Social

COLUNA SOCIAL 11587

 

 

Com Nada 

* O líder David Kopenawa Yanomami denunciou a grave situação dos indígenas isolados do Brasil, especialmente os yanomami, no começo deste mês, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. Em seu pronunciamento, ele falou sobre a ação de garimpeiros nas terras indígenas, na ameaça a vida dos índios e na destruição. De fato, os efeitos da mineração ilegal em terras indígenas, chegou nas cidades e é visível a olho nu. O rio Mucajaí virou lama, o Uraricoera agoniza e o rio Branco indo no mesmo caminho diante do silencio sepulcral de muitas autoridades e da conivência da maioria.  

 

Com Tudo  

* Estão abertas até dia 17 deste mês, as inscrições para oficina gratuita de “Escrita Criativa” e ‘Roteiro Audiovisual’, pelo projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. A iniciativa tem como proposta estimular a escrita do conto e do roteiro, para desenvolver as especificidades do “olhar literário” e do “olhar audiovisual”. A oficina de narrativas: caminhos da palavra e da imagem, será entre os dias 22 e 26 de março, das 19h às 21h, em ambiente virtual e totalmente gratuita. O projeto é um circuito literário, originalmente presencial, adaptado ao formato virtual devido a pandemia  

Os interessados devem realizar a inscrição ano link https://bit.ly/23arte.  

 

 

O jovem médico roraimense Daniel Wieser, que reside no Rio Grande do Sul, está em Boa Vista (devidamente vacinado) acompanhado da namorada (também médica) Juliana Coronel. Veio visitar sua avó, Maria do Céu Oliveira  

Mentorias  

* As inscrições para o programa de mentorias Brasa Pré-Pós-graduação (Europa e América do Norte), para mestrado ou doutorado no exterior, encerram nesta quarta-feira, 10. O programa é divulgado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima que incentiva a participação em programas internacionais. 

* O programa oferece acompanhamento completo e gratuito para estudantes brasileiros no último ano de graduação ou já graduados. Os interessados poderão obter informações mais detalhadas  sobre o programa clicando AQUI. 

 

Bolsas  

* E por falar em UFRR, o curso de Licenciatura em Matemática a Distância estará com inscrições abertas para bolsistas na modalidade de Professores Formadores, no período de 14 a 16 de março. Serão disponibilizadas 12 vagas nas áreas de Educação, Educação Matemática, Matemática e Libras.   

* O curso é vinculado ao Programa Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação e o bolsista deverá cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, junto ao curso ao qual foi selecionado como professor.  

* O edital completo com todas as informações poderá ser acessado AQUI.    

 

Do Kit Covid 

* Essa é uma história triste de quem acreditou no kit Covid e passou a tomar cloroquina, ivermectiva e azitromicina toda semana, como forma de prevenção ao coronavírus. Há quem diga que isso se repetiu por meses, embora a família afirme que foram só seis semanas. Fato é que, quando o paciente chegou ao hospital com covid, estava com a imunidade zero; o fígado tão afetado que já não funcionava e os rins paralisaram geral. 

* Ou seja, (praticamente) falência múltipla de órgãos. Sintomas de covid, eram quase nenhum, os pulmões não foram tão afetados (só cerca de 30%) e não teve trombose. Mas os efeitos colaterais da automedicação inadequada o debilitaram tanto, que culminou em óbito.   

O líder yanomami David Kopenawa – na foto com seu filho, Dario Kopenawa e o lendário cacique Raomi, líder kayapó – durante discurso na ONU: “Meu povo tem o direito de viver em paz e em boa saúde, porque ele vive em sua própria casa. Na floresta estamos em casa!”, disse ele.  

 

De Fora  

* A semana começou com o Brasil optando por não aderir a uma ação conjunta de mais de 60 países pela defesa dos direitos das mulheres. Em seguida, 95 importantes nações do mundo, entre as quais Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Japão e Suécia, unem-se para fazer uma declaração conjunta na ONU, assumindo compromissos de apoiar imigrantes, especialmente num momento de pandemia da Covid-19. 

* E adivinhem? O Brasil optou novamente por ficar de fora. Na América Latina, assinaram a declaração os governo da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Haiti, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além de dezenas de africanos e do Oriente Médio.  

 

 

#Rápidas 

* A médica Odete Irene Domingues recebe hoje homenagens por conta de seu aniversário.   

* Também inaugurando idade nova nesta quarta-feira, a conselheira Cilene Salomão, Cleildo Souza, Sara Monteiro e Maria Jaime Menezes.  

* O trabalho de vacinação contra a covid-19 em Roraima, agora poderá  ser acompanhado de forma mais ampla.  

* Estamos falando do Vacinômetro, já está disponível para consulta no site da Sesau (Secretaria de Saúde), no www.sesau.rr.gov.br, no link Vacinômetro.  

* E nessa plataforma o cidadão pode ter acesso a diversas informações sobre o andamento da campanha de imunização no Estado. 

* No Vacinômetro é possível inclusive, fazer o acompanhamento
sobre as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.  

* Lá, as pessoas tomam conhecimento da quantidade distribuída para cada município e distritos indígenas, o índice de vacinação referente a primeira e segunda dose, bem como o número de vacinados por grupo prioritário. 

* Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, utilizar a tecnologia na gestão de saúde reflete maior transparência das ações que podem ser consultadas de forma rápida e fácil. 

  

Simone Zahira está participando da programação nacional do Projeto Elas, que começou dia 8 e se estenderá até dia 12, junto com estrelas da dança do ventre. A renda irá para a Casa Diná de São Paulo, que ajuda mulheres em situação de risco 

 

Vale Conferir  

Da Hora  

* O roraimense Paulo Ronison Amorim, é o novo secretário municipal de Comunicação. Ele aceitou o convite do prefeito Arthur Henrique Machado para assumir o estratégico cargo e deverá tomar posse ainda esta semana.  

 

Da Hora II 

* E de repente o Brasil parou! Mesmo com a grande quantidade de mortos pela covid-19 que só aumenta a cada dia, do iminente colapso total do sistema de saúde no país e da visível falta de vacinas pra imunizar a população, nas redes sociais o povo só fala em Lula.  

Paulo Ronison Amorim, é o novo secretário municipal de Comunicação