Social

Coluna Social 11480

Com Nada 

* Começaram a aparecer as “jacas” dos tratamentos precoces para coronavírus, do chamado Kit Covid (cloroquina, ivermectina, azitrimicina), entre os quais o caso de uma jovem que tomou 3 comprimidos de ivermectina por dia, durante uma semana, adquiriu hepatite e agora tá na fila do transplante. Recentemente, a Merck, empresa farmacêutica que produz a ivermectina  -que teria o maior interesse em vender o medicamento-  publicou nota oficial de alerta à população. A quem interessar possa, a Cloroquina e Azitrimicina, também são altamente tóxicas, não serve pra coronavírus e afetam mais o fígado do que a Ivermectina.  

Com Tudo 

* Começam na próxima sexta-feira, 19, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Saúde e Biodiversidade, da Universidade Federal de Roraima, que disponibiliza 19 vagas, 15 para ampla concorrência e 4 para  para ações afirmativas (candidatos autodeclarados negro (preto ou pardo), indígenas ou pessoa com deficiência). O mestrado pretende formar profissionais com uma visão interdisciplinar, capazes de atuar em atividades de ensino e pesquisa nas áreas de saúde, meio ambiente e biodiversidade. O edital completo pode ser acessado clicando aqui

Roosevelt Pontes e Paloma Albuquerque, em clic exclusivo para a Coluna 

  

Caso Chico  

* Hoje terminaria o prazo da licença do senador Chico Rodrigues. Mas, ontem mesmo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, decidiu não prorrogar o afastamento do parlamentar, que durante o tempo que ficou ausente deixou Roraima com apenas dois senadores, porque o suplente, o seu filho Pedro Arthur, não assumiu. 

* Analistas políticos avaliam que o primeiro suplente não ocupou a vacância, porque também é investigado e isso seria pauta para a imprensa nacional. E seria mesmo, porque foi só a decisão do ministro vir a público, pro assunto da Operação da Policia Federal que motivou o licença do senador, voltar a tona com manchetes em vários veículos.

Caso Chico II 

* Há quem afirme que, como Chico Rodrigues pediu licença do Senado ano passado, poderá pedir outra este ano. Se ele voltará a ocupar o cargo imediatamente com essa enxurrada de reportagens, ou se pedirá ele próprio novo afastamento, ainda não se sabe.  

* Caso se afaste, é possível que Roraima fique novamente só com dois senadores, pois o mais provável é que seu filho Pedro Arthur não assuma pra evitar mais desgaste. Mas, se invés de ter essa atitude, o senador tivesse deixado o segundo, Onésimo Cruz, assumir, já teria tirado o foco da mídia de cima de si e de seu filho e certamente teria mais chances de voltar pro cargo mais rápido e sem todo esse transtorno.  

 Gravíssimo  

* O Supremo Tribunal Federal manteve por unanimidade, a prisão do deputado federal Daniel Silveira, preso na terça-feira (16), depois de ter divulgado um vídeo com ataques e ofensas a ministros do STF. O parlamentar em questão já é investigado no inquérito das fake news, que apura informações falsas e ataques  a ministros daquela Corte.  

* O ministro Moraes embasou a prisão em flagrante, afirmando que o deputado cometeu crimes tipificados nos artigos 17, 18, 22, 23 e 26 da Lei de Segurança Nacional. E agora a Câmara fica numa sinuca de bico, pois ou afronta o STF ou abre gravíssimo precedente naquela Casa Legislativa. 

Gravíssimo II 

* Ainda sobre o caso do deputado federal Daniel Silveira, a Procuradoria Geral da República, também formalizou denúncia contra ele ontem e o acusou  de cometer o crime de coação no curso do processo, além de mais dois crimes da Lei de Segurança Nacional.  

* A referida denúncia da PGR, foi baseada em vídeo publicado por ele próprio nas redes sociais, no qual ofendeu frontalmente os ministros do Supremo. Além disso, a PGR citou mais dois vídeos divulgados pelo parlamentar. Analistas políticos avaliam que, o caso é gravíssimo e que o deputado fatalmente terá seu mandato cassado em razão disso.   

 Gabriel Dias inaugurando idade nova nesta quinta-feira  

 #Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Mara Rejane Costa Gonçalves e Sullivan de Almeida.  

* Todo mundo sabe que já está faltando vacinas em vários estados e que alguns até já pararam de vacinar seus idosos e outras pessoas prioritárias, em razão disso.  

* Mas as “jacas” da pandemia no Brasil não param por aí. A falta de oxigênio que transformou a cidade de Manaus em um verdadeiro estado de calamidade pública, poderá sim atingir outras localidades.  

* Felizmente, graças a rápida e eficiente ação da Secretaria da  Saúde de Roraima, estão garantidas, tanto mais doses de vacinas pra Roraima pelo Ministério da Saúde, quanto abastecimento de oxigênio.  

* O titular da Sesau, Marcelo Lopes, esteve em Manaus durante o feriado de Carnaval, onde se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com representantes da Carboxi (fornecedora de oxigênio).  

* Ou seja, além do nosso estado ter sido inserido no Plano Nacional de Vacinação, também teremos 100% de abastecimento de oxigênio.  

* A propósito, o secretário Marcelo Lopes afirmou que até dia 31 de março deste ano, toda a população de Roraima acima de 18 anos deverá estar vacinada contra o coronavírus. 

* A informação, foi dada por ele próprio ontem, durante entrevista ao programa Quem é Quem, apresentado pela comunicadora Cida Lacerda, na Rádio Folha FM 100.3. 

Fabricia Mourão (Ecopark), aniversariando hoje 

Tá Valendo  

Beneficente 

*A feijoada beneficente promovida com apoio do Sinjoper e Sindrap-RR tem como prioridade a Associação Beneficente ao Portador de Câncer e famílias carentes. O evento acontecerá no dia 20.03, no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, rua Vicente Correia Lira, no 87 – Asa Branca, das 11h às 14h. (95-99135-3174 / 99139-4249 / 99127-9795). 

Oxigênio 

*Até o dia 25 deste mês, é a data prevista para que o programa “Matchfunding Salvando Vidas”, do BNDES, entregue uma usina de oxigênio, cilindros de 10 metros cúbicos e equipamentos de proteção individual (EPIs) ao Hospital Geral de Roraima. A empresa privada integrada de gás natural e energia elétrica Eneva doou 800 mil reais, valor que será dobrado pelo Banco, que, de acordo com as regras
do programa, aporta 1 real para cada real doado. Com isso, o montante que será destinado chega a 1,6 milhão de reais. 

A cerimonialista Kethellen Fernandes está vivendo um sonho. Acaba de se formar na primeira turma de Nutrição de Roraima na Faculdade Claretiano