Social

Coluna Social 23 01 2016 1962

Em Baixa* Além do calor insuportável, de baixar o volume das águas dos rios e igarapés, esse período de estiagem trouxe o crônico problema das queimadas, com registros de vários focos de incêndio. Somente nos primeiros dias desse mês de janeiro, a Defesa Civil já registrou cerca de cem incêndios em Boa Vista, dos quais 55 em terrenos baldios da cidade e os demais em áreas florestais da Capital. O pior de tudo é que somente em meados de abril o tempo promete nos dar uma trégua.

Em Alta * A final dos Jogos de Verão começou ontem, na Praia Grande, e continua no fim de semana, com shows musicais, 42 barqueiros credenciados e identificados com Bandeira do Brasil e 23 ambulantes e barraqueiros na praia. São cinco pontos de travessia nos portos: Marina Meu Caso, Porto São Pedro (ambos no final da Santos Dumont), Porto do Babazinho, Porto São Pedro (ambos no final da Major Willians), Porto do Marcelinho, no final da Rua Coronel Mota, e Orla Taumanan.

Rebeca Reis Caldas e Odair Quixaba, durante seu recente casamento no Espaço Cenarium Recepções

Enlace * Nem mesmo o apagão que ocorreu naquele dia conseguiu ofuscar o brilho do casamento de Rebeca Reis Caldas e Odair Quixaba, ocorrido no ultimo sábado, no Cenarium.* A festa foi linda e descontraída. Os noivinhos encontram-se curtindo lua-de-mel na Europa.

Feijoada*Luana Fonteles é quem está na administração do restaurante Bambulago, no Parque Anauá, que neste sábado, 23, oferecerá uma deliciosa feijoada.*E ainda terá uma promoção: na compra de uma feijoada, que dá para duas pessoas, se ganha um refrigerante (98124-0954).

Happy Birthday* Cantor e compositor com mais de 35 anos de história na cultura de Roraima, Neuber Uchôa faz aniversário de 57 anos neste sábado. Como de costume, abrirá as portas de seu estabelecimento, a Casa do Neuber, para comemorar, ao lado dos filhos, com seu público e amigos. Também comemoram com ele os aniversariantes, também cantores e compositores, Marcelo Oliveira e Brenda Lima, que se juntam às atrações da noite.

Happy Birthday II* Estarão também no palco da Casa do Neuber, nesta noite de aniversário dele, Zeca Preto, Serginho Barros, George Farias, João Aroma, bandas Jamrock e Regiojazz, Kiko Britez (Carta Pedrada), Bali Rádio, Euterpe, Odara Rufino, Lionella Edwards (Geração Roots), Victor Pium, Ben Charles, Tauã e Liber Uchôa, Dameric Bianca e outros.* Um show muito esperado será o do Quequene, grupo musical de quando Neuber tinha 20 anos, com Jairo Figueiredo (guitarra) e Amaury Gomes (percussão). O reencontro terá repertório e formação originais.

A Casa do Neuber estará mais movimentada do que de costume esta noite, com programação especial comemorativa ao aniversário de Neuber Uchôa

Vestibular *A prova do Vestibular Geral da Cathedral EaD/Unopar será aplicada neste domingo (24/1), às 10 horas (horário de Brasília). O resultado será divulgado a partir das 17h do dia 28. *São mais de 700 vagas ofertadas em 13 cursos e as aulas presenciais ocorrem uma vez por semana no Bloco I da Faculdade Cathedral. Mais informações no: http://www.unoparead.com.br/.

O cantor/jornalista Jânio Tavares, recém-empossado como conselheiro do Conselho Estadual de Cultura

Trânsito livre * A página é dedicada ao jornalista/advogado JR Rodrigues, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.* Amanhã quem inaugura idade nova são Samir Magalhães Assem, Márcio Boaventura, coronel Paulo Sérgio Ribeiro e meu amado irmão Rossano Mendes. * Quem quiser reformar todo seu guarda-roupa com preços (praticamente) simbólicos não deve perder a oportunidade.* Encerra-se, neste domingo, a mega liquidação “Liquida D”, nas lojas do Pátio Roraima Shopping, com descontos incríveis de até 70%.

   Perfil  

Frase: “A arquitetura me deu um grande embasamento para a moda, pois ambas as áreas são voltadas para a arte”

* O roraimense Ramon Barbozza cursou o Ensino Médio em Brasília, no lendário colégio Elefante Branco, e Arquitetura na Universidade Federal de Roraima e Universidade de Coimbra – Portugal. Estilista autodidata, é responsável pelos mais elogiados modelitos de alta costura da sociedade local, tendo feito também roupas sob medida para pessoas de fora do Estado. Atualmente, além de estilista e arquiteto, desempenha a função de coordenador de Projetos Sociais na Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social.

