Social

COLUNA SOCIAL 12264

Com Nada

* O mundo assiste impotente, o Pantanal novamente ardendo em chamas, com o fogo incontrolável destruindo não só a vegetação nativa, mas colocando em risco toda a biodiversidade da região, habitat natural de incontáveis espécies de animais, muitos deles em extinção, que lutam pra sobreviver diante da perversidade, do descaso e da irresponsabilidade dos humanos. E nesse mais recente episódio, a queimada que se alastrou de forma preocupante, poderia ter sido contida, não fosse a total desatenção com o meio ambiente. Dos únicos dois carros pipas do local onde o fogo começou, um estava sem água, o outro com a bomba danificada.

Com Tudo

* Um grupo de 30 pessoas, participou recentemente de uma Expedição de UTV, intitulada “Rota das Emoções”. Os 11 veículos que participaram da aventura, percorrera importantes points turísticos (Lençóis – Delta – Jeri – Cumbuco), foram levado numa carreta cegonha até Maranhão, onde a jornada começou pelos Lençóis, passamos pelo Piauí, até chegar em Cumbuco no Ceará. O grupo cruzou várias cidades, onde era recebido com festa e muito carinho por populares. A maioria dos integrantes era de Boa Vista, mas tinha também gente de Manaus, Curitiba, Rio Branco e Santarém. Expedição foi organizada pela Evolution PowerSports RR.

Monya Leite e Enison Eda, integraram o grupo de 30 pessoas que participou recentemente da Expedição de UTV, “Rota das Emoções”

Ambiental

* Ainda sobre o meio ambiente, as terras indígenas da Amazônia vem sendo devastadas por ação de madeireiros e garimpeiros, que além do desmatamento criminoso, estão destruindo tudo, contaminando as águas com mercúrio pra retirada de ouro. As áreas ocupadas tradicionalmente pelos índios munduruku, caiapó e yanomami são as mais afetadas.

* O Ministério Público Federal até tenta pelo menos amenizar o avanço do desastre ambiental, mas não consegue conter as ações dos criminosos, devido a desarticulação sistemática dos órgãos fiscalizadores e o completo descaso da atual gestão com essa preocupante questão. Ou seja, o ex-ministro Ricardo Salles era só “a ponta do iceberg”…

Ambiental II

* A propósito, tal e qual o Ministério da Saúde tentou fazer com as informações sobre os dados da pandemia de Covid 19 no nosso país, sendo necessária a criação de um consócio de veículos de comunicação pra manter a população atualizada, o Governo Federal numa manobra inédita, agora resolveu acabar com o desmatamento e as queimadas no Brasil.

* Foi dada a ordem para retirar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, a atribuição de divulgar os dados sobre alertas de incêndios e queimadas em todo o País. O órgão, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, era responsável pelo monitoramento e divulgação diária desses dados técnicos. Agora quem é o responsável (pasmem!!!) é o Ministério da Agricultura.

Atendimento

*A médica Cintia Vanette, estará atendendo em Boa Vista, no período de 19 a 31 deste mês, no Instituto Roraimense de Otorrino – localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 940, Aparecida. Os interessados que desejarem agendar consultas nesse período, basta entrar em contato pelos telefones (95) 99131-1279 e (95) 3224-5016.

* A Dra. Cintia Vanette, graduada em Medicina pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, com residência Médica em Otorrinolaringologia, mestre em Medicina e Fellowship em otorrinolaringologia geral com foco em Cirurgia Plástica Facial pelo Hospital IPO e tem vasta experiência nessa área.

Na PGR

*As declarações do presidente Jair Bolsonaro ameaçando a realização das eleições d e 2022 e suas acusações sobre a segurança das urnas eletrônicas, levou um grupo de cinco subprocuradores-gerais da República, a encaminhar um pedido de abertura de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro ao procurador-geral Augusto Aras.

*Eles representam metade do Conselho Superior do Ministério Público Federal e entendem que a PGR deve ter uma atuação preventiva na defesa das eleições do próximo ano e pedem a instauração de ação preparatória eleitoral para identificar e coletar elementos com evidência de abuso de poder de autoridade, que atentem à existência e à normalidade da eleição presidencial.

Cristiano Crizpim recebendo homenagens por conta de sua troca de data

Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, a médica Kelly Fraga, Mariana Jordão, Bia Fortes e Fábio Alencar.

* A partir do mês de agosto, em Roraima será antecipada em 30 dias a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca.

* Desta forma, o intervalo será reduzido de 90 para 60 dias, uma vez que grande parte da população em Roraima já tomou a primeira dose e a imunização é alcançada pela aplicação das duas doses do imunizante.

* A medida, garantirá um avanço maior na proteção da população e de acordo com o secretário de saúde, Airton Cascavel, a decisão é resultado do diálogo desta semana com o Ministério da Saúde.

*O secretário explica que a medida é válida inicialmente para a vacina AstraZeneca e que serão aguardadas as orientações do MS sobre os demais imunizantes.

* Na verdade, a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer, é que deveria ser antecipada, porque no resto do mundo, o intervalo da primeira pra segunda dose é de 21 dias.

*Mas no Brasil, o Ministério da Saúde (talvez por falta de doses disponíveis), decidiu ampliar esse espaçamento para 90 dias.

A linda, Ádria Cavalcanti: um ano mais preciosa

Ta Valendo

Bolsa Atleta

* Atletas e paratletas de alto rendimento de modalidades olímpicas ainda podem participar do Programa Bolsa Atleta, que está com inscrições abertas até esta quarta-feira, 14. Os interessados devem preencher todos os campos dos formulários e declarações solicitados no edital, no endereço eletrônico www.boavista.rr.gov.br/bolsa-atleta, ou solicitados por meio do e-mail: [email protected].

Importante

* Visando aprimorar ações de gestão e fiscalização contratual que envolvem, além dos aspectos legais, as dimensões de eficiência, eficácia e efetividade, a Universidade Federal de Roraima realizará nesta sexta-feira, 16, a Capacitação de Fiscalização e Contratos, a partir das 8h no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A capacitação será ministrada por técnicos da Controladoria-Geral da união (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU)

A médica Cintia Vanette, estará atendendo em Boa Vista, no período de 19 a 31 deste mês, no Instituto Roraimense de Otorrino