Social

COLUNA SOCIAL 11933

 

 

Com Nada 

* Depois das imagens do ataque de invasores numa comunidade na Terra Indígena Yanomami com disparos de armas de fogo, que causaram pânico especialmente em mulheres e crianças, e teve como saldo mortos e feridos, a Polícia Federal foi aquela localidade e também foi “recepcionada” a bala. Isso por si só, já demonstra o tamanho do desmantelo por aqueles lados, pois se os garimpeiros não respeitam nem a Polícia Federal e tem a audácia de atirar contra os agentes, é porque tem a nítida certeza da impunidade. Diante disso, dá pra se avaliar, o quanto os yanomami estão vulneráveis e entregues à própria sorte dentro de sua própria reserva, que virou terra sem lei, invadida por mais de 20 mil predadores do meio ambiente.  

 

Com Tudo  

* E até que enfim uma boa notícia em meio a tanta tristeza, dor e desesperança. Trata-se do recém divulgado estudo sobre a vacina  CoronaVac, conduzido pelo Ministério da Saúde da Indonésia, cuja conclusão foi que o imunizante do laboratório chinês Sinovac, possui  98%  de eficácia na prevenção de mortes e 96% em casos de hospitalizações. O estudo foi feito entre janeiro e março deste ano e analisou dados de exatos 128.290 profissionais de saúde, que foram voluntários da importante pesquisa e receberam a vacina nesse período, na capital do país, Jacarta. A coronaVac, desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantã, é o momento, é a vacina mais aplicada no nosso país.  

Dra. Carlyane Rodrigues e seus filhos Igor e Vinicius, ilustrando a coluna desta quinta-feira 

 

Golpe  

* Mesmo com o whatsApp criptografado pra evitar clonagem de números, ainda assim as quadrilhas virtuais seguem dando golpes, se apoderando das imagens das pessoas, utilizando outros números de telefones. Eles capturam fotos das redes sociais e enviam mensagens para as pessoas se passando pela vítima, informando que trocaram de telefone.  

* O modus operandi é sempre o mesmo, ou seja, alegam que tiveram um problema pra fazer um pagamento online e pedem que a pessoa efetue uma transferência bancária, informando que no outro dia devolvem o dinheiro. E sabem o que é pior? Muita gente ainda cai nessa armadinha sem sequer ouvir a voz de quem está pedindo o empréstimo.  

 

Golpe II 

* As quadrilhas virtuais tem tentáculos em vários estados e contam com vários cúmplices em diferentes lugares. Tem a disposição de seus membros, contas de diferentes bancos, as quais fornecem para que as transferências sejam efetuadas, na maior normalidade.   

* Na verdade, se a pessoa registra um Boletim de Ocorrência da Polícia e fornece a conta disponibilizada pelos bandidos, o mínimo que se espera, é que diante disso, pelo menos a Instituição bancária tome alguma providência. Mas por incrível que pareça, os bancos não possuem mecanismos pra banir as contas daqueles que as colocam a serviço do crime. #prontofalei!  

 

Zé Gotinha  

* O Ministério da Saúde acaba de lançar uma campanha de combate ao coronavírus tendo com personagem principal o famoso Zé Gotinha e sua família. Na peça publicitária com animação de 30 segundos, os personagens ressaltam a importância da segunda dose da vacina, do distanciamento social e do uso de máscara.  

* Mas convenhamos, né minha gente? de nada adianta Zé Gotinha e sua família usarem máscaras e se protegerem, se o próprio presidente da República não der esse exemplo. Pois, ontem mesmo no dia do lançamento da campanha do MS, Bolsonaro foi a uma solenidade sem máscara e promoveu – mais uma vez – uma grande aglomeração.  

 

Importante  

* O professor doutor Reginaldo Gomes, da Universidade Federal de Roraima, lançou ontem por meio de Conferência online, duas novas obras. Trata-se dos títulos: “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” e “Amazônia Caribenha: Memória e História. 

*  O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima”. O pesquisador é doutor em História Social pela USP, onde também foi professor visitante; também foi professor visitante na Universidade do Suriname em 2018, Professor Reginaldo, é titular do curso de História na UFRR.  

?

Cap. Ana Cláudia de Santana Mourão , sub comandante do 2* Batalhão da Polícia Militar de Roraima, recebendo homenagens hoje por conta de sua troca de data

 

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, nosso colega jornalista, José Maria Gomes Carneiro (papai do nosso colega, Junior Carneiro, titular da Coluna Okiá/Folha).  

*  Também de aniversário hoje, Ordália Santos, Nirlia Ferreira, Larissa Mendes, e Katiana Magalhães.  

*  Ainda trocando de data nesta quinta-feira, Mayara Cardoso, Maria Dantas e Rogéria Lopes.  

* Durante a sessão plenária de ontem na Assembleia Legislativa de Roraima, a deputada Lenir Rodrigues, fez pronunciamento chamando a atenção para o crescimento dos números de casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, que aumentaram significativamente no Estado.  

* A parlamentar lembrou que no próximo dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  

* Lenir também citou a campanha ‘Faça Bonito’, que este ano completa 21 anos e busca sensibilizar e informar a população sobre o tema. “São campanhas como essa que levam informações às crianças e jovens nas escolas de todo o Estado” – Disse ela!   

 

Campeã de Xadrez,  acadêmica de Direito da UFRR, professora de Inglês e Espanhol. Essa é Vitória Moura,  que hoje completa 18 aninhos ao lado da sua linda mamãe, psicóloga Geórgia Moura   

 

Tá Valendo  

Da Hora  

* Estão abertas até o dia 31 deste mês, as inscrições para vagas com salários de até 4 mil reais na Embrapa, que irá disponibilizar bolsas, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), para a realização de serviços especializados em atividades de pesquisa para o desenvolvimento de aplicativo para celular (APP). 

 

Vacinação  

* Começa hoje a vacinação contra Covid de mais de 300 policiais penais que atuam nas unidades prisionais do Estado. O Governo informou ainda que o objetivo é acelerar a vacinação contra a covid-19 e garantir que o maior número de pessoas seja protegido contra a doença. 

A maravilhosa Stela Pinheiro, segue recebendo homenagens por conta de sua troca de data