Social

COLUNA SOCIAL 12128

Com Nada 

* Mais um golpe virtual brotou recentemente e já está fazendo vítimas desavisadas. Trata-se de transferências bancárias fakes, em que a pessoa recebe um pix de determinado valor na Opção agendada, e fica sem entender de onde veio a transferência. Mas em seguida, recebe uma mensagem via whatsApp de alguém aflito, dizendo que transferiu pra pessoa errada e pedindo que o dinheiro seja devolvido. É muito importante prestar bem atenção e não transferir a quantia agendada. O ideal, é dizer pra pessoa que devolverá o valor, tão logo o dinheiro caia efetivamente na sua conta.  

 

Com Tudo  

* A cantora e compositora Ana Lu foi uma das contempladas pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Cultura com recursos da Lei Aldir Blanc, e lança um resumo de sua carreira artística. O pocket rio, Acústico Beira-Rio, traz um pouco de cada vertente musical que pratica. O novo trabalho tem reggae, que é a sua principal raiz; o hip hop; o reggaeton e carimbó, tudo isso com um toque da música latina, pela natural influência fronteiriça. Para saber mais sobre o trabalho da artista roraimense, basta acessar suas redes sociais: no Facebook.com/oficialanalu

Luiza e Anderson Paracat, em clic exclusivo para a coluna 

Cobrança  

* A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sintjurr), Ariana Coêlho, voltou a cobrar que o Projeto de Lei da Revisão Geral Anual dos Servidores do Tribunal de Justiça de Roraima, seja enviado para apreciação e votação na Assembleia Legislativa de Roraima. 

* A sindicalista afirmou que no início do mês, questionou o atraso do envio e, lhe foi informado que a proposta estava em tramitação regular com instrução em andamento nos setores administrativos do TJRR. Porém, na última sessão do Pleno, foram aprovadas gratificações e vantagens para os magistrados, mas os servidores continuam em segundo plano – Denunciou!. 

  

Cobrança II 

* Ainda de acordo com a presidente do Sintjurr, o Sindicato esclarece que não está cobrando nenhum aumento salarial, apenas  reivindicando a revisão anual, que é um direito constitucional dos servidores garantido pela Carta Magna de 1988 e que segundo a sindicalista o Tribunal estaria protelando, prejudicando centenas de profissionais.  

* Ariana Coelho afirma, que o procedimento encontra-se instruído, com impacto orçamentário e parecer favorável, contudo, caminha a passos lentos. “Já estamos no meio do ano e  projeto não foi enviado para a Assembleia, o que tem causado um descontentamento geral entre os servidores que, mesmo na pandemia, seguem trabalhando” – Concluiu !  

  

Do Fundeb 

* A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou este mês, a criação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção, Desenvolvimento da Educação Básica). O Projeto de Lei foi proposto pelo Governo do Estado e visa tornar mais acessíveis as informações sobre o Fundo.   

* A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que participou da votação de forma remota, justificou seu voto favorável ao projeto. “O Conselho sempre existiu e hoje está havendo apenas uma readequação à legislação estadual, isso é importante para que a população entenda melhor seu funcionamento” – esclareceu a parlamentar, que já foi secretária de Educação por duas oportunidades.    

 

 

Fake dos Fakes  

* A ministra Carmem Lucia, a pedido da Policia Federal, decide suspender os processos sobre a investigação de extração ilegal de madeira, que estavam na Justiça Federal do Pará, como uma forma de evitar impunidade. O caso defendido pelo ministro Ricardo Salles, resultou na maior apreensão de madeira da nossa história e virou um escândalo internacional.  

* Paralelamente, indígenas de todo o Brasil se mobilizam e conseguem que a Força Nacional de Segurança intervenha na Terra Indígena Yanomami que vem sendo destruída pela ação de mais de 20 mil garimpeiros. Mesmo assim, ontem,  deputada federal Carla Zambelli, fez publicação em suas redes sociais, afirmando que “Estudo da ONU aponta que Brasil é líder na proteção de florestas” . Que tal !?! 

 

A linda cantora e compositora Ana Lu, filha dos queridos Túlio e Lindalva Pinto, é só sucesso. A artista roraimense, que brilha em toda a região norte, acaba de ser contemplada pela Lei Aldir Blanc 

 

Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a maravilhosa Carmem Sá, que hoje fica um ano mais querida.  

* Também trocando de data hoje, Élida Loureiro, Avanísio do Nascimento, Manoel Messias Muniz Lima e Claudionara Ribeiro.  

* * Logo mais as 19h desta quinta-feira, 17, acadêmicos do curso de Turismo da UERR (Universidade Estadual de Roraima) promovem uma aula online com dicas sobre “Como estudar nos EUA: um passo a passo para mestrados e doutorados” 

* O evento on line, acontecerá via plataforma Zoom e conta com a colaboração da EducationUSA.  

* A EducationUSA, é a ede soficial do Governo americano para informações sobre estudos nos Estados Unidos.  

* A aula virtual, terá a participação da orientadora Regina Toazza, do escritório do EducationUSA, em Curitiba. 

A querida,  Edilene Pereira, recebendo homenagens nesta quinta, por conta de sua troca de data  

 

 

Ta Valendo  

Exposição  

* A Acnur – Agência da ONU para Refugiados, em parceria com outras organizações, estará realizando nesta quinta-feira, 17 e na sexta-feira, 18, exposição de artesanato alusiva ao Dia Mundial do Refugiado. Os produtos são trabalhos de refugiados e migrantes abrigad
os pela Operação Acolhida.  

 

Anarriê 

* Em alusão ao período de São João, a Prefeitura instalou decoração junina em diversos pontos estratégicos da capital, como forma de manter viva a tradição do maior arraial da Amazônia, o Boa Vista Junina, que este ano, também acontece em formato online, devido à pandemia de Covid-19. 

ila.morais.

O escritor, teatrólogo e ativista ambiental, Miranda De Aquino, também conhecido como, Zezé Maku, no clic de Tony Souza