Social

Coluna Social 16 03 2019 7838

 Com Nada  * Muitos moradores do conjunto residencial Vila jardim (Cidade Satélite) estão deixando seus apartamentos devido à insuportável violência naquele local, onde o furto é algo tão banal que ninguém nem mais se importa. Fora isso há os assaltos em plena luz do dia e arrombamentos de residências que também acontecem com bastante frenquência. Os moradores alegam que o local é ponto de tráfico de drogas a céu aberto e que as famílias vivem em total desassossego por ali e sem saber mais pra quem apelar. Muitos estão simplesmente indo embora do lugar. 

 Com Tudo  * O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Cathedral já iniciou os atendimentos deste semestre. O NPJ presta assistência jurídica gratuita em causas de baixa e média complexidade para a comunidade carente, ou seja, para pessoas com renda de até três salários mínimos. Os atendimentos são feitos de forma agendada de segunda a sexta-feira no próprio Núcleo – Caçari. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do 9º e 10º semestres de Direito, que contam com a supervisão de professores advogados que atuam no NPJ. 

Dra. Janaina Carneiro, nova Procuradora Geral do Ministério Público Estadual de Roraima, e Dra. Cleonice Andrigo (Corregedora-Geral), durante a solenidade de posse.- Foto: Girney Araujo/Somos Daguerre

Exposição  * A partir deste sábado, 16, o Pátio Roraima vai sediar uma mostra fotográfica especial, histórica e emocionante. A exposição “Olhares Acolhedores” é o resultado do trabalho realizado por militares após um ano de Operação Acolhida, que buscou oferecer condições dignas aos venezuelanos em situação de vulnerabilidade em Roraima.  * Os cliques são de integrantes da Força-Tarefa Logística Humanitária para Roraima e registram uma espécie de “antes e depois”. A exposição ficará disponível gratuitamente até o dia 31 de março na entrada principal do Pátio Roraima (segundo piso). 

Encontro  * O desembargador Mozarildo Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, participou durante dois dias, do 116º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, realizado dias 14 e 15, em Salvador.  * No evento, o Tribunal de Justiça da Bahia comemorou 410 anos de criação, sendo a primeira corte judicial das Américas.  Presidentes dos Tribunais de Justiça de todo país estão reunidos para discutir a conjuntura do Judiciário brasileiro.

Sâmara Silva e Lourdete Oliveira, em clic exclusivo para a coluna. 

Importante  * O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, se reunirá na próxima terça-feira, 19, às 17h30, com professores prejudicados pela suspensão da lei roraimense que reconhecia os diplomas de pós-graduação expedidos em outros países, após decisão do Supremo Tribunal Federal.  * Diante do impasse, o Poder Legislativo quer garantir a revalidação destes títulos pela Uerr (Universidade Estadual de Roraima), para que estes trabalhadores possam reaver benefícios como a progressão funcional ou gratificações por titulação.

Editais  * A UFRR publicou os editais com as vagas remanescentes e lista de classificados para os processos seletivos Vestibular, EAD, Transferência e Graduados 2019.  * Os candidatos deverão comparecer exclusivamente no dia 18 deste mês no Derca, Bloco IV, às 8h, munidos da documentação prevista em edital. As portas serão fechadas às 8h30. Mais informações: http://ufrr.br/derca/index.php. 

Convênios * A carteira de associação à Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima garante à advocacia e dependentes acesso aos serviços oferecidos pela CAARR, além de descontos em mais de 250 convênios. * A Carteira tem validade anual e a emissão precisa ser solicitada pelo profissional. 

 O desembargador Mozarildo Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, durante o 116º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, em Salvador.

#Rápidas * Inaugurando idade nova hoje, Sulamires Araujo, Roney de Souza Cruz e Dr. Altamir Lago.  * Ontem, 15, o deputado federal Edio Lopes participou da entrega de um trator e implementos para indígenas Ingaricó no Centro Nutrir – Uiramutã. * O parlamentar, desde que se elegeu, esteve compromissado com o apoio ao desenvolvimento agrícola, a geração de renda e segurança alimentar dos povos indígenas, sobretudo dos Ingaricós, cujo contato com a sociedade foi muito recente.  * E graças ao seu projeto de bovinocultura indígena desenvolvido na região, foi possível o acesso por terra, ainda que de forma precária, até o Centro Nutri e demais comunidades.  * A chegada do trator e implementos, essa comunicação para o transporte de cargas terá uma nova configuração, representando uma inovação tecnológica para produção agrícola nas comunidades.

