Social

Coluna Social 15 12 2018 7390

COM NADA

* E mais uma vez os compradores de imóveis de boa fé estão sendo prejudicados, por conta de decisão judicial. O Cartório de Imóveis está fazendo o arresto de todos os terrenos que foram adquiridos e transferidos por terceiros de qualquer um dos envolvidos na Operação Escuridão, inclusive os que foram comprados diretamente da Imobiliária de um dos acusados. Com isso, os casos de financiamentos e construção de imóveis em terrenos agora se encontram com restrição.

COM TUDO

* Durante a Missa de Sétimo Dia do ex-governador José de Anchieta, na última quarta-feira na Igreja Consolata, um ato ocorrido entre dois políticos de Roraima recebeu aplausos efusivos da multidão que estava no local. Brigados publicamente desde antes do período da campanha, o presidente da Assembleia Jalser Renier e a deputada federal Shéridan não só se falaram, como se abraçaram. Momento de muita emoção, fé e perdão, realmente merecedor de aplausos!

Maravilhosa D. Lourdes Pinheiro, ladeada pela bela Caroline Maduro e seu amado Pedro Arthur Rodrigues

Mal Estar

* Ainda sobre a questão da decisão da Justiça que penaliza proprietários de imóveis adquiridos da empresa de um dos investigados na Operação Escuridão, Data Máxima Vênia, só pode ter havido um equívoco.

* Até porque a imobiliária em questão era dona desses imóveis muito antes de qualquer um de seus donos ao menos pensar em entrar para a política. Uma situação no mínimo incômoda, que está penalizando pessoas de bem e causando um grande mal estar na sociedade.

Mais Uma

* A Polícia Federal desencadeou ontem pela manhã mais uma operação, com 12 mandados de busca e apreensão e 10 de prisões preventivas, originadas de inquérito que investiga irregularidades em contratos do Governo do Estado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

* Traduzindo em bom Português: a Operação Zaragata investigou o transporte escolar em Roraima. A ação teve a parceria da Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal e Ministério Público de Roraima.

Graciela Oliveira, em clic by Cris Vídeo

Zaragata

* Como de praxe, as Operações da Polícia Federal sempre recebem nomes inusitados e a mais recente em Roraima, desencadeada na manhã de ontem, foi batizada de Zaragata e investigou o transporte escolar no Estado.

* Certamente a maioria das pessoas não sabe o que a palavra quer dizer, mas a gente explica: Zaragata tem origem no castelhano (espanhol) e quer dizer desordem, alvoroço confusão, balbúrdia, zaragalhada.

Expectativa

* Recentemente dissemos aqui que uma fonte da Coluna havia adiantado que, depois da recente Operação Escuridão, ainda haveria mais duas em Roraima, provavelmente esse ano. Uma sobre o transporte escolar e outra na saúde, exatamente nessa ordem. 

* E que a única dificuldade pra acontecer ainda este ano era arrumar acomodação pra tanta gente investigada. A do Transporte Escolar já ocorreu! Aliás, diz que a da área da Saúde será a Operação das Operações! Quem (sobre) viver verá!

Da série “Locutores da Rádio Folha FM 100.3”, Mario Freitas é quem pilota o programa “Som de Casa” (entretenimento), das 9h ao meio-dia de sábado

Inusitado

* Essa deu no Giro Folha de Notícias! Uma senhora estava caminhando na via pública quando foi interceptada por dois elementos em uma moto. O garupa desceu apontando uma arma e pegou sua bolsa.

* Nesse momento, ela começou a chorar e implorar para os ladrões não levarem seus documentos, seu celular (daqueles que só liga e recebe chamada) e a única cédula de 20 reais que tinha. Penalizado, o assaltante devolveu seus pertences e ainda lhe deu 50 reais.

#RÁPIDAS

* Inaugurando idade nova neste sábado Coronel Uzi Brizola, Aurisfran Feitosa e José Maria Rodrigues Neto.

* Amanhã quem troca de data é o Dr. Jesivaldo Batista, Rogério Polisellie Rigoberto Araujo de Morais.

* O Detran-RR deu início ontem à Operação “Rodovida Integrada”, em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Polícias Civil e Militar.

* A ação ocorre simultaneamente em todo o País e vai até o dia 10 de março de 2019. Trata-se de uma iniciativa de enfrentamento à violência no trânsito que reúne as três esferas de governo simultaneamente com objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes.

* Conforme o diretor presidente do Detran, Igo Brasil, a Operação ocorrerá de forma coordenada e sistêmica, dentro dos respectivos eixos de competência, com o principal objetivo de reduzir acidentes.

PERFIL

Senador Telmário Mota: “Estou pronto para colaborar nas boas ações para o país e nosso estado”

* O roraimense Telmário Mota é formado em Economia e Contabilidade, começou sua vida política como vereador do Município de Boa Vista, onde atuou por um mandato e meio (seis anos). Eleito senador em 2014, quatro meses após sua posse, se tornou vice-líder do Governo Federal e com isso conseguiu tirar as terras do chamado Parque do Lavrado. Teve participação efetiva na questão da erradicação da febre aftosa e do combate à mosca da carambola e em dezembro de 2015 liberou a licença (Funai e Ibama) para passar o Linhão de Tucuruí, que hoje está novamente emperrado. Pela primeira vez liberou verba para o Incra. Além disso, alocou verba para os Distritos que cuidam da saúde dos povos indígenas, R$ 5,8 milhões. Telmário Mota foi considerado o melhor senador de Roraima e o 6º melhor do país pelo Atlas Político do Brasil, além de melhor senador para os municípios, pela CNM.

