Social

COLUNA SOCIAL 11231

Com Nada 

* Estamos encerrando o ano de 2020 no Brasil, dentro de um cenário devastador, com recorde de queimadas, desmatamentos, contaminação dos rios e florestas pela ação ilegal dos garimpos, enfim, alarmantes desastres ambientais um atrás do outro. Além disso, uma situação econômica de difícil solução com milhares de desempregados e inflação batendo a nossa porta. Como se não bastasse, estamos chegando perto dos 200 mil mortos pela Covid 19, com aumento de casos na maioria dos estados, sistema de saúde geral em colapso e até esse momento não há sequer pedido de registro emergencial de vacina contra coronavírus na Anvisa.   

 

Com Tudo 

* O Chef Ricardo Rohnelt, depois de passar vários meses como Chef Executivo num Resort 5 estrelas no Caribe, retornou ao Brasil por causa da pandemia, e esta como Gastrônomo responsável da Paladar Nutri, que detém a licitação dos 2 Pronto Socorros de Cuiabá. Após se curar da Covid 19, ele retornou a linha de frente e continuou seu trabalho. Graças ao seu incontestável talento e dedicação ele foi recentemente agraciado com a Moção de Aplauso, da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Chef Ricardo Ronelt é irmão da também Chef, Denise Ronelt Araújo, titular da Coluna de Gastronomia, Letras Saborosas, aqui da Folha  

 

Mariana Poltronieri e Antonio Parima Vieira, durante a celebração do Natal  

Vergonha 

* E enquanto o caos se instalou no Brasil e seguimos sem qualquer perspectiva de vacina, mais de 40 nações já começaram as campanhas de vacinação em massa de seus cidadãos, desde as grandes potências como Estados Unidos e Reino Unido, a nossos vizinhos como a Argentina. A China, por exemplo já vacinou cerca de 300 mil pessoas.  

* Autoridades como o presidente eleito Joe Biden tomou a vacina com transmissão ao vivo para incentivar os americanos a também se imunizarem. Mas o presidente do Brasil, deixa claro que não tomará a vacina e ainda declara que quem tomar vai virar jacaré. #vergonhaalheia !  

 

Vergonha II 

* Na verdade ninguém entende porque o presidente Jair Bolsonaro que defende o uso da cloroquina para tratamento da Covid 19, inclusive como protocolo do Ministério da Saúde, sem qualquer comprovação científica e não obstante o numero de mortos, continua batendo nessa tecla, mas se posiciona contra as vacinas que tem o aval da comunidade cientifica.   

* E enquanto vivemos o período mais difícil dos últimos tempos, ele segue seu mantra de por a culpa no PT e na esquerda. Ainda ontem, ofendeu a ex-presidente Dilma Roussef, caçoando do fato dela ter sido torturada durante a ditadura, o que gerou reações de várias autoridades. #vergonhaalheia !   

 

Das Variantes  

* O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, relatou ontem, a probabilidade de alto risco de que as recém encontradas variantes do novo coronavírus venham a impactar mais ainda os protocolos de cuidados  médicos e causar mais mortes pelo aumento da transmissão da Covid 19.  

*De acordo com o ECDC, as novas variantes se espalham muito mais facilmente, podendo afetar muito mais pessoas de idade avançada, obesos e pacientes com comorbidades como diabetes, cardiopatias e hipertensão. A grande preocupação é que com um grande número de contaminados, faltamente ocorram mais mortes.  

 

Das Variantes II 

* No relatório recém divulgado, o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, abordou especificamente as duas novas variantes descobertas no Reino Unido e na África do Sul e as duas apresentaram  maior transmissibilidade. Já são mais de 3.000 casos da variante do Reino Unido e há em dezenas de países da Europa e do mundo inteiro.  

* Outra variante também altamente transmissível, foi encontrada na  África do Sul, já com mais de  300 casos e registros também na Europa e Finlândia. O que ainda não foi dito, é se as vacinas que estão sendo aplicadas nesse momento também previnem as pessoas dessas novas variantes.  

   Érika e Jean Michetti, no clic de Ana Paula Lima  

#Rápidas 

* Um dos oito vereadores que se reelegeram nas Eleições Municipais, o atuante vereador Manoel Neves, prestes a assumir seu  quarto mandato (que inicia em 2021), fez uma análise do ano de 2020.  

*Para o decano, apesar de toda dificuldade enfrentada durante a pandemia, assim como a população, a casa legislativa se adaptou ao trabalho remoto e com isso foi possível chegar a um saldo positivo dos trabalhos. 

* Ele fez um relato de todos os trabalhos importantes realizados durante a pandemia, como a realização de seções on line; aprovação de projetos e apresentação de indicações para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente dos bairros mais carentes .  

*  Nesse período, em que vem exercendo consecutivos mandatos, o vereador Manoel Neves já apresentoumais de 100 projetos de lei, 70% deles, aprovados e transformados em leis. 

*  Ele também foi responsável por mais de três mil indicações e cerca de 50 requerimentos com as demandas dos moradores de Boa Vista sobre os mais diversos assuntos. 

 

 O Chef Ricardo Rohnelt, homenageado pela Câmara Municipal e Mato G
rosso  

Ta Valendo  

Preocupante  

* O prefeito Arthur Virgilio Neto, veio a público ontem,  falar sobre a grande preocupação com a volta do aumento de casos da Covid 19 na cidade de Manaus. Ele se mostrou aflito com a situação, que no momento que já se agravou tanto, que as filas para enterros nos cemitérios da capital do Amazonas, está –literalmente – dobrando quarteirão.  

 

Banco de Leite  

* Durante todo o ano o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realiza ações de sensibilização da sociedade sobre a importância das doações de leite materno e frascos de vidro para o Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque. Infelizmente durante a pandemia, apesar da intensificação das ações virtuais, as doações caíram cerca de 30%.  

 Clic registro do encontro entre os artistas, Wagner Luther com Fabrício Cromwell na Pizzaria Tiaré. Luther já retornou a São Paulo logo após o Natal. Cromwell permanece em BV até 8 de janeiro