nilra Jane foi eleita com 33,95% dos votos de estudantes e servidores, e substitui Sandra Mara Botelho, que dirigiu a instituição de 2016 a 2020. 

* O ato solene de transmissão de cargo de Sandra Mara à Nilra Jane ocorrerá na próxima quarta-feira, 23, a partir das 19 horas, no Campus Boa Vista.  

* A solenidade poderá ser acompanhada pela comunidade acadêmica e por interessados, ao vivo, pelo canal oficial do IFRR no Youtube.  

* Depois disso, a nova reitora dará posse, em data a ser divulgada, aos quatro diretores-gerais de campi também eleitos para o quadriênio 2020-2024. 

* Nilra vai comandar uma estrutura multicampi composta pela Reitoria e pelos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Novo Paraíso, Amajari e Avançado Bonfim.  

* Servidora pública há 35 anos, Nilra Jane Filgueira é doutora em Educação em Ciência e Matemática (UFMT); mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Ulbra); licenciada e bacharel em Matemática (UFRR).  

O comunicador José Alves de Barros e sua Fabiana Nogueira, agora estão no comando do Cervejeiros S.A., ali na praça Ayrton Senna (em frente ao Totozão) 

Tá Valendo  

Cantata  

* A esplanada do Palácio Senador Hélio Campos será o palco da tradicional sonata natalina realizada pelo Governo de Roraima. A Cantata de Natal 2020 ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23, às 19h30, com apresentações da Banda de Música da Polícia Militar e do Coral da Secretaria da Cultura. 

Prorrogado  

*A Comissão de Residência Médica da UFRR  e a Comissão Estadual de Residência Médica de Roraima reabriram o período de inscrições na seleção pública de candidatos ao preenchimento de vagas para Médicos Residentes nos Programas de Residência Médica (PRMs). O novo prazo de inscrições vai até 27
 deste mês.  

A professora Doutora, Nilra Jane Filgueira, tomou posse como reitora do IFRR