Com Nada
* A praia que fica quase em frente ao Iate Clube de Boa Vista, tem sido point de grandes aglomerações nos finais de semana, já tem algum tempo. Por ali, vem sendo registradas imensas concentrações de jet skis, barcos e lanchas de diversos tipos, além de pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, sem qualquer cuidado que a pandemia requer, ainda mais nesses tempos difíceis de picos, com hospitais superlotados; muita gente internada em estado grave; profissionais de saúde cansados pelo intenso trabalho de um ano inteiro, sem contar com os muitos mortos. Pois bem, de sexta-feira para sábado, houve um luau, que movimentou centenas de pessoas naquele local.
Com Tudo
* Logo mais às 19h desta segunda-feira, no canal do Instituto Federal de Roraima no Youtube, acontece o lançamento e-book “Interconexões : Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico”, cujos autores são os professores: Pétira Maria Ferreira dos Santos, Shiegaki Alves e Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho, com ilustração de copa do artista indígena da etnia Arawak, Emerson Okaba. Durante a transmissão ao vivo, haverá um momento cultural com a apresentação dos professores de musica Augusta Pacheco (Escola de Música) e Celso Henrique de Lima (UFRR) e a participação inclusiva dos professores de Libras: Áurea Luiza de Azevedo, José Gabriel Figueiredo e Guilherme Cury (IFRR).
Airton Cascavel – na foto com o general Eduardo Pazuello – é destaque nacional por sua reconhecida atuação no Ministério da Saúde
Do Luau
* Já era dia claro de sábado e muita gente que participou do luau da praia em frente ao Iate Clube, ainda não havia voltado. Muitos carros que levaram som, bebidas, Jet skis e lanchas para a praia, ainda se encontravam nos portos da cidade. No Porto Marina Meu Caso, por exemplo, havia carros dos dois lados da rua, desde próximo a Caer até a beira do rio.
* E como sempre, além da aglomeração promovida desnecessariamente, o tanto de lixo deixado na praia, dava nojo e vergonha só de olhar. Mas esperar o que de criaturas que não têm respeito pelas próprias vidas e se arriscam em festas clandestinas num momento difícil como esse? Depois, essas aí são as primeiras a questionar providências do poder público….
Da Responsabilidade
* A propósito, que as praias do rio branco se tornaram points de aglomeração durante a pandemia, já é de conhecimento público. Agora com relação à situação da fiscalização, há um agravante. A Prefeitura de Boa Vista só se dispõe a autuar se a praia estiver do lado de cá do rio. Se tiver na margem do lado de lá, diz que é responsabilidade da Prefeitura do Cantá, cuja sede do município fica há quilômetros de distância.
* Agora respondam: se a praia ficar no meio do rio, como alias é o caso da praia de frente do Iate Clube, onde há constantes aglomerações, inclusive um luau no último fin de semana com centenas de pessoas, de quem é a responsabilidade? Do Governo? Dos Bombeiros, Da Defesa Civil? Com a palavra o povo…
Cascavel
* A VEJA, “rasgou ceda francesa” pra Airton Cascavel, em reportagem publicada recentemente com o título: “Quem era o homem forte da pasta da Saúde na era Pazuello”. A matéria também afirma que: “Mesmo sem nenhuma experiência anterior na área, Airton Cascavel ganhou espaço durante a pandemia e o status de ‘ministro de fato’.
* A reportagem destaca que o mais proeminente componente da equipe do ministro Eduardo Pazuello, não tinha currículo militar, mas sim uma vasta experiência no meio político e empresarial e que na opinião da maioria dos gestores estaduais e municipais, Cascavel era o “ministro de fato” da pasta.
Cascavel II
* A reportagem da VEJA disse ainda que Airton Cascavel é da estrita confiança de Pazuello e era quem “desenrolava” a maior parte das pendências do ministério. Que foi ele quem resolveu o imbróglio entre o Ministério da Saúde e o Butantan em dezembro de 2020, indo pessoalmente em São Paulo tratar com o diretor do Instituto, Dimas Covas.
* Também de acordo com a reportagem, ainda “botou panos quentes” na desavença entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória. Como todos sabem, Airton Cascavel já foi prefeito (Mucajaí), deputado estadual, presidente da Assembleia, deputado federal, vice governador de Roraima, além de bem sucedido empresário do agronegócio.
O artista plástico Emerson Okaba, é quem ilustra a capa do e-book “Interconexões : Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico”, que será lançada hoje as 19 horas pelo Cana do IFRR no Youtube
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao professor doutor Edleuson Almeida, que recebe homenagens por conta de seu aniversário nesta segunda-feira.
* Também inaugurando idade nova hoje, Antonio Lucas Ribeiro, Evandro Araújo e Sergio Ferreira.
* A partir desta segunda-feira, 29, o campus do Centro Universitário Estácio da Amazônia será mais um ponto de vacinação contra a covid-19. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Boa Vista.
* O objetivo é atender a população dos bairros da região onde fica o campus, como Caranã, União, Cauamé, Jardim Floresta, Aeroporto, entre outros.
* A imunização continua sendo essa semana para o grupo prioritário entre 65 a 68 anos, que iniciou na sexta. A Prefeitura de Boa Vista recebeu 4.500 doses da vacina Coronavac para realizar a imunização.
A previsão do Ministério da Saúde é vacinar 7.697 idosos dentro dessa faixa etária de 65 a 69 anos na Capital.
* Também continua a vacinação dos idosos de 68 a 69 anos que começaram a ser imunizados na semana passada.
Além da Estácio, outros pontos que estão com equipes preparadas para atender os idosos são o terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves, na bola do Centro Cívico, a Praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, a praça do Cidade Satélite, Garden Shopping, no bairro Caçari.
A blogueirinha Eduarda Souza está fazendo o maior sucesso do Instagram @eduardalesouza
Vale Conferir
Danças Árabes
* A professora e coreógrafa de danças orientais árabes, Simone Zahirah, prepara-se para mais um projeto artístico. Em abril irá abrir turma de Dança do Ventre Online pelo Meet. Mais informações: 95 99171 6867.
Sarampo
* A Secretaria de Estado da Saúde deu início aos protocolos necessários para reforçar o controle e o combate ao sarampo no Estado. As medidas começaram pela capital Boa Vista, por meio do bloqueio vacinal, realizado no fim de semana pela equipe de Vigilância Epidemiológica, no abrigo para refugiados estrangeiros.
A professora e coreógrafa de danças orientais, Simone Zahirah, ainda recebendo homenagens por conta de seu aniversário