Com Nada
* Gente do céu! É preocupante demais, quando o Ministério da Saúde de um país vem a público antever a terceira onda da covid-19, com previsão de cerca de 3 mil mortes por dia, até porque, o MS sabe o que está falando. Traduzindo em português claro, não há vacina pra imunizar a população, simplesmente porque no ano passado, todas as ofertas feitas por diferentes laboratórios foram sistematicamente recusadas pelo Governo Federal. E agora não adianta ficar correndo da sala pra cozinha, porque as doses que estão sendo fabricadas são destinadas unicamente às nações que já adquiriram em tempo hábil. Infelizmente essa é a triste realidade.
Com Tudo
* Se é que existe alguma coisa boa em meio a essa terrível pandemia, essa notícia é uma. Foi amplamente divulgado ontem, em diferentes veículos de comunicação, que um criterioso estudo preliminar feito pelo Instituto Butantan, com amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a CoronaVac, revelou que a vacina contra a covid-19 do laboratório chinês Sinovac, mostrou ser eficaz contra a variante brasileira (de Manaus) do coronavírus. E, embora o estudo ainda careça ser ampliado para a obtenção de elementos definitivos, os dados preliminares indicam que o imunizante tem sido eficaz contra a cepa.
A bela Raissa Magalhães e seu amado Kennedy Silva, com o herdeiro Ziom, em clic exclusivo para a Coluna
Mais Um
* Uma semana depois do quinto aumento consecutivo de combustíveis no Brasil, a Petrobras anuncia mais um, que passará a valer já a partir desta terça-feira. Já é o sexto aumento este ano, no auge de uma pandemia, onde as pessoas estão descapitalizadas e sem perspectiva sequer de serem imunizadas, porque simplesmente o Governo não quis comprar vacinas.
* Mas a coisa é bem pior do que parece, pois a cada aumento no preço dos combustíveis, a consequência é o aumento de tudo, do gás de cozinha ao preço dos fretes de transportes de tudo quanto é de produto, passagens aéreas, etc. Traduzindo em português claro: #inflação.
Mais um II
* Mais um vergonhoso episódio internacional para a conta do nosso país, cujos atuais representantes não param de promover vexames púbicos perante as outras nações. Desta vez, foi novamente o chanceler Ernesto Araújo, advertido publicamente durante solenidade em Israel para que usasse máscara pra poder ficar lado do ministro das Relações Exteriores daquele país, Gabi Ashkenazi.
* Vergonha maior mesmo, só o fato de uma missão científica oficial não ter nenhum cientista na comitiva e não se saber sequer objetivo da viagem, que promoveu tantos gastos aos cofres públicos. A única coisa que está clara, é que não se destinou a compra de vacinas.
Feminicídio * Nesta terça-feira, 9 de março, é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, uma data instituída através da Lei n° 1.346/2019, de autoria da deputada estadual Yonny Pedroso, cujo objetivo principal, é conscientizar a sociedade sobre o combate ao assassinato de mulheres por seus companheiros.
* O Brasil é o quinto país do mundo em número de feminicídios e Roraima também lidera essa trágica estatística, que registrou 6 feminicídios em 2019 e 9 em 2020, segundo dados divulgados hoje pela Polícia Civil de Roraima, fora outros casos de violência doméstica, incluindo agressões físicas.
Feminicídio II * Além da Lei n° 1.346/2019, que institui o 9 de março como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a deputada Yonny Pedroso também é autora da cartilha “Não Se Cale”, que contem orientações sobre as formas de violência contra a mulher e os meios para efetuar a denúncia e buscar ajuda antes que as agressões cheguem à sua mais grave forma de violação, que é o feminicídio.
* Os exemplares podem ser solicitados junto ao gabinete da parlamentar ou acessado e baixados virtualmente, no site deputadayonnypedroso.com.br. As informações da referida cartilha, são super importantes, para as mulheres que se encontram na condição de vítima.
Nossa querida amiga e colega jornalista Denise Rohnelt, titular da coluna Letras Saborosas, aqui na Folha BV, em clima de constante alto astral, em 26 anos de união com Adir Araújo
#Rápidas
* A morte súbita do cabeleireiro Rivas Figueiredo, ocorrida no final da tarde de domingo, causou comoção na cidade. Ele dirigia seu carro no município do Cantá, quando sofreu um infarto fulminante.
* A princípio, as informações foram de que a parada cardíaca ocorreu por conta de um acidente. Mas foi o contrário. Rivas era cardíaco e fazia tratamento contínuo.
* Ele era tido como um excelente profissional, uma pessoa alto astral e do bem, pelos amigos clientes e a maioria das pessoas que o conheciam.
* Daí a gente fica pensando que, por mais que a morte seja a única certeza da nossa ínfima existência, 99,9% de todos nós, decididamente não estamos preparados pra essa realidade.
* E mesmo diante de um momento tão difícil para todos, como no auge de uma terrível pandemia, com trocentas pessoas morrendo dia após dia, ainda há quem não se comova.
* E não são poucos, os que, ao invés de exercitar a solidariedade, dedicam-se a prática de disseminação do ódio; de insultos sistemáticos àqueles que elegem como desafeto; julgamentos de fatos e pessoas que sequer conhecem, além de vilipêndio públicos desnecessários.
* A realidade nos mostra que a vida é breve, e nesse momento, é ainda agravada por mais incertezas, então viver de forma harmônica, focando no que nos interessa e nos faz mais felizes, deveria ser a prioridade de todos.
Dra. Itaynara Brasil: Pharmapelle BV em alta
Tá Valendo
* Muita gente achou que era fake news ou piada de mal gosto de opositores, mas não é. A informação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, sem partido desde que saiu do PSL, irá se filiar (pasmem) no Partido da Mulher Brasileira, é verdadeira.
Do Sisu
* A Universidade Federal de Roraima confirmou sua adesão ao Sistema de Seleção Unificada 2021.1 e disponibilizará 718 vagas em seus 37 cursos de graduação e tecnólogo. O SISU é exclusivo para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujo resultado das provas deve ser divulgado em 29 deste mês.
Deputada Yonny Pedroso, autora da lei que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio