Social

COLUNA SOCIAL 11597

 

Com Nada 

* Gente do céu! Até as criancinhas estão usando máscaras, mas há muitos adultos que no pior momento da pandemia, continuam usando máscaras no queixo ou penduradas na orelha (pasmem!) em ambientes fechados com ar condicionado, como, por exemplo, em supermercados, academias, entre outros. Quando todo mundo sabe que usar máscara no queixo e camisinha em outra parte do corpo que não seja a que se destina esse tipo de proteção, faz o mesmo efeito. Ou seja, não serve pra absolutamente nada. Daí fica então a pergunta: quem será que essas criaturas acham que estão enganando? O coronavírus, por certo, é que não é… 

 

Com Tudo  

* E a boa notícia de hoje vem da Universidade Federal de Roraima, que está com inscrições abertas para o seu Mestrado em Saúde e Biodiversidade. Os interessados em concorrer as 19 vagas disponibilizadas pela instituição, têm até o dia 12 deste mês para efetivar inscrições que serão online, por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. As linhas de pesquisa são Biociências, com 7 vagas para ampla concorrência e 2 para Ações Afirmativas; e Ciências da Saúde e Sociedade, com 8 vagas para ampla concorrência e 2 para Ações Afirmativas. O edital completo poderá ser acessado clicando aqui.   

 

O desembargador Jefferson Fernandes recebeu ontem do Tribunal de Justiça de Roraima, homenagem virtual de aposentadoria  

 Máscara  

* A propósito, pessoas até bem esclarecidas, que deveriam ser sabedoras de que uma vez usando a máscara, não se deve nem tocá-la com as mãos pra não correr o risco de contaminação, sustentam a “tese de jirico” de que o uso contínuo de máscara faz mal ao organismo por propiciar a inalação de gás carbônico, nocivo a saúde.   

* O que diga-se de passagem, é o que se pode chamar de asneira, pois caso essa afirmação fake procedesse, os médicos, especialmente os cirurgiões já teriam morrido todos envenenados, pois passam várias horas por dias de máscaras, sem sequer toca-las, fazendo procedimentos cirúrgicos. #prontofalei ! 

 

Máscara II 

* E por falar em uso se máscaras, não é segredo pra ninguém que o presidente Jair Bolsonaro, sempre deixou claro que é contra o uso de máscaras, chegando inclusive a dizer isso recentemente, justo no dia em que o Brasil bateu recordes consecutivos de mortes por coronavirus.  

* Recentemente em Israel, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi repreendido em solenidade oficial naquele país, por não usar máscara durante a cerimônia. Mas foi só o ex-presidente Lula da Silva fazer um pronunciamento que Bolsonaro e seus mistros apareceram todos usando máscaras. E viva o efeito Lula!  

 

Novo Recorde  

*Enquanto isso, a situação do Brasil, já deixou de ser preocupante, passando a ser terrivelmente alarmente. Ontem, nosso país bateu mais recorde diário de mortes na pandemia, registrando 2.286 óbitos, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).  

* Essa é a primeira vez que o Brasil ultrapassa a casa de dois mil mortos desde o inicio da pandemia (o recorde anterior foi de 1.972 mortos), perfazendo 270.656 mortos. E de acordo com especialistas, infelizmente, a tendência é piorar, por vários fatores, o principal deles, a falta de vacinas que o Brasil não adquiriu em tempo hábil.  

 

Novas Regras  

* Foram anunciadas ontem pelo prefeito Arthur Henrique Machado, as novas regras de combate a pandemia de coronavírus, sendo a principal delas, o horário de funcionamento do comércio na capital do Estado, que agora passa a abrir das 7h às 21h.  

* O novo horário vale para bares, restaurantes, supermercados e comércio em geral, com exceção dos shopping que terão horário de funcionamento diferenciado (das 10 as 21h). Até o fechamento desta edição, as 17h, não havia sido informado o prazo de validade das novas regras, o que deverá constar no novo decreto municipal.  

 

Dona Sidoquinha Magalhães, inaugurando idade nova. Na foto, ela divide clic com sua filha Consolata Magalhães 

 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, Eduardo Oliveira, Ivo Som, Raimundinha Ladeira e Edivaldo Santa Teresa.   

* Ontem o Tribunal de Justiça de Roraima realizou sessão solene extraordinária de aposentadoria do desembargador Jefferson Fernandes.   * A cerimônia ocorreu de forma remota e foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TJRR no Youtube. * Presentes no evento virtual, o presidente, do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, o vice-presidente, desembargador Jésus Nascimento, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Tânia Vasconcelos.  

* E mais, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Oliveira, a diretora da Escola do Poder Judiciário, desembargadora Elaine Bianchi.  

* Também participaram do ato, o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, o vice-presidente e corregedor geral, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e o desembargador Almiro Padilha.  

* Além deles, os juízes convocados Luiz Fernando Mallet e Antônio Martins, e a presidente da Associação dos Magistrados de Roraima, juíza Lana Leitão. * O governador Antonio Denarium, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, o procurador de Justiça, Sales Eurico Melgarejo Freitas, representando a procuradora geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, também prestigiaram a homenagem.  

* Assim como, o defensor-público geral do Estado, Stélio Dener; o presidente da OAB/RR, Ednado Vidal, e a procuradora do município, Marcela Medeiros, representando o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique. 

 

Kathya Amélia Wieser, ficando hoje um ano mais maravilhosa  

 

Tá Valendo  

Merecimento  

* A vacância do desembargador Jefferson Fernandes, no Tribunal de Justiça de Roraima, ocorrerá por merecimento. Estão aptos a concorrer os juizes Érick Linhares, Luiz Fernando Mallet, Graciete Sotto Mayor, Antonio Martins, entre outros magistrados.  

 

Da Hora  

* Como parte das ações de reconstrução da saúde em Roraima, com foco no enfrentamento da covid-19, foi assinado ontem um Termo de Cooperação Técnica entre a Sesau (Secretaria de S
aúde) e o Hospital Albert Einstein, para o trabalho integrado em prol da saúde roraimense, que conta ainda com o apoio do Ministério Público do Estado de  Roraima.  

Nelly Crizpim aniversariando nesta quinta-feira