* O que o levou a entrar para a vida política?

Tirar o nosso Estado da condição de mais pobre do Brasil, combater a corrupção e colocar Roraima no topo do crescimento e desenvolvimento socioeconômico do País.

* Como conseguiu tantas emendas pra Roraima em tão pouco tempo se no primeiro ano de mandato não tem emenda?

No primeiro mês de mandato, eu consegui a vice-liderança do partido. Com quatro meses de mandato, eu era vice-líder do Governo Federal. Nunca Roraima viu um parlamentar federal assumir essa posição de destaque em tão pouco tempo. Isso me deu mais acesso aos recursos e a
os ministérios. Por isso, com menos de quatro anos de mandato, já destinei para Roraima R$ 132 milhões em recursos.

* Na sua opinião, porque o Atlas Político do Brasil lhe considerou o melhor Senador de Roraima e o 6º melhor do país?

Atribuo à minha posição de liderança logo nos primeiros meses de mandato, à quantidade de recursos destinados, à retirada dos quatro principais gargalos ao desenvolvimento do estado: Parque do Lavrado, a licença para passagem do Linhão de Tucuruí, Febre Aftosa e Mosca da Carambola. Também em grande parte pelo meu posicionamento firme na tribuna no combate à corrupção, à minha ficha limpa, à minha assiduidade, enfim, ao meu trabalho.

* Apesar disso, sua candidatura ao Governo do Estado teve votação inexpressiva. A que Vossa Excelência atribui esse fato?

Enfrentei dois grandes adversários. Combati o maior corrupto do Estado e dono da maioria dos meios de comunicação de Roraima. Enfrentei fake news o dia todo desses meios e de um exército de disseminadores de notícias falsas na internet. Eles atribuíram a mim erros de seus mandatos. Além de se dizerem meus eleitores e estarem arrependidos. Isso entrou na cabeça das pessoas. O espaço que eu tinha para me defender era apenas as mídias sociais. A minha votação pode ter sido inexpressiva, mas venci ao tirar da política esse político corrupto que agora irá morar em Curitiba, oportunizei a eleição da indígena Joênia Wapichana e do deputado Jefferson Alves, duas grandes vitórias.

* As pessoas lhe consideram humilde e honesto, mas acreditam que não fez nada como senador. O senhor acredita que isso se deve à falta de divulgação do seu trabalho?

Mais uma vez a ação de uma onda de fake news plantadas por alguns meios de comunicação fez com que as pessoas desacreditassem em um trabalho que basta pesquisar para saber o volume e relevância.

* Que providências pretende tomar com relação a esses ataques de Fake News?

Atualmente já represento judicialmente contra todas essas mentiras veiculadas por meios de comunicação, mas acredito que a melhor forma de combatê-las é com trabalho.

* Em 2015, Vossa Excelência conseguiu autorização da Funai e Ibama, para passar o Linhão de Tucuruí e resolver o problema energético de Roraima, mas a situação voltou a emperrar. Como avalia esse entrave?

Infelizmente interesses políticos têm travado situações importantes para nosso estado. A questão energética, por exemplo, tem sido lucrativa há anos para alguns grupos. Espero que a limpeza que o povo está fazendo mude decisões como esta.

* Nosso Estado encontra-se numa situação extremamente difícil atualmente. Que sugestões daria para recuperar os estragos causados principalmente nas áreas de segurança, educação e saúde?

Num estudo aprofundado da situação socioeconômica de nosso estado pude ver que Roraima precisa equilibrar as contas públicas, pois gastamos mais que arrecadamos. Vivemos uma corrupção endêmica então precisamos de uma reforma administrativa profunda. Precisamos de um ajuste fiscal que corte na carne. E o governo e a bancada precisam se unir para resolver questões como a construção do Linhão de Tucuruí e a regulamentação fundiária.

* Vossa Excelência encontra-se exatamente no meio do seu mandato de senador. Quais são seus projetos para os próximos quatro anos, a curto, médio e longo prazo?

Para os próximos anos quero ajudar na recuperação da economia do estado com o desenvolvimento do setor agropecuário, resolver a questão do endividamento do estado, a questão fundiária e resolução da questão energética, principalmente. A nível nacional queremos tirar o governo dessa crise. Estou pronto para colaborar nas boas ações para o país e nosso estado.

* Que mensagem o senador Telmário Mota deixa à população?

Quero que a população de Roraima mantenha seu posicionamento firme contra a corrupção, mas não só nas urnas. Também fiscalizando seu parlamentar e cobrando suas promessas. Temos riquezas inumeráveis, precisamos desenvolver nossa economia e nos libertar de vez de qualquer amarra de grupos políticos e corrupção.