* Como você descobriu que tinha talento para alta costura?Eu não tinha entendimento do que era alta costura, mas já tinha uma base construída de modelagem e costura, adquirida através de pesquisas em livros e, posteriormente, com o advento da internet, por vídeos aulas do Youtube. A paixão pela alta costura surgiu após contatos com vídeos de making off de grandes marcas de renome internacional, como Chanel e Dior, quando passei a reconhecer o que era luxo em uma vestimenta, o que despertou meu grande interesse nessa área.

* Qual é a diferença entre a alta costura e a costura propriamente dita?A costura é a confecção de uma roupa. Já a alta costura tem vários pré-requisitos para ser considerada como tal, como, por exemplo, que o trabalho seja exclusivo e sem utilização de máquinas na execução dos detalhes da roupa (bordados, acabamentos etc.), priorizando a forma artesanal e única de se construir a vestimenta.

* Quem elaborou as regras da alta costura? A alta costura surgiu na França, no século XVIII, no período rococó e, por ser o país da moda, ditador de tendências por séculos, a França tem um Ministério da Alta Costura, onde o governo atua fiscalizando e incentivando os profissionais desse ramo da moda. No referido ministério, há uma espécie de Constituição da Alta Costura, com várias leis que as pessoas devem seguir para que seus trabalhos sejam considerados de alta costura. O ministério também atua na administração dos Museus de Moda e Indumentária naquele país.

* E com relação à Arquitetura? A arquitetura me deu um grande embasamento para a moda, pois ambas as áreas são voltadas para a arte. Muitas cadeiras do Curso de Arquitetura me deram conhecimento e propriedade para a modelagem, tais como: as matérias de geometria, plástica e desenho técnico. E outras matérias do curso me deram conhecimento artístico, como: história da arte, história da arquitetura etc.

* Atualmente você exerce as duas funções. Se tivesse de optar, por qual decidiria? Nossa!!! …(risos). Na atual conjuntura financeira do país, optaria pela profissão que me dá mais segurança financeira, visto que a moda de luxo no Estado não tem grande força. Optaria por exercer a função de arquiteto, na qual tenho formação acadêmica e recebo inclusive elogios aos meus projetos por parte de clientes e colegas de profissão. Porém, jamais me desligaria da moda, pois tenho grandes clientes/amigas, que jamais deixaria de vesti-las em momentos especiais, além de a mim mesmo… (risos).

* Quem pode ter uma roupa com a assinatura Ramon Barbozza? Mulheres elegantes, de bom gosto, que tenham bom senso e entendimento do que é vestir bem. Geralmente são como eu… (risos). Gostam de “roubar a cena”…

* Na sua opinião, qual é a diferença entre sensualidade e vulgaridade no que se refere ao modo de vestir?Sensualidade é quando a pessoa consegue chamar a atenção de forma natural, sem muito esforço, seja com um decote mais profundo, com ou sem fenda, ou uma barra mais curta. A sensualidade é elegante. Já a vulgaridade é apelativa e, na maioria dos casos, a pessoa põe à mostra várias partes do corpo ao mesmo tempo para chamar a atenção e acaba ficando brega, vulgar mesmo.

* Exemplo de coisas que tornam uma pessoa vulgar? Além de se vestir praticamente nua, é a pessoa que fala alto, gesticula exageradamente, deixa marquinha de biquíni à mostra, faz muitos selfies fazendo biquinhos e com os seios à mostra, veste shorts curtos e roupas de malhas em cerimônias públicas, é fofoqueira, arrogante, debochada, inconveniente e desagradável.

* Quem você mandaria para o esquadrão da moda? Se fosse citar nomes, essa página não comportaria tantos, pois não deixaria de citar as pessoas mal-educadas e soberbas. A condição sine qua non para a elegância são a simplicidade e a boa educação.

* Como você concilia seu trabalho de estilista e arquiteto com suas funções de coordenador de programas Sociais da Setrabes? Para conseguir essa façanha tive que reduzir o número de vestidos que produzia, pois eles precisam de uma atenção muito especial, atendendo apenas as amigas mais próximas. Como arquiteto conto, na minha equipe, com um engenheiro que me dá todo suporte técnico, estudantes de arquitetura e desenhistas que executam as minhas criações. Quanto ao cargo público, tenho uma chefe de gabinete experiente e uma equipe competente que me dão todo suporte necessário.

* Que mensagem você deixa ao público?Minhas mensagens e orações são geralmente de agradecimento, pois Deus já me dá muitas graças. Agradeço primeiramente a Ele, pelas bênçãos, a minha mãe, minha família e meus verdadeiros amigos, que sempre me apóiam nos momentos cruciais da minha vida. Agradeço também ao Grupo Folha, por meio desse conceituado jornal, pela oportunidade da entrevista.