Social

Coluna Social 15 07 2016 2719

Em Baixa* Todo ano de eleição é a mesma coisa. Muita gente se candidata, mas não faz campanha para si próprio ou pede votos para terceiros. Tanto que já houve casos de candidatos que não tiveram um único voto. Ou seja, não votaram em si mesmos. E sabem por quê? Porque a maioria dos candidatos com esse perfil são funcionários públicos que se utilizam dessa prerrogativa para passar o período eleitoral sem trabalhar, recebendo integralmente. Simples assim! Em Alta * Os coordenadores de ações cadastradas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da UFRR têm até o dia 22 deste mês para solicitar auxílios financeiros que serão concedidos por meio do Programa de Apoio a Ação de Extensão. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Extensão, sala 421, Bloco IV, Campus Paricarana. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 3621-2621 ou 98411-7074. O edital está disponível no site prae.ufrr.br

O secretário de Estado da Saúde, César Penna, e sua esposa, Andréia, especial para a Coluna

Candidatos I* A propósito, esse ano, em Boa Vista, 120 servidores públicos entraram com pedidos de afastamentos nos órgãos onde trabalham para concorrer às eleições municipais. Desses, apenas 20 foram concedidos. * E quem tiver com a intenção de apenas fingir que será candidato só para não trabalhar, terá problemas desta vez. É que o Ministério Público Eleitoral intensificará a fiscalização no sentido de coibir o que chama de “candidatura fraudulenta”. Candidatos II* Na verdade, os candidatos que tiverem votação ínfima (tipo meia dúzia de votos, por exemplo), não fizerem campanha e apresentarem prestações de contas com despesas irrisórias, terão de explicar-se ao Ministério Público Eleitoral. * Esses são alguns dos itens suspeitos e que, por conta disso, serão investigados durante o decorrer do pleito. Caso seja comprovada a candidatura fraudulenta, o servidor público será processado por improbidade administrativa.  Importante I* O titular da SEPLAN, Alexandre Henklain, entregou, essa semana, ao líder indígena Davi Kopenawa Yanomami e a representantes de órgãos parceiros daquela pasta, cópia do último texto do Projeto Ajarani, que tem previsão de início para janeiro de 2017. * O projeto-piloto objetiva garantir segurança alimentar aos povos indígenas Yanomami e Yekuana por meio de produção de espécies frutíferas, madeiráveis e culturas anuais associadas ao manejo de bovinos.Importante II* Criado para atender à demanda apresentada pelos povos Yanomami e Yekuana, o Projeto Ajarani vem sendo construído ao longo de três meses em discussões periódicas com a participação de associações indígenas e vários órgãos de todas as esferas.* E, segundo o líder yanomami, Davi Kopenawa, o interesse no desenvolvimento de um projeto agroflorestal na região do Ajarani, na Terra Indígena Yanomami, foi motivado pela necessidade de produção de alimento em área prejudicada pelas sucessivas estiagens dos últimos anos.

Grupo Pagode com Stylo, formado pelos jovens músicos PH Craz, Matheus Garcia, Marcos Felipe, Richard Santos, Gary Filho, Irinaldo Santos e Nilson Pimentel

Greve * Os professores da Rede Estadual de ensino realizaram ontem “paralisação de advertência”, segundo o Sinter, por conta do não cumprimento de acordo da Secretaria de Educação com a categoria.* Caso não haja solução, o próximo passo geralmente é greve de três dias e, na sequência, greve geral.  No Domus* O espaço Domus será palco (em 360º) da incrível efervescência Medweiser, que promete bombar na noite de sábado.* As atrações do evento serão: DJ Andrezinho, Fabinho Faria e banda e mais as bandas Forró diLoko e a descolada Back Country. Da Hora * Um grupo de professores do Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação vai realizar, em Roraima, no período de 27 a 29 de julho, no Corpo de Bombeiros, o 1º Encontro sobre Altas Habilidades/Superdotação. * O Encontro visa um atendimento pedagógico mais eficiente aos alunos da rede pública e privada que possuem altas habilidades ou são considerados “superdotados”. Os contatos podem ser realizados pelos telefones (095) 9917-6167, (095) 98123-5225, (095) 98114-4959, no WhatsApp (095) 99113-0308 ou pelo email [email protected].

Aldenora de Magalhães Pamplona, feliz ao colar grau em Direito

Trânsito Livre* A página de hoje é dedicada ao querido amigo Edmilson Júnior (Jr. Formaturas), que hoje recebe quilométricas homenagens por conta de sua troca de idade. * Também inaugurando idade nova hoje, Clenúbia Brito, Cínara Costa e o Sr. Raimundo Marques.* A UFRR prorrogou, até o dia 20 de julho de 2016, as inscrições no concurso público para técnicos administrativos.* As vagas são para os níveis fundamental, médio e superior. O edital, a legislação exigida e provas antigas podem ser consultadas no portal www.ufrr.br.

Lorraina Borges e Juscelino Soares, em clic-registro de seu recente casamento pelas lentes de Saulo Oliveira

Vale Conferir Enlace * Marcela Ferreira Gomes e Evandro Rodrigues, juntamente com suas famílias, recebem hoje os mais chegados na residência dos pais dela (Regina e Natanael Gomes) para um jantar especial em comemoração ao seu enlace. Hoje * Os Cursos de Ciências Biológicas da UFRR estarão realizando hoje no Campus do Paricarana, a partir das 19h, um arraial, com danças tradicionais, comidas típicas e shows ao vivo em prol da 15ª Semana da Biologia.