Social

COLUNA SOCIAL 11846

  Com Nada 

* Um documento da Casa Civil da Presidência da República, elaborado para defender o governo de Jair Bolsonaro das acusações de negligência durante a pandemia, contem mais possíveis incriminações, do que as acusações do roteiro sugerido pelo senador Randolfe Rodrigues, vice presidente da CPI da Covid. O documento do Governo revela 23 possíveis incriminações, enquanto o da oposição indica 18 pontos de investigação. Entre as sugestões do Governo que não constam no esboço da CPI, estão genocídio de populações indígenas;  militarização do Ministério da Saúde; descumprimento das orientações do Tribunal de Contas da União e aponta a necessidade do Governo Federal de coordenar a aplicação de recursos.      Com Tudo 

* Aprovados no Mestrado em Educação da UERR (Universidade Estadual de Roraima) em parceria com o IFRR (Instituto Federal de Roraima), já terão a primeira aula nesta terça-feira 27, de forma remota, utilizando os aplicativos Google Meet, Moodle e Whatsapp, além de comunicação via e-mail.A professora doutora, Carmem Spotti, que coordena o programa, vai ministrar a primeira aula apresentando o Mestrado aos novos alunos, e falando sobre a estrutura, Regimento, Matriz Curricular, bem como a dinâmica do curso.  O cronograma e o link para a primeira aula será disponibilizado na página [email protected], assim como todas as demais informações acerca do programa e a vida acadêmica dentro da instituição.  

A deputada federal Sheridan Oliveira e o empresário Duda Ramos: namoro firme,  que promete chegar ao altar   

Bastidores   * Diz que, não tardará muito pra desabar por aqui uma Operação Policial que irá abalar –literalmente – as frágeis estruturas da Macuxiland. Na verdade, de acordo rumores de bastidores, serão duas. Uma sobre a denúncia da Hutukara, a respeito do desvio de vacinas contra a Covid, destinadas aos Yanomami que estariam sendo aplicadas indevidamente em garimpeiros invasores naquela Terra Indígena.   * E outra,  que terá como alvo, donos de aeronaves e maquinários no garimpo ilegal. Ainda de acordo com as fontes, a demora nesse caso, deve-se ao foro privilegiado de alguns dos investigados que estão prestes a virar réus, assim que a “bomba estourar”. Pelo visto (e ouvido), vai faltar “cela especial” para tanta gente.  

Assumido   * Pelo visto, o namoro da deputada federal Shéridan Oliveira com o empresário Duda Ramos – assumido já há alguns dias, inclusive com posts românticos e declarações nas redes sociais e tudo – promete chegar ao altar. Pelo menos, é o comentário geral da Corte a Macuxiland!   * O affair que começou esse ano, evoluiu rápido e se tornou público desde o aniversário dela (em 11 de abril), quando durante duas comemorações consecutivas (jantar num estiloso restaurante local no sábado, 10, e almoço num point regional, no domingo, 11), ele esteve presente e ambos deixaram claro que estão juntos e que se trata de um relacionamento sério, tipo compromisso, mesmo!       Do Erro   * Um episódio ocorrido no final de semana num clube da cidade, foi o que se pode chamar de “retrato falado do erro”. Por denúncia de aglomeração, a fiscalização foi acionada e quando os agentes chegaram no local, o dono do evento teria chamdo um parlamentar amigo seu, para dar um “apoio”. Foi quando ocorreu o clássico “pior a emenda que o soneto”.   * Ao invés de aclamar os ânimos, a presença do político fez foi causar mais polêmica e a repercussão foi a pior possível.     DE NOVO

* E por falar em erro, imaginem vocês que o jovem parlamentar, que há poucos dias foi alvo de uma operação da Polícia Federal e acabou sendo conduzido por porte ilegal de arma.    * Pouco mais que uma semana após o rumoroso episódio, já estaria envolvido em outra situação, com repercussão pra lá de negativa. Daí a gente fica a dúvida ou seus assessores não estão orientando corretamente para “descansar” sua imagem, ou  ele é do tipo que não escuta ninguém? Caso contrário, não estaria novamente se metendo em bronca desnecessária.    

?

?

Marleide Cavalcante e Rozelma Marinho, ilustrando a coluna desta terça  

   

#Rápidas   * Inaugurando idade nova hoje, João Bandeira Neto, Esther Roriz Rosa Cristina Valente e Isaac Nogueira.   * A Universidade Federal de Roraima, está realizando desde ontem, o “I Workshop de Pesquisa em Ensino e Educação do Campo: tecnologia, energias renováveis e robótica educacional”.  *  Durante o evento, que se estenderá até o quarta-feira, 28, estarão sendo promovidas palestras, minicursos e uma mesa redonda.  * A proposta do workshop é fornecer uma visão ampla sobre a implementação de recursos tecnológicos voltados à sustentabilidade e robótica educacional e à difusão de novas práticas experimentais para a sala de aula.  As atividades acontecerão das 14h às 18h30.   * Outra meta do o “I Workshop de Pesquisa em Ensino e Educação do Campo: tecnologia, energias renováveis e robótica educacional” da UFRR, é a divulgação do projeto “Uso do Arduíno como Recurso Didático para o Estudo de Fontes Renováveis de Energia”.   * O intuito é estimular os participantes a explorarem seu potencial e criatividade para a elaboração de projetos educacionais automatizados através da interação interdisciplinar da Física com outras áreas do conhecimento.   * O evento  aborda o futuro das energias renováveis, o potencial de geração de energia fotovoltaica em áreas rurais no estado de Roraima e a utilização do Arduino na implantação de projetos de robótica.  

Fabrício Paixão, ainda recebendo homenagens por conta de sua troca de data no último fim de semana  

    Ta Valendo   Greve   * Funcionários da  Caixa Econômica confirmaram para  esta terça-feira, 27, uma paralisação de 24 horas  em Roraima, que irá abranger  agências, além dos funcionários em home office, que também irão paralisar atividades ao longo do dia.  A greve foi anunciada ontem pelo Sindicato dos Bancários.     Depoimento   * Ontem, durante depoimento à Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados, o delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, ex-superintendente no Amazonas, declarou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, legitimou a ação de criminosos que exploram madeira de forma ilegal na Amazônia.

Nossa colega jornalista Isah Carvalho, integrante do dinâmico e atuante time de repórteres da Folha