Social

COLUNA SOCIAL 11682

 

Com Nada 

* Gente do céu… Não bastasse toda a sorte de jacas nessa pandemia, eis que agora surge mais uma ainda, mais inacreditável. Bandidos estão assaltando as unidades de saúde pra roubar doses de vacinas contra o coronavirus. Entretanto, a coisa é bem mais complicada do que parece, pois convenhamos só existe quem roube, porque há quem compre. Agora digam aí, que tipo de pessoa é capaz de adquirir vacinas roubadas, em detrimento dos que são prioridade? Na verdade, isso, além de ser crime de receptação é também crime contra a saúde, além de ser a mais repugnante das corrupções. Pela gravidade dos fatos, a situação requer solução urgente.  

 

Com Tudo  

* Um dos países com menor taxa de mortes e contaminação pelo coronavírus, a República da Guiana, já vacinou todas as pessoas acima de 60 anos, inclusive os brasileiros residentes no país vizinho. Também já foram vacinados todos que trabalham em serviços essenciais e (praticamente) todas as pessoas que atuam no comércio. Georgetown foi uma das primeiras capitais a impor o toque de recolher. A previsão é que semana que vem já comece a vacinar a faixa etária acima dos 40 anos e tudo indica que a abertura do comércio em Lethem aconteça já em meados de abril, mas só poderá comprar quem comprovar que está vacinado.

Os professores Shigeaki Alves, Pétira Santos e Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho, preparam-se para o lançamento do e-book “Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico”, no próximo dia 29, às 19h pelo Youtube

 

Da Cloroquina  

* Ninguém ignora que a Associação Médica Brasileira emitiu documento, pedindo que o chamado Kit Covid (cloroquina, ivermectina e azitrimicina) seja banido dos protocolos médicos, porque, além de não ter nenhuma eficácia em tratamentos contra a covid-19, na maioria dos casos ainda faz é causar a morte dos pacientes.  

* Todo mundo sabe também, que os indígenas são população prioritária, justamente porque são mais suscetíveis a esse tipo de doença. Pois em 2020, o Ministério da Saúde entupiu os índios de Roraima de cloroquina, enviando para o DSEI Yanomami e DSEI Leste, 100,5 mil comprimidos do medicamento. Uma quantidade de cloroquina 20% maior que o número de índios. 

 

Da Ivermectina  

* Em comunicado oficial publicado no dia 05 de fevereiro desde ano, a farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp and Dohme), que produz a ivermectina, afirmou que não há evidências de que o medicamento traga benefícios nem que seja eficaz no tratamento da covid-19.  

* A empresa declarou que não há base científica que indique efeitos terapêuticos contra a doença nos estudos pré-clínicos já publicados e afirmou que não foi encontrada evidência de eficácia ou atividade clínica do medicamento em pacientes infectados pelo coronavírus. E se a Merck, que é a mais interessada em vender seu produto, está dizendo que ele não serve pra Covid, afirmar o contrário, é no mínimo ignorância.  

 

Doutorado  

* A Universidade Federal de Roraima, em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), irá ofertar um doutorado interinstitucional em Arquitetura, cujo edital será lançado em abril. 

* Denominado Dinter Tríplice Fronteira Norte PROARQ-UFRJ/UFRR, o curso será oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ, que possui nota 6 no conceito da Capes, sendo o melhor doutorado em Arquitetura do País. O curso contemplará três linhas de pesquisa: Arquitetura, projeto e sustentabilidade; Cultura, paisagem e ambiente construído; e Restauração e gestão do patrimônio.  

 

Lançamento  

* Mais uma importante obra científica originada de estudos e investigações de pesquisadores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) será lançada pela instituição. O lançamento ocorre no dia 29 de março, segunda-feira, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube. 

*  O e-book Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico é uma coletânea de artigos elaborados por pesquisadores do IFRR, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed/RR) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Nalim Lourenço, ex-aluna do IFRR/Campus Amajari, deu mais um passo na vida acadêmica 

 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, a maravilhosa Dárbi do Valle (amada do senador Mecias de Jesus) e a professora de dança Simone Zahirah.  

*Também de aniversário nesta sexta-feira, coronel Arnóbio Bessa, Dr. Silvio Silvestre de Carvalho e Gelson Pedrosi Filho.  

* No sábado, quem celebra idade nova: Henna Vitória Mota, Janayna Ferreira, Naira Souza, Sandra Regina Ribeiro e Conceição Correa. 

* Ainda de aniversário amanhã, Mr. Walter Vogel, Dra. Hawany Pereira, o artista plástico Jaider Esbell e Ivy Marques Amaro.  

* Registramos com pesar o falecimento do fotógrafo Fernando Mattos, ocorrido nesta cidade, vítima da Covid-19.  

* O Ministério Público de Contas de Roraima, publicou essa semana um edital de doação de 136 itens avaliados em quase R$ 90 mil, que contempla bens móveis ociosos, irrecuperáveis ou antieconômicos da sede do órgão em Boa Vista, como mobiliário, eletrônicos e equipamento de comunicação.   

* Podem concorrer, prioritariamente, órgãos de autarquias ou fundações estaduais; entidades estaduais, municipais e filantrópicas, além de organizações da sociedade civil de interesse público e de associações ou cooperativas que atendam a legislação vigente. Mais informações pelo telefone (95) 4009-4667. 

 

Renato Poeske fará Live sábado as 16h no Insta @renatopoeske e facebook 

 

Vale Conferir  

 

Mestrado 

* Nalim Lourenço, egressa do curso Técnico em Agricultura (2015) e da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Aquicultura (2019), do IFRR/Campus Amajari, é aprovada para o mestrado profissional (rede nacional) em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua. O programa é ofertado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com universidades associadas pelo País, como a Universidade Federal de Roraima.  

 

Mais Um  

* Tudo indica que o presidente Jair Bolsonaro, não terá outra alternativa, senão trocar outro ministro. Desta vez, o das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ontem, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, abriu as portas daquela Casa Legislativa, pra ouvir o chanceler. No final do encontro, teria dito a assessores que “não tem como ele continuar ministro”. 

O empresário Rômulo Amorim, ilustrando a Coluna desta sexta-feira