Social

COLUNA SOCIAL 12048

Com Nada 

* Todo mundo já denunciou a presença de invasores na TI Yanomami, invadida por mais de 20 mil pessoas, entre as quais garimpeiros ilegais, donos de maquinários, traficantes, pistoleiros, pilotos da aviação clandestina, donos de bordeis, prostitutas e etc do gênero. Os criminosos que mudam leitos de rios e os transformam em lama, contaminam as águas com mercúrio e causam danos irreversíveis ao meio ambiente, não respeitam ninguém. Matam indígenas, inclusive as criancinhas, enfrentam a policia Federal a bala e transformaram aquela área em terra sem Lei. Recentemente, um grupo armado, assaltou a Estação Ecológica da ilha de Maracá, onde fizeram reféns, levaram tudo e ficou por isso mesmo.  

Com Tudo  

 A Universidade Federal de Roraima ganhará um novo espaço de pesquisa e extensão nesta sexta-feira, 4 o Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários “ShunjiNishimura”. A cerimônia de entrega será feita pelo reitor Geraldo Ticianeli, às 9h, no campus Cauamé, que abriga o Centro de Ciências Agrárias,  localizado próximo à BR 174, logo após a ponte sobre o rio Cauamé. O novo laboratório funcionará no espaço antes ocupado pelo Laboratório de Celulose e Papel. O prédio foi revitalizado e agora volta a ter condições de uso para as atividades acadêmicas, onde haverá aulas práticas, treinamentos e capacitações, para acadêmicos do curso de Agronomia, egressos, técnicos e produtores rurais.  

Almeres Ferreira e Soraya Nagm, ainda em clima de comemoração da idade nova dele 

Vulneráveis 

* Enquanto os invasores, transformaram a Terra Indígena Yanomami –

literalmente – em Terra Sem Lei, os indígenas vulneráveis e desnutridos

deixam as aldeias e perambulam pelas ruas de outras cidades. Em Mucajaí e Caracaraí há famílias inteiras de indígenas Yanomami, que não falam nem entendem Português, estão entregues à própria sorte e em estado de

vulnerabilidade extrema.  

* Em Boa Vista, em plena Av. Ville Roy (em frente ao mercado Municipal Romeu Caldas), formou-se uma favela, com condições insalubres e

inabitáveis, cobertas com lonas e papelões, onde indígenas de várias idades se amontoam, deixando claro o tamanho do abandono ao qual estão

submetidos. Mas, fazer o que, se quem tem o dever Institucional de proteger os índios, agora é quem os persegue?    

Desnecessário  

* E quando se achava que o episódio entre a cantora gospel Isadora Pompeu e o jogador do Flamengo, Thiago Maia, já tinha dado ruim por causa da

meteórica separação do ex-casal que havia oficializado união em fevereiro deste ano, eis que surge mais uma treta, que tomou conta dos blogs de fuxico nacionais. 

* Tudo porque, ela veio a público por meio se suas redes sociais, dar a sua versão para o desenlace. Na verdade, ela nem precisava ter feito esse tipo de justificativa, que diga-se de passagem, só prejudica a imagem de ambos, em especial a dele, que não se pronunciou sobre o episódio, no que aliás o faz muito bem. Até porque, esse é um assunto pessoal, que só diz respeito a

ambos. Além disso, tem coisas que quanto mais se mexe, mais cheira mal.  

Importante  

*A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania)  solicitou ao Governo de Roraima atendimento psicológico para os filhos das vítimas de violência doméstica, durante pronunciamento, na sessão ordinária,  de ontem quando a parlamentar alertou que o desenvolvimento social e emocional da criança ou adolescente pode ser afetado ao presenciar esse tipo de crime no lar. 

* Lenir lembrou que Roraima lidera o ranking de violência doméstica no país e que no ano passado, em média, 11,92 mulheres sofreram com esse crime por dia, segundo dados da Polícia Militar. O Estado aparece em primeiro lugar com relação às taxas de homicídio do público feminino, um aumento de 93%, segundo o Atlas da Violência 2020.   

Médicos  

* Durante essa pandemia, temos visto verdadeiros heróis da vida real, que decididamente, são os profissionais da área da saúde, em especial os médicos. Entretanto, episódios recentes envolvendo alguns profissionais dessa categoria, tem deixados a maioria passada de tanta vergonha alheia.  

* São médicos que prescrevem medicações que comprovadamente não servem pra doença que o paciente possui e ainda piora o quadro clinico por conta de efeitos colaterais; médica que enxerga um órgão reprodutor masculino na porta da Porta da Fiocruz, quando era apenas a logo da Fundação; médica que não sabe a diferença entre vírus e protozoário; médico preso no exterior por assediar mulher e por aí vai… 

Dona Domingas dos Anjos, celebrou recentemente, 102 anos de lucidez e tradição  

Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a cerimonialista Peta Marques, que nesta quinta-feira, fica um ano mais maravilhosa. 

* Também trocando de data hoje, nosso colega jornalista Leandro Freitas, a ex-senadora Marluce Pinto e o defensor público, José João Pereira.  

* Ainda de aniversário hoje, Juscilene Lima Campos, José Ovídio da Silva, Raquel Machado e Roseane Wanderley.  

* Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de Roraima divulga o edital de seleção para corretores de redação em língua indígena para atuarem no Processo Seletivo Específico Indígena – PSEI 2021.  

* A inscrição ocorre do dia 8 ao dia 14 deste mês e deverá ser realizada exclusivamente no endereço eletrônico: https://cpv.ufrr.br/seletivo/ 

* A inscrição será realizada de forma online pelo próprio candidato, sendo de sua responsabilidade todas as informações fornecidas e digitadas no formulário.  

* O candidato deverá preencher a inscrição com números telefônicos próprios ou de contato para que a CPV consiga entrar em contato. Interessados, poderão acessar o edital AQUI

Professor Ronner Távora (Academia Owner Body and Mind) ladeado por Juliane Filgueiras e Patrizia Rocha  

Ta Valendo  

No STF 

* Ontem, a ministra a Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou  a abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles a pedido da  Procuradoria-Geral da República.  

Na CPI 

* O depoimento da médica infectologista Luana Araújo, revelou que nem tudo está perdido nesse país. Ela deu uma aula sobre a ineficácia da cloroquina no combate ao coronavírus.  

A nutricionista Maressa Braga, segue recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data