Perfil

Maine Ferreira: “

Maine Ferreira é psicóloga (CRP 20/06030) formada na Universidade Federal de Roraima UFRR e Pós Graduada em Psicologia e Sexualidade pela Universidade de Araraquara – SP. Há três anos atende em seu consultório (Rua Presidente Costa e Silva, 1205 – Galeria Saraiva) de segunda a sexta e recentemente apresenta o Programa Sexologando na TV Folha, onde semanalmente fala sobre assuntos acerca da sexualidade, relacionamentos, auto estima, etc. A TV Folha é um Canal Extriming acessado pela Folha Web www.folhabv.com.br, com conteúdo próprio atualizado diariamente e vários programas, entre os quais o “Sexologando”, que recebe mensagens e perguntas por meio do e-mail: [email protected]

* Como se deu a escolha da profissão de psicóloga? Na adolescência eu dizia que ia ser Psiquiatra. A mente me fascinava, os mistérios da memória, os sonhos então, mas descobri que antes de tudo tinha que enfrentar uma faculdade de medicina pela frente. Até cheguei a prestar vestibular, mas acabei passando para segunda opção à época, Biologia. Foi então que chegou o curso de Psicologia na UFRR e então prestei novo vestibular, passei e mudei meu curso.

* Por que decidiu cursar Pós Graduação em Sexualidade? Já cursando Psicologia fiquei fascinada pela Psicanálise e o pai dela, Sigmund Freud. Freud foi considerado um louco na sua época por falar que a repressão sexual e a forma como lidavam com a sexualidade afetava a saúde mental dos indivíduos. Fui me interessando cada vez mais por perceber na prática que, 100 anos depois, ainda enfrentamos uma nova roupagem dessa problemática. Quando eu ainda estava cursando Psicologia, a Sexóloga Laura Muller veio até a cidade dar uma palestra sobre fetiche e respondeu todas as perguntas dos presentes, o que reafirmou o meu desejo ao me formar de me especializar na área.

* Quais são as dúvidas mais comuns sobre sexo? Se a Ejaculação Precoce tem cura; como abordar a problemática (seja ela sexual) com o namorado; como contornar a b
aixa libido; como apimentar um relacionamento que caiu na rotina; se é normal gostar muito de sexo; se é normal não gostar de sexo e outros.

* As questões de relacionamento amoroso estão diretamente ligadas a sexualidade? Claro que alguns casais têm problemáticas sexuais no meio. Elas quase sempre englobam o ritmo sexual do parceiro, por exemplo, o marido que quer muito sexo e a esposa quase nada, mas nem sempre é isso que os leva a fazer psicoterapia. O que os leva atrás de ajuda especializada são os conflitos, na sua grande maioria brigas, sejam elas por opiniões divergentes, ciúmes, infidelidade e até violência.

* E com relação à auto-estima? Temos uma visão bem errônea do que seja a autoestima. Achamos que depende exclusivamente de atrativos físicos quando não se trata disso, e sim de nos apreciarmos por quem somos, incluindo nossas qualidades e defeitos. O que vejo atualmente são os indivíduos sem autoestima nenhuma tentando se relacionar às cegas com o outro. Quando não temos amor próprio, que é a base para autoestima, aceitamos o que o outro tem a nos dar, ficamos sempre esperando que o outro nos complete, uma visão bem romantizada. Nos tornamos dependentes, pegajosos o que em si atrai pessoas hábeis para manipular nossos sentimentos. 

* Quem mais procura uma sexóloga, o homem ou a mulher? Tenho dados interessantes sobre isso. Para a psicoterapia individual são as mulheres. Os homens ainda têm vergonha de falar sobre suas questões íntimas. Não foram ensinados a falar sobre sentimentos e sim o contrário, a reprimir o choro, engolir sapos. Agora, para psicoterapia de casal, a maioria dos meus atendimentos quem me procurou inicialmente foram os homens.    * Sobre o que trata exatamente o Programa “Sexologando”? O Programa tem como objetivo abordar questões cheias de tabus e polêmicas com leveza, bom humor e de forma simples para que pessoas de qualquer nível social possa assistir e compreender a informação que eu quero passar. Foi feito para que qualquer pessoa possa se sentir ouvida e acolhida sobre seus questionamentos e depoimentos. Vou abordar temáticas sobre a sexualidade, disfunções sexuais, corpo feminino e masculino, autoprazer, tantrismo e relacionamentos.

* Como é produzido o conteúdo desse Programa? Eu preparo de antemão a temática que será abordada no vídeo e a equipe da Folha filma, edita, coloca a sonoplastia e os emojis, para que o vídeo fique mais atrativo e elaborado.

* Como as pessoas podem interagir com o Sexologando?  Pelo e-mail do programa [email protected] ou podem entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais @nodivacommaine (instagram e facebook). Acredito no potencial da psicoeducação.  O mundo hoje está carente disso, vide o número de casos de feminicídios, suicídios e atentados que vêm ocorrendo no mundo. Precisamos acessar as informações que profissionais como eu têm. Ao meu ver o programa é o start para isso. Quanto mais pessoas eu atingir com meu trabalho melhor. Levar felicidade e realização é o mote para que a realidade mude.

* Deixe uma mensagem : Todos nós, tenho certeza, queremos mudar o mundo, mas isso não acontece de fora para dentro e sim o contrário. Para que o mundo mude é necessário e urgente que comece primeiramente por mim ou por você que está aí do outro lado. Então não tenham vergonha de perguntar, tirar suas dúvidas que eu estarei aqui para respondê-las.