Social

COLUNA SOCIAL 11297

Com Nada 

* De acordo com  projeções, estão entrando por dia em Roraima pela fronteira da Venezuela com Pacaraima, cerca de 350 a 400 imigrantes, apesar do decreto presidencial que mantém as fronteiras fechadas. A maioria são famílias que chegam ao Brasil vem a pé e atravessa a “la línea” em plena luz do dia. A situação é crítica e muito perigosa, considerando que estamos em pandemia e essas pessoas estão entrando sem documentação; sem cumprimento de quarentena e nenhum requisito básico para serem abrigadas legalmente. Além disso, dado o elevado índice de coronavírus no estado (aumento de 500%), elas poderão se infectar e ter muita dificuldade de atendimento médico, pois não tem documentos .  

 

Com Tudo  

* O Projeto Salinha 201D, sob a coordenação do Prof. Mauro Campello, está com inscrições abertas  para o Curso gratuito de Direito Constitucional 1, que terá início no dia 20 deste mês.  Os encontros serão aos sábados, através da plataforma Google Meet, das 15h às 18h. O curso terá uma carga horária de 30h com direito a certificado para os que concluírem. As vagas são limitadas e os interessados poderão efetuar inscrição pela internet.  Mais informações pelo: 95 99165-6834 

Andréa Penna, de aniversário nesta quarta-feira, ganhou o melhor dos presentes, a recente colação de grau do filho Matheus Araújo, em Medicina e sua aprovação na Residência Médica em Brasília. Na foto, ela divide clic com ele, o filho caçula Guilherme e com o  marido, Dr. Cezar Penna 

Fronteira   

* A prova mais concreta da entrada clandestina diária de imigrantes venezuelanos em Boa Vista, é a Rodoviária Internacional, que um dia desses tinha cerca de 300 pessoas e agora ta com uma verdadeira aglomeração com mais de 1.300, entre homens, mulheres, crianças, idosos e deficientes.  

* Nas esquinas da cidade, também é grande o fluxo de pessoas recém chegadas da Venezuela e a situação delas, é de total estado de vulnerabilidade, pois legalmente só poderão ser atendidas pela Operação Acolhida, caso haja alguma ordem judicial. E se elas procurarem as autoridades pra se regularizar, pela Lei, teriam de ser deportadas. 

Fronteira II 

* Daí a pergunta que não quer calar. Como essa enorme quantidade de  pessoas está passando normalmente na fronteira todos os dias? Simples:  

A fronteira da Venezuela está oficialmente aberta de lá pra cá e do nosso lado que “supostamente” está fechado por via do decreto presidencial, parece que estão fazendo “olhos de mercador”.  

* Barrar a entrada de imigrantes nesse momento, além de ser um ato legal, será uma proteção pra eles próprios, que poderão adoecer e até morrer aqui. Impedir o acesso na fronteira de Pacaraima, é até bem fácil, basta instalar a barreira no Posto de fiscalização da Sefaz. Por ali, é humanamente impossível alguém ultrapassar, devido a altura das serras.  

Sesc Ler  

* As Unidades Educacionais Sesc Ler dos municípios de Iracema e Rorainópolis, estão com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), até o dia 27 de janeiro. O programa é totalmente gratuito e está ofertando vagas para turmas de Alfabetização, Fundamental I e II, e Ensino Médio.  

* As aulas iniciam no dia 1º de fevereiro, de forma remota. Em Rorainópolis, a Unidade Sesc Ler está localizada na Rua Ayrton Senna, 1324-1426 – Bairro Campolândia, telefones: 99151-7812 ou 99143-2380. Em Iracema, o Sesc Ler fica na Rua Princesa Isabel, S/N – Centro e informações poderão ser obtidas pelos telefones: 99151-7812 ou  98801-9305.  

Lançamento  

* O consultor jurídico Vilmar Silva, servidor da Defensoria Pública do Estado de Roraima, é o autor do e-book “Guia de Referência Rápida em Direito de Família”, em parceria com o professor universitário, Serguei Camargo, e a servidora do Ministério Público do Amazonas, Dra. Thaísa Rodrigues. A obra, lançada sob o selo da UERR Edições, é resultado de dois anos de pesquisas e união de idéias sobre o Direito de Família. 

* Segundo Vilmar, a atuação da DPE-RR, em questões de Direito de Família, ocorre em uma das áreas mais sensíveis e importantes da instituição. Assim, a obra tem íntima relação com o trabalho da Defensoria, tanto como reflexo das experiências institucionais, quanto na contribuição para os serviços oferecidos.

Dra. Jandira Negreiros (Laboratório Hemolab) e seu amado, Giovanni Negreiros, ilustrando a coluna desta quarta  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, conselheiro Marcus Holanda, Dra. Maise França , Andréa Araújo, Ronaldo Marcilio e coronel Moisés Xavier.  

* Ano passado, a Aderr, realizou o  levantamento anual de detecção e delimitação de pragas quarentenárias e os fiscais do órgão conseguiram  mapear 467 propriedades rurais e vistoriar 325.985 plantas.  

 * Citros, banana, acerola, cacaueiro, cupuaçuzeiro e videira foram as culturas vistoriadas pelos técnicos da Aderr,a fim de identificar possíveis focos de alguma doença. 

* Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis foram às localidades visitadas pela a equipe da Aderr pata  o referido  levantamento. 

* A ação é uma parceria entre Governo de Roraima e Ministério da Agricultira,  visando fortalecer a fruticultura do Estado. 

* Este ano serão atendidos também outros Municípios, que ficaram sem o trabalho de detecção e delimitação de pragas. 

Ana Zuleide Barroso e Renata Ticianelli, no clic de Luan Pablo Amarante  

Ta Valendo  

Barreiras  

* Durante Coletiva de Imprensa realizada na manhã de ontem no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium, anunciou que ainda esta semana, Roraima terá duas barreiras sanitárias para identificar possíveis pacientes de Covid-19. Uma será instalada no posto de Jundiá e a outra Aeroporto Internacional de Boa Vista.  

Das Tendas  

* Ta rolando um zum-zum-zum nos bastidores, que ta todo mundo rezando pra que seja somente boato. De acordo com o disse-me-disse o aluguel das tendas do Hospital de Campanha não foi pago. Se essa falação for mesmo verdade, então o chão da Macuxiland vai tremer, porque a situação do sistema público de saúde que já ta precário, tende a piorar.

Ricardo Matheus Gomes Botelho, recém aprovado no Exame de Ordem
da OAB.