Social

Coluna Social 11375

Com Nada 

* O Lowy Isntitute of Sudney, da Austrália, divulgou ontem relatório com análise da gestão pública da pandemia de 100 países, levando em conta seis critérios, entre os quais, casos confirmados, números de mortes e a capacidade de detecção da doença. E adivinhem quem aparece como o pior do mundo? Isso mesmo – infelizmente –  é o Brasil, que tem cerca de 209 milhões de habitantes, ultrapassou 9 milhões de infecções e 220 mil mortos. De acordo com o estudo, a estratégia da Nova Zelândia para o enfrentamento da pandemia é a melhor de todos. O país tem 5 milhões de habitantes, registrou 2.299 casos e apenas 25 mortes desde o inicio da pandemia.

Com Tudo  

* O Tribunal de Justiça de Roraima, formalizou na manhã de ontem, em solenidade por videoconferência, um Termo de Cooperação Técnica com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) disponibilizando a tecnologia desenvolvida pela Justiça de Roraima em parceria com a Universidade de Brasília, na Plataforma Digital do Poder Judiciário. Isso significa, que o revolucionário sistema “Mandamus” do TJRR, será utilizado por tribunais de todo o Brasil. Com isso, o desembargador Mozarildo Cavalcanti, além do inédito “Selo Diamante”, encerra sua gestão na presidência em altíssimo estilo, elevando o Poder Judiciário de Roraima a – também, até então inusitada – categoria de referência nacional.    

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti, durante a solenidade virtual de assinatura de Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Justiça, na manhã de ontem. O assunto foi capa do site do CNJ 

Do Mandamus  

* Só pra se ter uma ideia, o Sistema Mandamus, do Tribunal de Justiça de Roraima, vale-se da inteligência artificial para efetivamente dar celeridade aos processos, além de um controle eficaz dos andamentos de ações, tais como: editais de citações, carta precatória, ofício requisitório e mandado de qualquer espécie.  

* Além disso, o sistema identifica o encaminhamento e dá a destinação, como por exemplo, enviar para a central de mandados para a devida distribuição, considerando a urgência e natureza de cada caso, definindo a ordem prioritária de cumprimento. Tudo isso automaticamente.  

Do Mandamus II 

* O sistema Mandamus, também monitora em tempo real a localização dos oficiais de justiça e o endereço dos citados; distribui os mandados para cumprimento, conforme a localização e a urgência de cada um. Pelo smartphone, o oficial acessa o mandado e as peças processuais relacionadas, lê o teor e colhe a assinatura na própria tela do aparelho.   

* Prossegue imprimindo o mandado em uma mini-impressora portátil, com todas as informações de acesso ao processo e gera a certidão. Por fim, assina a certidão e junta no sistema de processamento eletrônico,  dando a possibilidade para as partes e o juiz tomarem conhecimento instantâneo sobre o resultado da diligência.  

Desrespeito 

* E justamente quando o Brasil ultrapassou 220 mil mortes pelo coronavirus e, de acordo com especialistas, estamos no pior momento da pandemia, enfrentando a segunda onda com agravante de variantes, o presidente Jair Bolsonaro vem a público novamente criticar medidas de isolamento, insinuando que quem tem coragem não precisa respeitar a quarentena.  

* Ele afirmou que o povo brasileiro é “forte” e “não tem medo do perigo”. Ao contrário do que afirmam infectologistas e autoridades de saúde, ele assegura que só “idosos” e pessoas “com comorbidade” devem ficar em isolamento. “O resto tem que trabalhar”. Ou seja, segue incentivando o desrespeito aos protocolos. 

Desrespeito II 

* E por falar em Jair Bolsonaro, tá rolando nas redes sociais, vídeos estarrecedores, onde o presidente na tentativa de justificar o injustificável, (os quase dois bilhões gastos com aquisição de comida, em especial chicletes e leite condensado), ataca jornalistas que fizeram as reportagens com dados do Portal da Transparência da CGU.   

* Com palavrões impublicáveis, durante uma reunião com autoridades, ele mandou a imprensa pra “pqp” na quarta-feira e, ontem em Sergipe, disse que o “leite condensado é pra enfiar no rabo de jornalista”. Porém, o mais triste, é vê bajuladores, que preferem ignorar a corrupção e aplaudir o desrespeito e a completa falta de decoro. 

Carlos Filho Vilhena é quem apresenta o novo programa da Folha FM 100.3, que estreia amanhã, às 14h  

#Rápidas 

* Trocando de data nesta sexta-feira, Dr. Carlos Paixão (MPE), Edmir Cordeiro de Melo, George Melo, Antonia Costa e Sandra Marina Ferreira.  

* No sábado, quem inaugura idade nova é o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, Francisco Canuto de Araújo e Mônica Rejane Correa Mota.  

* No domingo estarão de aniversário, Camila Asano (Conectas), Adriane Fassi e Keitiane Cândido.  

* Ainda celebrando nova idade no domingo, Hewerton Mesquita, Alexandre Dantas e Ana Crisla Chaves.  

* A Polícia Militar iniciou um ciclo de instruções de Nivelamento Conhecimento do Armamento Fuzil Taurus T4 e Carabina Imbel IA2 para os policiais militares das unidades da capital. 

 * O  objetivo da iniciativa é permitir a familiarização do policial militar com estes armamentos e repassar técnicas de utilização, tem como monitores policiais especializados do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE. 

 * As capacitações na capital ocorrem até  esta sexta-feira, 29 (primeira turma) e de 08 a 12 de fevereiro (segunda turma). 

O personal Ronner Távora (Owner Body & Mind), ficando um ano mais atuante, competente e sarado, neste fim de semana. Na foto, ele divide clic com sua amada, Caroline Cataneo  

Tá Valendo  

Amazônia Music  

* A Rádio Folha lança neste sábado, 30, o seu mais novo programa na grade da FM 100.3, que será comandado por Carlos Filho Vilhena. Com o oferecimento da Amazônia Telecom, a nova atração da casa vai levar entretenimento aos ouvintes, tocando as músicas em evidência no momento, nos mais diversos ritmos musicais. O novo programa vai ao ar das 14h às 15h, com muito pop, sertanejo, e até internacionais. 

Inauguração  

* O Tribunal de Justiça de Roraima, está enviando convites virtuais para a inauguração do novo Fórum da Comarca de Pacaraima. O evento será realizado às 11 horas desta sexta-feira, 29, com transmissão pelo canal do Poder Judiciário de Roraima no YouTube.  

 Terlen Kisna (da Terlen Moda Feminina) ilustrando a coluna de hoje