Social

Coluna Social 19 04 2016 2301

Em Baixa * Quem acompanha as redes sociais pôde ver o grande número de postagens que deputados fizeram durante os trabalhos que antecederam a votação do Impeachment e até mesmo no próprio dia da votação. Pela quantidade de vídeos postados no Snap, em tempo real, com curto intervalo de tempo de um para o outro, ficou claro que eles estavam mais preocupados em “jogar pra galera” do que qualquer outra coisa. E pior: se dedicaram tanto às postagens que não sobrou tempo para mais nada.  Em Alta * Nesta terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o Ministério Público Federal em Roraima realiza, às 10h, em seu auditório, cerimônia de entrega da terceira remessa de amostras de sangue de indígenas Yanomami coletadas sem autorização por pesquisadores dos Estados Unidos na década de 60.* O material genético será entregue pelo procurador da República Fábio Brito Sanches, titular do Ofício de Defesa dos Direitos Indígenas, ao líder indígena Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami.

 Dr. Haroldo Campos (Faculdade Cathedral), ladeado pela linda filha Francis Olivia e pelo genro, Robson Pinheiro, em clic exclusivo para a Coluna

Vergonha * Uma vergonha os discursos da grande maioria dos deputados federais, no momento de se pronunciarem na votação do impeachment. Diante de um momento tão importante para o país, os parlamentares brasileiros se comportaram com o se tivessem no antigo Programa da Xuxa.* “Quero mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra você”, diziam os participantes do Show da Rainha dos baixinhos. Enquanto que, no outro show: “Pelo meu pai, pela minha família, pelo povo brasileiro”…Repercussão * A propósito, a Imprensa internacional não poupou críticas ao comportamento dos deputados e seus discursos. O jornal espanhol El País chamou a votação de “Circo”. Na verdade, a mídia internacional reagiu com espanto à sessão presidida por Eduardo Cunha. * As críticas partiram de renomados veículos, como New York Times, Washington Post, CNN, BBC, entre outros. Teve quem questionasse se o povo também irá às ruas pela saída de Temer e Cunha. A cotação do dólar subiu 18 centavos de sexta para segunda-feira.Importante * A Faculdade Cathedral, por meio do curso de Direito, estará realizando a partir da próxima terça-feira, 26, em seu auditório, o IV Simpósio de Direito Indígena. Os estudantes devem fazer inscrição na coordenação do curso, das 14h às 20h, bloco 2. * No evento, que terá duração de dois dias, serão abordados temas como:  Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho; Raposa Serra do Sol; o direito de punir das Comunidades Indígenas; o infanticídio Indígena; e a Jurisdição Estatal à Luz do Direito Internacional, dentre outros.Importante II* Durante o IV Simpósio de Direito Indígena da Faculdade Cathedral,  serão palestrantes o desembargador Mauro Campello, o procurador de justiça Edson Damas, o juiz federal Helder Girão Barreto, o juiz de Direito Aluízio  Vieira e o prof. doutor Fernando Xavier. * Na primeira noite, o presidente da mesa será o professor e mestre Valter Diaules Wolschick Freitag. Já a segunda noite de palestras será conduzida pelo professor e mestre Helton Douglas Rogenski Pereira da Silva.

As gêmeas Marcela e Nathalia Gomes, durante a comemoração de sua troca de data em dose dupla

Tudo Índio* As apresentações do Hino Nacional e do Hino do Estado de Roraima, cantados no idioma Macuxi, marcaram o início do Ciclo de Palestras sobre os Povos Indígenas, que está sendo promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Escolegis (Escola do Legislativo). * O evento, que é aberto ao público, iniciou ontem no Plenarinho Valério Magalhães e se estenderá até amanhã, dia 19, data em que é comemorado o Dia do Índio.Tudo Índio II* Durante os dois dias de evento na Assembleia, haverá palestras, apresentações culturais e mostra de artesanato indígena. De acordo com a diretora da Escolegis, Elísia Martins, o intuito é conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena, promovendo a valorização das etnias locais. * Segundo ela, “é um momento de valorização e interação do indígena com o não indígena, e de buscar melhorias para os povos do nosso Estado”.Karatê*A Liga Roraimense de Karatê, presidida por Adauto Andrade, precisa levar atletas para participar do Campeonato Mundial de Karatê, que acontecerá no mês de agosto, na Indonésia.*Para tanto, uma equipe de jovens está nos semáforos de Boa Vista vendendo squeezes (garrafinhas para água). O dinheiro arrecadado será para custear a viagem dos atletas. Interessados em ajudar nessa nobre causa para o esporte roraimense, entrar em contato pelo telefone 95-99114-3984.

Keissyanna Coelho e Leide Patrícia Medeiros participaram da Maratona de Santiago, no Chile

Trânsito livre* A página de hoje é dedicada ao secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Oleno Matos, que inaugura idade nova nesta terça-feira, Dia do Índio.* Também trocando de data hoje Iramar Fernandes, Themis Eloana Miranda, Silvia Macedo Coelho, Erlan Dias e Valter Bueno de Moraes. * Esta semana, Henna Vitoria Mota estará realizando uma arrojada promoção na sua Clínica Espaço Formas, com descontos de 50% para tratamentos faciais. (99131-5380, 98103-2665 e 3224-5867).* A deputada Sheridan foi a grande sensação da votação do Impeachment. Até agora estão rolando memes nas redes sociais, exaltando a beleza da parlamentar roraimense.

Henna Mota (Espaço Formas) e Shérida Ribeiro (RP), durante balada na Ícone Club

Vale Conferir Maratona*Roraima teve participantes na Maratona de Santiago, realizada neste mês de abril, na capital chilena. As nossas representantes, atletas de A Academia, são Keissyanna Coelho, que correu os 42 km, e Leide Patrícia Medeiros, na prova dos 21 km.Auto Maquiagem * Iverton Duarte estará ministrando um Curso de Automaquiagem, no próximo dia 14 de maio, às 19h30, no estiloso Espaço Domus. As vagas são limitadas e as interessadas poderão se inscrever desde já (98116-3322).