Social

Coluna Social 19 12 2016 3405

Em Baixa* Após o presidente Nicolás Maduro ter prorrogado novamente o prazo para a abertura das fronteiras com o Brasil e a Colômbia, que permanecerão fechadas até janeiro, o povo faminto e sem dinheiro, saqueou, sim, lojas em várias cidades. Mas não é verdade que tenham matado chineses, como muita gente andou propagando nas redes sociais. Essa falsa informação, além de não ter sido divulgada em nenhum veículo de comunicação, foi negada pelas autoridades venezuelanas e chinesas.  Em Alta* Ao contrário do esperado, o discurso do presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, na diplomação dos eleitos, na sexta-feira, no auditório da Faculdade Cathedral, não foi longo. Ele se ateve aos agradecimentos e exibiu um vídeo (de cerca de 7 minutos) sobre as atividades do Tribunal. Encerrou seu discurso falando de coragem e foi isso que ele e sua dinâmica equipe tiveram ao realizar um megaevento igual àquele – das 8 da manhã às 23h –, que foi sucesso absoluto.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Mauro Campello, e o juiz eleitoral, Aluízio Vieira, felizes com o sucesso da programação de Diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais 2016

Diplomação I* A princípio, parecia impensável que nada pudesse dar errado num evento com mais de 12 horas de duração. Mas quem foi ao auditório da Faculdade Cathedral, durante todo o dia e parte da noite de sexta-feira, viu um show de organização nas cerimônias de diplomação.* Além das solenidades de diplomação, houve homenagens a parceiros, entrega de medalhas e apresentações culturais, com destaque para o grupo de Dança JM, o Coral ArteCanto (Maestro Adonias Lima) e o hino nacional, executado por Kárisse Blós. Um show! Diplomação II* Durante o megaevento do Tribunal Regional Eleitoral para a diplomação dos eleitos nas Eleições 2016, em que organização foi a palavra de ordem, há de destacar-se o trabalho do Cerimonial, composto por integrantes voluntários de vários Cerimoniais do Estado.* Essas pessoas, com extremo profissionalismo, contribuíram grandemente para o sucesso do grandioso evento coordenado pela jornalista Patrícia Pinheiro. Destaque para os Mestres de Cerimônia, Dra. Janice Bessa Leitão e Orib Ziedson, que atuaram do início ao final da cerimônia.  Destaque I* Muita gente que foi à solenidade do Tribunal Regional Eleitoral/RR de diplomação dos eleitos nas Eleições 2016 elogiou a atuação da TV Assembleia, que transmitiu o evento inteiro com uma equipe de profissionais simplesmente perfeita.* Esse é, sem dúvida, um dos grandes feitos da atual Mesa Diretora do Poder Legislativo, que tirou – literalmente – o projeto da TV Assembleia do papel e deu à sociedade um veículo de comunicação de qualidade, que não deixa a desejar em relação ao de nenhum outro do país. Destaque II* Entre os diplomados de sexta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, no auditório da Faculdade Cathedral, chamou a atenção, entre os 15 prefeitos diplomados, o fato de três deles serem bem mais jovens que os demais.* Pedro Henrique Machado, de Alto Alegre; James Batista, de São Luiz do Anauá; e Leandro Pereira, de Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, destacaram-se entre os demais eleitos, pois, mesmo sendo tão jovens, mereceram a confiança dos eleitores.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, ladeada por seu esposo, Marcelo Guimarães, e pelo vice-prefeito eleito, Arthur Machado Filho

Discurso I* O presidente em Exercício da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas, fez discurso recentemente no plenário daquela Casa que até hoje está repercutindo nas redes sociais e grupos de WhatsApp.* Falou sobre vários tópicos citados numa fala anterior de outro deputado, inclusive de um requerimento do referido parlamentar no sentido de tirar do cargo o presidente afastado Jalser Renier, eleito para a presidência da Casa com 19 votos dos 24 deputados. Discurso II* O deputado Coronel Chagas, que é formado em Direito, disse que o presidente afastado, deputado Jalser Renier, responde por fato anterior ao seu mandato; que sua sentença penal ainda não foi transitada em julgado e com isso não há de falar-se agora nas penas acessórias de perda de função pública ou de cargo na Mesa Diretora.* Isso só acontece após condenação em processo transitado em julgado, o que não é o caso em questão. “Querer atropelar o processo, contrariando o que determina a Lei, não é democrático”, concluiu!  Migrantes* O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, promoverá o “Encontro para Construção de Estratégias de Promoção de Cuidado a População Migrante em Roraima” hoje, a partir 8h30, no auditório do Aipana Plaza Hotel.* O encontro, que reunirá representantes do governo e da sociedade em geral, acontecerá por conta de uma articulação política do deputado federal Hiran Gonçalves. A sua esposa, Gerlane Baccarin, atual secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, estará compondo a equipe técnica do evento. 

O jovem prefeito eleito de Rorainópolis, Leandro Pereira, e a linda vice-prefeita eleita, Joilma Teodoro

Trânsito Livre* Inaugurando idade nova hoje Gizelda Pinheiro de Barros, Vânia Rodrigues e Parimé Lima. * Moradores das comunidades indígenas Bananal e Mato Grosso (município de Pacaraima) receberão as equipes da Procuradoria Especial da Mulher (Centro Humanitário de Apoio à Mulher – Chame; Grupo Reflexivo Re-Construir e Núcleo de Proteção às vítimas de Tráfico de Pessoas), da Assembleia Legislativa de Roraima.* As equipes irão ministrar, hoje e amanhã, palestras educativas sobre violência contra mulher e tratamento psicossocial para homens. A procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues, estará presente nas ações.

 As vereadoras Aline Rezende e Mirian Reis foram as únicas mulheres reeleitas para a Câmara Municipal de Boa Vista, que teve cerca de 70% de renovação

Vale Conferir Maria Filó * Simplesmente lindos os modelitos da coleção da recém-inaugurada franquia Maria Filó, instalada no Roraima Garden Shopping, ao lado da Santa Lola. Edital * A UFRR publicou um edital de chamamento público para credenciar instituições educacionais que queiram assinar acordos de cooperação e convênios. (http://ufrr.br/cconv).