Social

COLUNA SOCIAL 11573

 

 

 

Com Nada 

* Dentre todos os crimes que aumentaram durante a pandemia, o campeão de registros de ocorrências em todo o país, inclusive em Roraima, tem sido a violência doméstica. Apesar de na quarentena muitas mulheres terem ficado reféns de seus companheiros, enclausuradas dentro de casa, sofrendo todo tipo de abusos psicológicos e físicos, sem ter sequer a possibilidade de buscar apoio nem socorro, ainda assim o aumento de casos é espantoso. Até porque, a violência contra a mulher não começa da noite para o dia, inicia com maus tratos verbais, passando por anos de agressões e muitas vezes, infelizmente, acaba em feminicídio.  

 

Com Tudo  

* Nesse Dia Internacional da Mulher, há muito o que comemorar, especialmente, o fato de que nos últimos tempos, muitas mulheres têm se destacado nos vários segmentos da sociedade, inclusive atuando com sucesso em profissões antes exercidas exclusivamente por homens. Além disso, há de se admitir o avanço das redes de proteção, por meio de órgãos como a Delegacia Especializada da Mulher e a eficácia da Justiça com relação a concessão de medidas protetivas, concedidas por meio da Lei Maria da Penha. Ainda há um longo caminho pela frente, mas há de se reconhecer também, os importantes avanços.  

A empresária Regina Natanael e seu marido Natanael Gomes, em clic exclusivo para a Coluna

 

Maria da Penha  

* E por falar em Lei Maria da Penha, será necessário que se crie formas eficazes de combater denúncias fakes, feitas por litigantes de má fé, o que acabam afetando as mulheres que realmente são vítimas de violência e que tanto necessitam de proteção. Quem não se lembra do caso de Najila Trindade, que viajou para Paris com tudo pago pelo jogador Neymar Jr.  

* O processo revelou que ela tentou extorqui-lo e o denunciou por estupro, num rumoroso caso que ganhou as manchetes do mundo inteiro. Mas esse, infelizmente não foi um caso isolado. Não são poucos os episódios em que, sem nenhuma evidência e muito menos provas, pessoas fazem denúncias desse tipo, que tanto prejudicam as vítimas de verdade.  

 

 

Do Empoderamento  

* Muito tem se falado em empoderamento, tanto quanto em mimimi. Daí lhes perguntamos, o que é empoderamento? E a resposta é simples e vem de especialistas, (psicólogos, analistas e coach de relacionamentos, etc…) “empoderada é a pessoa que tem equilíbrio, que domina suas emoções, não se deixando afetar por influencias externas”.    

* E o que vem a ser mimimi? Uns dizem que “mimimi é a dor do outro que não dói em você”. Pode até ser, mas se alguém tem uma dor tão grande que precisa ficar falando pro mundo, não seria melhor buscar ajuda? Seja como for, decididamente, uma pessoa empoderada tem inteligência emocional suficiente pra não ficar o tempo todo com mimimi. #prontofalei! 

 

Permissividade  

* A propósito, o que mais tem hoje em dia é mulher permissiva que fica aguentando todo tipo de abuso de homem sem noção, acreditando que tem poder ou capacidade de muda-lo. Esse tipo de pessoa é tão equivocada, que tem coragem de se relacionar com homens que já espancaram as ex e elas próprias, justificam isso dizendo que as outras é que eram loucas.  

* Até se o cara trair elas aceitam e fingem que não enxergam o óbvio. Mas quando a traição vem a público, correm pra registrar BO e pedir medida protetiva, que na maioria dos casos, é quebrada por elas próprias, que vão atrás dos homens querendo voltar, como se não existisse mais ninguém na face da terra pra se relacionar.  

 

Permissividade II 

* Há quem defenda que a mulher que está sendo abusada, fica cega e perde a noção da realidade por conta da instabilidade emocional. As melhores amigas falam, mas elas acham que estão com inveja; os pais falam, mas elas dizem que é pura implicância sem fundamento; todo mundo vê, fala, mas elas não escutam e ainda se afastam de quem alerta.  

* Daí quando o cara trai pra todo mundo saber, elas “acordam”, vão na rede social, na mídia, na polícia e fazem a maior escarcéu. Porém o mais incrível, é que se eles ainda quiserem, elas voltam! Daí lhes perguntamos, o que fazer pra ajudar alguém assim? Interdita? Interna? Denuncia o abusador? Com a palavra o povo… 

A precursora do Movimento Mais Mulheres na OAB (que agora é nacional), Florany Mota, e a médica Ana Paula Vitti (Clínica Derma Roraima), ilustrando a Coluna desta segunda-feira  

 

 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Jussara Monteiro, Francisco das Chagas Oliveira e Jacirzinho Cruz. 

* As comemorações do Dia Internacional da Mulher, este ano, devido ao agravamento da pandemia, serão basicamente virtuais, ou no máximo hibridas pra evitar aglomerações.  

* E falando da pandemia, é preocupante a situação do Brasil, devido à falta de vacinas e controle. 

* Só pra se ter uma ideia, não bastassem as várias denúncias de aplicações falsas de vacinas em diferentes localidades, que acabaram sendo comprovadas, há outra situação ainda pior.  

* Nomes de várias pessoas em diferentes locais contam que tomaram a vacina várias vezes. Há inclusive, investigação de um caso em que uma única pessoa, consta ter tomado vacina (pasmem!!!) 21 vezes.  

* Até o momento, não se sabe ao certo o que realmente está acontecendo, a única coisa que se tem certeza é que o Brasil é o único país do mundo com esse tipo de problema, que a olho nu se vê que descamba pra corrupção.  

* Enquanto isso, a campanha nacional de vacinação segue a passos de tartaruga e a nova variante brasileira, encontrada em Manaus, muito mais contagiosa e muito mais letal, infectando meio mundo a velocidade da luz…    

* Registramos com pesar, o falecimento da senhora Joaquina dos Reis e do empreendedor Francisco Lanz, ocorrido no final de semana, vítimas da Covid-19.  

 

 Jenniffer Felix está na final do Concurso Miss Bélgica, que teve milhares de candidatas inscritas e agora está reúne somente as representantes das suas respectivas regiões. Ela é filha da ex Miss Roraima Néa Arruda e do chef internacional Jean Felix  

Tá Valendo  

Homenagem  

* Nesse Dia Internacional da
Mulher, homenageamos todas as mulheres do nosso Estado, em nome de Antônia Barros, técnica de enfermagem, esposa, mãe de dois filhos, mulher guerreira, que vem lutando contra um câncer sem perder a fé e entre um tratamento e outro, decidiu ser modelo pluss size, mantendo sempre o alto astral e a esperança em dias melhores. Um verdadeiro bom exemplo! 

 

#Luto 

* O Poder Judiciário de Roraima está de luto pela morte do juiz Eduardo Messaggi Dias, titular da 5ª Vara Cível, ocorrido sábado em Brasília por complicações da Covid-19. O luto no TJRR também é extensivo a morte do servidor Luciano Sanguanini, ocorrido na última sexta-feira. Desde 2020 o Tribunal já perdeu 4 servidores vítimas do coronavírus.  

Em nome da técnica de enfermagem Antônia Barros, homenageamos todas as mulheres de Roraima, pelo Dia Internacional da Mulher