Social

Coluna Social 11405

Com Nada 

* A polêmica deputada Bia Kicis, confirmou que é candidata à Presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara Federal. Todos os processos, inclusive de impeachment passam obrigatoriamente por essa comissão e só vingam se forem aprovados lá. Mas, tão logo o nome dela surgiu nesse cenário, começaram os protestos de parlamentares, pelo fato dela ser investigada pelo STF, acusada de utilizar dinheiro público pra apoiar atos antidemocráticos e pagar uma empresa para espelhar fake news. Aliás, ela própria já postou vídeos, xingando o ministro Celso de Melo, com palavrões de baixíssimo calão.

Com Tudo  

* Após realizar um excelente trabalho no Tribunal de Justiça de Roraima, a jornalista Sheneville Araújo (que é concursada do IFRR), enviou e-mail à imprensa agradecendo o apoio: “A colaboração de cada um de vocês foi essencial para o melhor desempenho da Justiça de Roraima, junto da sociedade e reconhecimento junto ao resto do País. Sem a imprensa, o acesso aos serviços e a transparência necessária aos trabalhos do Judiciário não seriam cumpridos” diz o texto. Encerrou se desculpando por qualquer falha e desejando sucesso às colegas Débora Morais (nova coordenadora), e Olane Matos, (chefe de Escritório) e informando os telefones de contatos delas.  

A jornalista Sheneville Araújo despediu-se da Comunicação do TJRR, enviando elegante e-mail de agradecimento à imprensa, que pode ser traduzido com uma única palavra: #elegância  

Indígena  

* Tendo em vista o concurso da Secretaria de Estado da Educação, para contratação de educadores indígenas, prevista para este ano, o Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima da UFRR, em parceria com a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), oferece um curso preparatório para o referido seletivo.  

* O objetivo da capacitação, é facilitar a preparação dos professores de língua Wapichana e demais indígenas dessa etnia e os  interessados em participar podem efetuar inscrição até a próxima terça-feira (09), pelo formulário disponibilizado neste link.

Indígena II 

* As aulas do curso preparatório da UFRR, destinado ao concurso estadual de professores indígenas, acontecerão de 10 de fevereiro a 15 de março de 2021, as segundas e quartas-feiras, das 8 às 12h, totalizando uma carga horária de 60 horas (40 síncronas e 20 de atividades não presenciais).  

* As vídeoaulas foram gravadas em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr) e o processo de seleção para o preenchimento das 100 vagas disponibilizadas, consiste em entrevista e avaliação da escrita, confirmação e envio do link para acesso às aulas. Mais informações pelo whatsapp (21) 92003-1522 ou no [email protected].

Do Pronunciamento  

* Ao participar ontem da cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, se dirigiu ao Congresso Nacional pregando a defesa da democracia e da Constituição. “Nós, homens e mulheres públicos, somos passageiros nas funções que ocupamos”, disse o presidente do STF. 

* E prosseguiu sua fala declarando que, “no entanto, os feitos em prol do fortalecimento das instituições, da democracia, e das liberdades humanas e de imprensa não conhecem tempo, nem espaço”, concluiu. E encerrou afirmando que como cidadão, sente que a Carta Magna sairá mais fortalecida dessa crise. 

Da Posse  

* Nesta quinta-feira, às 16h, acontece a posse dos novos dirigentes eleitos do Tribunal de Justiça de Roraima, para o biênio 2021-2023. A cerimônia será híbrida, apenas com a presença física de empossados e as demais participações serão virtuais, por meio do Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências).   

* Os novos dirigentes que tomarão posse são: desembargadores Cristóvão José Suter Correia da Silva (presidente); Jésus Rodrigues do Nascimento (vice) Tânia Maria Brandão Vasconcelos (corregedora); Ricardo de Aguiar Oliveira (ouvidor-geral) e Elaine Cristina Bianchi (diretora da Ejurr -Escola do Judiciário de Roraima),  

Ketlellem Fernandes, entre seus filhos, Pedrinho e Grace Kelly, no clic profissional de Jader Souza  

#Rápidas 

* Aniversariando hoje, nossos queridos colegas comunicadores, Carlos Alberto Alves e Neto Araújo, ícones da radiodifusão em Roraima.  

* Também inaugurando idade nova nesta quinta, a matriarca Florinha Botelho e Robson Oliveira.  

* Notícia-crime protocolada pelo PDT contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, por gastos de 1,8 bilhão em alimentos pelo Executivo Federal em 2020, foi encaminhada ontem pelo ministro  Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), ao procurador-geral da República, Augusto Aras.  

* É a ele, Aras, quem compete investigar e propor ação penal por crime comum atribuído ao presidente da República. Assim caberá também a ele,  a adoção (ou não de medidas) que julgar convenientes para a elucidação dos fatos. 

* Tão logo essa informação veio a público, o fuxico truou no twitter, com mil e umas ironias sobre o assunto.  

* Alguns disseram que o procurador deverá acusar a Controladoria Geral da União por ter divulgado os gastos no Portal da Transparência.  

* Outros perguntam se o presidente vai mandar o ministro enfiar o leite condensado no mesmo lugar que mandou os jornalistas.  

* E a nós, simples mortais, nos resta apenas aguardar as cenas dos próximos capítulos… 

 Nerley Guerreiro, coordenador do Top CUFA Roraima  

Tá Valendo

Recomendação

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do MPRR, expediu uma recomendação, para que o município de Boa Vista faça cumprir o teor do Decreto Municipal nº 014/E, de 27/01/2021, que suspendeu missas, celebrações e cultos de qualquer natureza, exceto de forma virtual e sem presença de público, pelo prazo de 15 dias, contados da publicação do Decreto, que ocorreu no dia 28 de janeiro deste ano.

Maria Gadú

*A cantora Maria Gadú, doou dois cilindros de oxigênio de 50 litros para ajudar indígenas em Roraima no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O CIR (Conselho Indígena de Roraima) entregou esta semana os equipamentos na Casai (Casa de Saúde do Índio).

Izabel Schimitz e Clara Lima, ilustrando a Coluna desta quinta-feira