Social

COLUNA SOCIAL 11969

Com Nada

* É hoje, o depoimento de Mayra Pinheiro, na CPI da Covid. A “Capitã Cloroquina”, como ficou conhecida por sua ferrenha defesa do “tratamento precoce” com o medicamento inservível para coronavírus, pretendia ficar em silêncio durante a oitiva, mas o STF negou seu pedido. Assim, ela terá que explicar, entre outras coisas, sobre o aplicativo TratCov de sua autoria, que foi instituído pelo Ministério da Saúde e recomenda ‘tratamento precoce’ pra Covid, diagnosticando e passando receita virtual em 5 minutos. Tanto que, um repórter do Estadão, entrou no APP como sendo um bebê de 3 meses, e após especificar os supostos sintomas o aplicativo prescreveu (pasmem), cloroquina.

Com Tudo

* O defensor público geral do estado de Roraima, Dr. Stelio Denner, anunciou ontem o lançamento do edital para a realização de Concurso Público para o cargo de defensor. De acordo com o defensor geral, o edital será lançado na última semana de junho e será feito pela renomada Fundação Carlos Chagas. Ele adiantou também, que a princípio serão disponibilizadas 80 vagas (cadastro reserva). Poderão concorrer no certame, qualquer pessoa formada em Direito até a data da realização das provas. Porém, para que seja empossada no cargo de defensor, o candidato aprovado precisa ter inscrição na OAB até o dia da posse, conforme prevê a Lei Estadual vigente.

Alaíde Duarte, ficando um ano mais maravilhosa. Na foto, ela divide clic com o marido, Tiago Kawauti e o filho Lucas

Akuanduba

* A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Akuanduba, que investiga crimes contra a administração pública envolvendo a exportação ilegal de madeira para a Europa e Estados Unidos, na qual, são alvos o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Ibama, Eduardo Bim.

* Foram expedidos 35 mandados de busca e apreensão na Operação, que envolveu 160 policiais federais em endereços de Brasília, São Paulo e Pará. Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, e além das buscas, o STF determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do ministro Salles, de servidores do Ibama e o afastamento preventivo de agentes, além do próprio presidente do IBAMA.

Akuanduba II

* A Polícia Federal costuma dar nomes inusitados as suas Operações e a mais recente, que investiga crimes ambientais praticados por quem tem a obrigação institucional de defender a natureza, recebeu o nome de “Akuanduba”, divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam a margem esquerda do rio Iriri, no estado do Pará.

* Reza a lenda, que Akuanduba tocava sua flauta para trazer ordem ao mundo, mas um dia, por causa da desobediência dos seres humanos, eles foram lançados na água e os poucos sobreviventes tiveram que aprender do zero como dar continuidade à vida. Embora um pouco tarde, pois o estrago ambiental é grande, a PF começou a tocar a flauta de Akuanduba.

Desenlace

* Pelo visto, durou pouco, o casamento do jogador de futebol roraimense, Thiago Maia, com a cantora gospel, Isadora Pompeu, ocorrido em 28 de fevereiro deste ano, numa casa de eventos no Lago Buriti-Rio de Janeiro, com uma mega festa. Mas confirme observado pela grande mídia, desde meados de abril, tanto o jogador quanto a cantora, deixaram de se seguir nas redes sociais e apagaram todas as fotos.

* Fazendo as contas direitinho, os dois ficaram casados, somente por cerca de três semanas. E até o momento, embora não faltem “especulâncias” sobre o caso, ao certo mesmo não se sabe o que teria causado o desenlace do jovem casal, ainda em pleno período de lua de mel.

Coroação

* Este ano, a Coroação de Nossa Senhora, evento realizado anualmente pelo Claretiano – em homenagem à Nossa Senhora de Medjugorje, conhecida também como Rainha da Paz – devido a pandemia, será virtual. A celebração pelos 40 anos da aparição de Nossa Senhora de Medjugorje, acontecerá no sábado, 22, as 18h em formato Live.

* A transmissão ao vivo será realizada pelo Youtube, no canal Claretiano – TV (https://claretia.no/OmGyn) e pelo Facebook na fanpage do Claretiano – Colégio (@claretianocolegiobvt), com duração estimada de uma hora o evento seguirá a tradição das últimas edições. E, como aconteceu em 2020, todos poderão ter acesso à cerimônia no conforto de casa.

Dr. Ronald Rossi Ferreira, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, será homenageado pela advocacia baiana

Rápidas

* A coluna de hoje, é dedicada a querida Reacilda Magalhães (amada do coronel Wilson Silva), que hoje fica um ano mais maravilhosa.

* Também trocando de data hoje, Carlos Eduardo Correa, Rafinha Lima, Jordânia do Valle e Nelgia Miranda.

* Mesmo com tantas mortes, a população está cada vez mais se comportando como se já não estivéssemos mais em pandemia.

* A cada dia que passa, aumentam mais as aglomerações de todas as naturezas, especialmente aquelas mais desnecessárias, como as grandes festas, já não mais tão clandestinas assim…

* Os profissionais de saúde estão exaustos, muitos foram infectados e outros morreram e alguns encontram-se afastados por conta de graves seqüelas da doença.

* Os policiais já não agüentam mais viver se dedicando a dispersar aglomerações, quando deveriam estar cumprindo seu papel institucional de combater crimes.

* Tudo por conta da falta de consciência das pessoas, mesmo com todo mundo sabendo que já não existe mais grupo de risco e que as novas variantes matam pessoas de todas as idades, inclusive quem nunca teve nenhuma comorbidade.

Coronel Vanisia Santos, ilustrando a coluna desta quinta

Tá Valendo

Homenagem

* Nas comemorações dos 75 anos da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, a diretoria da CAAB homenageará o advogado roraimense Ronald Rossi Ferreira, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima. Na próxima terça-feira, 25, em solenidade virtual, o presidente da CAARR receberá a “Medalha 75 Anos CAAB”, em reconhecimento e agradecimento pelo apoio dado à advocacia baiana.

Operação Inverno

* Representantes do Corpo de Bombeiros de Roraima e da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil Estadual reuniram com o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General Adriano Fructuoso da Costa, para estabelecer parcerias para atuação na Operação Inverno 2021, que está levando ajuda a todos os municípios atingidos pelas cheias dos rios no interior de Roraima.

A atuante delegada, Jaira Farias, celebrando sua idade nova, ao lado da linda médica, Aline Portela