Social

COLUNA SOCIAL 11565

Com Nada 

* É cada vez mais preocupante a situação dos indígenas de Roraima, entregues à própria sorte em meio a essa pandemia. Não bastasse o coronavírus que vem matando índios de todas as etnias, a ação de milhares de garimpeiros ilegais é cada vez mais agressiva e danosa, não só às comunidades, mas à toda a população de Roraima. Já perdemos as contas de quantas vezes temos denunciado aqui na Coluna, a grave questão dos rios Mucajaí e Uraricoera que já viraram lama – literalmente – e do rio Branco que também está  no mesmo caminho. E ninguém até o momento fez um estudo pra saber a quantidade de mercúrio despejado nessas águas.  

 

Com Tudo  

* Após dias de criteriosa reforma, a loja O Boticário da avenida Ville Roy, foi reinaugurada com trocentas novidades. O prédio – em frente ao supermercado Gavião Concept – tem dois andares e abriga as diversas linhas da estilosa grife. A concorrida linha “Cuide-se Bem”, por exemplo, seguindo a tendência de cuidados inerentes a esses tempos difíceis de pandemia, lançou uma gama de produtos específicos para ajudar a respirar melhor, além de outros que priorizam a qualidade do sono, super importante para a potencializar a imunidade. E, além dos protocolos de segurança presencial, tem entrega em drive thru e delivery.  

Eder Behnck e sua Meire, na recente reinauguração da loja O Boticário da avenida Ville Roy  

Invasores  

* Não é a primeira vez que os garimpeiros matam indígenas dentro da Reserva Yanomami, que atualmente tem cerca de 30 mil invasores em suas terras em plena atividade de mineração, diante dos olhos inertes das autoridades. Recentemente a Hutukara Associação Yanomami denunciou um ataque de 8 garimpeiros que deixou um morto e um gravemente ferido. 

* A denúncia foi feita por meio de carta entregue à Funai, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, mas, até o momento nenhuma providência foi tomada. Os índios estão cada vez mais vulneráveis com grande quantidade de invasores, que possuem lanchas possantes e armas de fogo e eles só tem arco e flexa.  

 

Invasores II 

* Outra recente denúncia vem do advogado indígena Ivo Macuxi, que usou as redes sociais pra relatar o avanço da atividade garimpeira na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Ele publicou várias fotos da comunidade “Raposa II” – Normandia, onde mais de 2 mil garimpeiros estão instalados em vários pontos. O clima é de tensão entre os invasores e indígenas.  

* Na verdade, tudo isso só acontece devido ao claro incentivo do Governo Federal e apoio declarado do Governo do Estado, que até lei inconstitucional fez e sancionou em favor dessa prática ilegal e danosa, que tanto tem afetado as comunidades indígenas, quando o meio ambiente, diante do silêncio sepulcral das autoridades.   

 

Insistência  

* O Brasil tem conseguido quebrar consecutivamente seu próprio recorde de mortes em meio a uma terrível pandemia de Covid, onde é visível a olho nu, que não há vacina suficiente pra população, simplesmente porque o presidente Jair Bolsonaro se recusou a comprar as doses quando foram disponibilizadas. E, em meio a esse verdadeiro caos, com mais de 260 mil mortos, ele ainda insiste em opções sem comprovação cientifica.  

* Depois de bater na tecla da cloroquina e até instituir o chamado kit covid (cloroquina, ivermectina, azitromicina), agora ele apela para o spray nasal de Israel, como tratamento preventivo contra o coronavírus, que como é de conhecimento público, ainda está em fase de estudos iniciais.  

 

Insistência II 

* A propósito, quando será que alguém irá tomar uma providência efetiva em favor do povo por conta desse verdadeiro desserviço que o presidente Jair Bolsonaro está fazendo em meio a essa pandemia? Ontem mesmo, ele voltou a atacar a recomendação da Organização Mundial da Saúde, por conta do isolamento social. 

* Ele taxou novamente o fechamento de atividades não essenciais de “frescura” e “mimimi”, contrariando as orientações das autoridades de saúde para evitar um colapso do sistema de Saúde, além de minimizar os efeitos comprovadamente letais das aglomerações. “Vamos ficar chorando até quando”, disse ele. Com a palavra, o povo!  

Ivo Macuxi e Dario Kopenawa Yanomami: denúncias de graves problemas com garimpeiros nas Terras Indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Rafael Palácio Straus, Maria Joelma da Silva e Teresa Lima. 

*  Amanhã, quem faz aniversário é Chicão da Silveira, Marielly Ferreira e Dr.Iguatemy Ziegler.  

* O secretário de estado da Saúde, Marcelo Lopes, e o adjunto Alexandre Salomão, estiveram ontem na Assembleia Legislativa, a convite dos parlamentares, prestando informações sobre as ações de combate a pandemia no nosso Estado.  

* Durante quatro horas, foram apresentados dados sobre vacinação e denúncias sobre falta de médicos, equipamentos, insumos, suspensão de cirurgias eletivas, etc… * O titular da Sesau disse que a segunda onda da Covid-19, já era esperada em Roraima, após as campanhas de 1º e 2º turnos das eleições municipais e das festas de Natal e Reveillon.  

* Detalhou todas as providências da pasta de prevenção e combate a pandemia, além de responder todos os questionamentos dos parlamentares.  

* O secretário deixou claro que haverá sim uma terceira onda de Covid-19, porque não haverá tempo hábil pra vacinar toda a população do Estado, mas que até o mês de abril, todos os grupos prioritários estarão vacinados.  

 

Edna Salomoni, inaugurando idade nova nesta sexta-feira 

Tá Valendo  

Semi Lock  

* Neste fim de semana (sábado, 6, e domingo, 7) de acordo com o Decreto Municipal vigente devido a pandemia, o funcionamento do comércio será tipo semi lockdown. Supermercados abrirão, mas bares e restaurantes só poderão fazem vendas em sistema delivery nos horários previstos.   

 

Vandalismo 

* É impressionante a quantidade de praças recém inauguradas ou reformadas, que tem sofrido sistemáticos ataques de vândalos. Como depredar bens públicos é crime, será  preciso que esses criminosos sejam punidos exemplarmente.  

Beto Freitas: Casa Freitas Empório & Vinhos em alta