Com Nada
* E Roraima está novamente no olho do furacão da mídia, por conta de uma grave denúncia formalizada pela Hutukara Associação Yanomami, ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal, dando conta de um suposto desvio de vacinas contra a covid-19, em troca de ouro, para garimpeiros que operam ilegalmente naquela terra indígena. A Hutukara afirmou que 26 mil doses da vacina chegaram em janeiro a Roraima para os Yanomami, mas das 37 comunidades existentes – apenas dois polos de alcançaram a meta de 100% de vacinação e que até o dia 22 de março apenas 29% dos indígenas dessa etnia haviam recebido as duas doses da vacina. O assunto é gravíssimo e de acordo com especialistas, poderá ir parar na CPI da Pandemia, recém instalada no Senado.
Com Tudo
* O projeto “Orquestra Sinfônica Municipal de Pacaraima” coordenado pela professora Bruna Souto Maior, é desenvolvido pela Prefeitura do Município por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem mais de dez anos e desde o ano passado, devido a pandemia, está sendo realizado em sistema remoto atendendo a mais de dois mil alunos, que assistem aulas on line na grade curricular das escolas. Na primeira etapa, já foi repassado o conteúdo de Musicalização e agora na segunda etapa, está sendo ministrada a “Teoria Musical” . Na terceira etapa do projeto, está prevista a “Prática Instrumental”, o que provavelmente acontecerá a partir do segundo semestre desse ano. Iniciativa linda, merece aplausos e apoio.
Dr. Paulo Tamloc com o seu novo projeto (New Face EAR), em Belo Horizonte. Na foto, ele divide o clic com a Dra. Jéssica Moura
Gravíssimo
* Gente do céu, essa história de desvio de vacinas pra garimpeiros ilegais que atuam dentro da Terra Indígena Yanomami, denunciada pela Associação Hutukara, já ta trunando mundo a fora, embora muitos outros fatos que vem ocorrendo naquela área, tenham sido denunciados e até agora além de não ter sido feito nada, a situação só piora.
* O Ministério Público Federal e a Justiça Federal, até tentam, mas os criminosos, que já desviaram até o leito do rio Mucajaí e estão contaminando as águas de tudo quanto é rio com mercúrio e desmatando a floresta indiscriminadamente, zombam da Lei. Tudo porque, contam com apoio, incentivo e até parceria de muitas autoridades. #Gravíssimo !
Gravíssimo II
* São mais de 20 mil garimpeiros ilegais dentro da Terra Indígena Yanomami, onde há localidades com mais de duas mil pessoas, lojas de vendas de tudo, inclusive armas, além de boates, lan-houses e prostíbulos com garotas de programa que chegam semanalmente de helicópteros. A propósito, esse é um gravíssimo capitulo a parte.
* São dezenas de aeronaves (além de barcos) que abastecem o garimpo ilegal. Por lá há transações comerciais desde alimentos e bebidas, a drogas armas e prostituição com garotas de todas as idades. Uma terra sem Lei, onde os criminosos tem apoio irrestrito de muitas autoridades. E os yanomami indefesos que lutem…
No Uiramut?
* Moradores da comunidade indígena Carapau I, na região da Água Fria, município de Uiramutã, vão participar entre os dias 15 e 17 deste mês, de uma capacitação sobre as legislações Estadual e Federal, por meio do projeto “Capacitação Legal”, da Procuradoria Adjunta da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima.
* Membros do chamado Grupo de Segurança Comunitária Indígena receberão conhecimentos relacionados à violência doméstica, enfrentamento ao tráfico de pessoas, prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, entre outros. A deputada Lenir Rodrigues explicou que a atualização para essa iniciativa diferenciada de comunidades indígenas (os grupos de segurança comunitária) devido as constantes mudanças das legislações.
No Uiramutã II
* A procuradora Adjunta da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Lenir Rodrigues, informou que o ‘Capacitação Legal’ é um projeto permanente do Poder Legislativo que, por abordar várias temáticas, garante a quem participa vários benefícios. A capacitação em Uiramutã deve contar com a participação de cerca de 40 moradores que receberão certificados de 48 horas/aula.
* De acordo com a parlamentar, “essa edição foi um pedido da comunidade, por meio do vereador Professor Gedeão, que vai ajudar essas pessoas a inovar em seu processo de trabalho, e consequentemente ajudar no seu crescimento pessoal e nas ações desenvolvidas dentro da comunidade” – concluiu.
O xabori yanomami Davi Kopenawa, em luta constante em prol de seu povo, cuja Terra Indígena foi invadida por milhares de garimpeiros desde o início do atual Governo, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde de índios e não índios
#Rápidas
* O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, realizará nesta quinta, 15, uma live para discutir a participação feminina na política. Evento virtual será transmitido ao vivo, a partir das 18h, no canal TRE Roraima, no YouTube.
* Durante o encontro, haverá o lançamento do livro “Ensaios em Direito Eleitoral”, de autoria dos servidores do TRE-RR lara Loureto Calheiros e Sílvio Fernando Carvalho Brasil, e da juíza eleitoral Rozane Pereira Ignácio, além do doutor em Ciências Jurídicas Elói Martins Senhoras.
* A obra traz uma compilação de vários artigos publicados que abordam a temática eleitoral e faz parte da Coleção Comunicação e Políticas Públicas, editada pela Universidade Federal de Roraima.
* O livro possui um caráter extremamente eclético na medida em que tratamos dos mais variados assuntos: voto indígena, abuso de poder religioso, candidaturas laranjas e a participação feminina na política”, disse Iara Calheiros, uma das autoras.
* A publicação objetiva estimular o desenvolvimento de pesquisas com a publicizacão dos conhecimentos científicos.
* A versão eletrônica e gratuita da obra pode ser baixada nas seguintes plataformas: a) “Livro Eletrônico”: www.livroeletronico.net (volume 65) e b) “Google Books”: http://abre.ai/googlebooks65.
Dra. Iara Calheiros, é uma das autoras do livro “Ensaios em Direito Eleitoral”, que será lançado amanhã pelo Tribunal Regional Eleitoral/RR
Tá Valendo
Vacinação
* A Prefeitura de Boa Vista estará alcançando o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação, provavelmente na próxima semana, quando chegarem as próximas doses. Ou seja, será a vez pessoas a partir de 50 anos que tenham comordinades, como já está acontecendo no Amazonas.
Recuperação
* O atuante médico infectologista Mauro Asato , encontra-se em franca recuperação, após ter sido intubado na UTI do HGR. Ele foi cuidado pela dinâmica equipe que ele próprio criou ao longo de muitos anos, em que tem se dedicado integralmente ao Hospital Geral de Roraima.
Professora Bruna Souto Maior, coordenadora do Projeto “Orquestra Sinfônica Municipal de Pacaraima”, que atende mais de duas mil crianças na fronteira Brasil/Venezuela