Com Nada
* Com a expansão da variante brasileira encontrada em Manaus, se espalhando por todo o Brasil e até por outros países, a Organização Mundial de Saúde veio a público recentemente revelar uma preocupação. A OMS teme que o Brasil se transforme num seleiro de novas variantes do coronavírus, acabe contaminando toda a América do Sul e com isso contribuindo para alongar ainda mais o período dessa difícil pandemia, num cenário onde não há vacina suficiente pra imunizar a população. E infelizmente, além da P1, cientistas identificaram recentemente, mais uma variante no Brasil, chamada provisoriamente de VOI 9, cuja mutação é associada a um maior contágio.
Com Tudo
* O Conselho Nacional de Justiça instituiu o grupo de trabalho: “Direitos indígenas: acesso à justiça e singularidades processuais”. Com isso, o CNJ deseja adequar procedimentos que dialogam com a diversidade cultural indígena. Nesse cenário de inclusão, o juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, Aluízio Vieira, do Tribunal Justiça Roraima, está integrando o grupo de trabalho e de acordo com o magistrado roraimense, a principal proposta é desenvolver roteiros de atuações judiciais baseadas em boas práticas na condução de processos judiciais envolvendo direitos indígenas. O juiz ressaltou ainda, que as ações instituídas pelo grupo, serão implementadas com repercussões jurisdicionais em todo o País.
Aline e Ciro Lemos, felizes a espera do herdeiro que nasce em maio e se chamará Arthur
Nova Variante
* A pesquisa que identificou a nova variante VOI 9, reuniu vários importantes cientistas e pesquisadores de cinco diferentes centros universitários do país, foi realizada com cerca de 195 amostras coletadas em 39 municípios brasileiros.
* O resultado do estudo, revelou que, além de está relacionada a maior capacidade de transmissão, a nova cepa preocupa os cientistas, principalmente pela possibilidade de que ela escape dos anticorpos gerados pelas vacinas, considerando que a mutação ocorreu após os testes para a fabricação dos inumizantes, diminuindo sua eficácia e deixando a pandemia realmente fora de controle.
Importante
* A deputada Lenir Rodrigues, é quem irá presidir a Comissão Permanente de Políticas Indigenistas da Assembleia Legislativa, que vai deliberar todas as iniciativas e proposições com essa temática em Roraima. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11), pela Mesa Diretora do Poder Legislativo, e já foi publicado em Diário Oficial.
* Autora da proposta que criou o Núcleo de Mulheres Indígenas na Procuradoria Especial da Mulher, a parlamentar declara que pretende ampliar ações já realizadas pelo referido Núcleo, tais como: capacitação de lideranças; implementação do projeto Guardiã das Florestas, além de vários encontros para incentivar a mulher indígena a participar ativamente de decisões políticas no nosso estado.
Da Mudança
* A mídia nacional, está dando como certa, a substituição do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que estaria deixando o ministério por problemas de saúde. Há inclusive informações de bastidores, de que ele ainda não teria se recuperado totalmente da Covid-19 e segue em fisioterapia por conta das sequelas da doença.
* A mudança no comando do ministério nesse momento mais terrível da pandemia, é no mínimo preocupante para o país, considerando que a nova equipe terá de começar tudo de novo. Entretanto, já se fala em prováveis substitutos do general e os nomes mais cotados, seriam os dos médicos cardiologistas, e Marcelo Queiroga e Ludhmilla Abrahão Hajjar.
Mudança II
* Depois que a notícia da substituição do ministro Eduardo Pazuello veio a público, o Ministério da Saúde emitiu nota, negando a informação da substituição e dando conta de que, “até o presente momento, o ministro Eduardo Pazuello segue à frente da pasta, com sua gestão empenhada nas ações de enfrentamento da pandemia no Brasil”, diz o comunicado.
* Mas as especulações sobre a substituição do general Pazeullo pela médica Ludhmilla Hajjar (Incor e rede de hospitais Vila Nova Star), prosseguem. Segundo a jornalista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo, ela teria ido a Brasília em pleno domingo pra se encontrar com o presidente. E ao contrário dele, ela defende o isolamento social e é contra a cloroquina.
Dra. Carlyanne Rodrigues, da Clínica Fisio Pélvica, recebendo homenagens nesta segunda-feira, por conta de seu aniversário
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao empresário Miro Brás (Miro Beauty Center / Casa do Cabeleireiro), que troca de idade hoje.
* Inaugurando idade nova em dose dupla nesta segunda-feira, as gêmeas, Roberta e Renata Pinheiro.
* Fontes palacianas dão conta que haverá mais uma substituição no primeiro escalão do Governo do Estado. De acordo com o zum-zum-zum dos bastidores, a mudança deve ocorrer pelos lados da Comunicação.
* A Receita Federal estará realizando dia 23 deste mês um leilão online, com vários lotes de itens, entre veículos, equipamentos eletrônicos, relógios, perfumes, câmeras filmadoras, fones de ouvidos, bicicletas, etc.
* Interessados em participar, poderão ter acesso as mercadorias para avalia-las, por meio de agendamentos com a Comissão de Leilão em dias de expediente normal.
* Os interessados poderão obter mais informações sobre os lotes de mercadorias, horários de agendamentos para verificação, ligando para os telefones: (95) 99154-1959 e (95) 3552-1259.
O juiz roraimense Aluízio Vieira, passa a integrar o grupo de trabalho “Direitos indígenas: acesso à justiça e singularidades processuais”, do Conselho Nacional de Justiça/CNJ
Vale Conferir
Operação
* Por meio da parceria entre a Policia Militar e o Detran /RR, vem sendo realizada na nossa capital a Operação Trânsito Seguro. A ação é coordenada pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural, e tem como principal objetivo orientar condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres sobre a atenção às regras de trânsito.
Ocupacionais
* Preocupado com essa questão e em b
usca de reduzir o adoecimento dos profissionais da educação, o vereador Manoel Neves (Republicanos) protocolou projeto de lei na Câmara de Boa Vista, que pretende instituir uma política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do professor e demais servidores da rede municipal de ensino.
A jornalista Marleide Cavalcanti, ilustrando a coluna desta segunda-feira