Social

Coluna social 25 05 2019 8260

 Com Nada 

* Impressionante a quantidade de pessoas que perdem o precioso tempo arrumando encrenca em redes sociais e grupos de WhatsApp. A grande maioria emite opinião sem qualquer embasamento e destila ódio contra quem nem conhece, simplesmente porque a opinião de outras pessoas é oposta a sua. Na verdade, é uma falta de educação e de respeito generalizada! #vergonhaalheia.

 Com Tudo 

* Miss Bianca Matte dirá sim ao empresário Roberto Demenatto, logo mais, às 16h30, na estilosa Casa Charlot de São Paulo, onde acontecerá tanto a cerimônia, quanto a recepção. O casamento será apenas para cem convidados, muitos de Boa Vista. Somente familiares dos noivos e os amigos mais chegados. Todas as informações do evento estão no site: www.biancaeroberto.com.br.

Feliz aniversário para a deputada Betânia Almeida e Nei Maison, que celebram idade nova neste sábado

É Hoje

* Tudo pronto para a festa da XXI Turma de Medicina da Universidade Federal de Roraima, neste sábado, no fantástico espaço Boa Vista Music. * Denominada “Paracetamal XXI 200 dias”, é um evento que marca a contagem regressiva de 200 dias (para a formatura) da XXI Turma de Medicina da UFRR.

Da Festa

* Na verdade, o principal objetivo da festa “Paracetamal XXI 200 Dias” é angariar recursos para a festa de formatura da turma. São disponibilizados 750 litros de cerveja Brahma, atrações e muitas surpresas durante o evento. * Os interessados poderão obter mais informações pelo telefone: 98121-3336 e no Instagram da turma: https://www.instagram.com/p/BxS_M5Vnekm/?utm_source=ig_

Thalyta Rodrigues e Sidinei Rosa, pais da pequena Larissa Beatriz, que tem como padrinhos Luciana Lyra e Valdo Rodrigues 

Namorados

* Fernanda Fialho é quem está no comando da “Noite dos Namorados”, que acontecerá no dia 12 de junho, no Espaço Goumert, a partir das 20h. * Essa noite de romantismo terá o cantor Tom Cleber – voz e violão. Reservas de mesa até o dia 10 de junho, pelos telefones: 99151-1390 e 99135-2520.

Show

*O cantor Geraldo Azevedo traz sua turnê ‘Solo Contigo’ para Boa Vista. *O show intimista acontecerá nessa próxima segunda-feira, 27, a partir das 21h, no auditório da Cathedral. Informações: 99121-1505.

Ortodontia

*Acadêmicos de odontologia e profissionais da área são o público alvo da palestra “As novas exigências da ortodontia – o que o profissional deve saber hoje e o que deverá saber no futuro”. *Será no sábado, 25, às 16h30, no Instituto de Especialidades Odontológicas. Para mais informações: 99125-0276.

Gabi Leitão fará o baby chá de sua princesa Catharina, neste domingo

#Rápidas

*Trocando de idade neste sábado: Cláudio de Jesus, João Ricardo Duarte e Franck Gomes.

*Feliz aniversário também para Nathalia Caracu, Élica Campos e Tony Coutrin, que também celebram idade neste sábado.

* Amanhã quem está de aniversário é o conselheiro Brito Bezerra, Leandra Scanferla, Paola Xaud Figueiredo, Eduardo Cromwell e o cinegrafista Claudimar Sampaio. 

*O Dia da Toalha, ou Orgulho Nerd, será celebrado por fãs de HQs (Histórias em Quadrinhos) neste sábado, 25, a partir das 16h, Garden.

*Empreender nunca é demais, e quando é na área de segurança o negócio é sempre bem-vindo. Chegou à cidade a empresa Coop Zelo. 

*A empresa dá apoio na entrada e saída da residência ou empresa; faz acompanhamento da parada de ônibus até a residência ou empresa. Contato: 99145-7668.

Perfil

Frase: “O CNJ tem reconhecido o TJRR como um dos melhores do País e continuamos nos esforçando muito para melhorar”

Roraimense, professor universitário (UFRR) e desembargador, Mozarildo Monteiro Cavalcanti é pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Constitucional, mestre em Segurança Pública e Direitos Humanos e doutorando em Ciências Jurídicas. Tem 22 anos na Magistratura de Roraima e é o atual presidente do Tribunal de Justiça de Roraima. Já atuou como vice-presidente do TJRR, presidente das Câmaras Reunidas e coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJRR. Antes de tornar-se desembargador, também foi diretor do Fórum Sobral Pinto, juiz auxiliar da presidência, juiz eleitoral e membro da Turma Recursal. Elaborou e coordenou programas como a Justiça Itinerante, a Justiça Comunitária, Mutirão DPVAT, Justiça Eleitoral Itinerante, Programa de Atendimento ao Idoso e o Comitê Estadual da Saúde.

*Porque decidiu estudar Direito?

Ter presenciado, na década de 80, quando morava em Brasília, a parte final do processo de redemocratização do País, culminando com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual meu pai foi membro como deputado federal, foi decisivo para a descoberta da vocação para o Direito.

* Como optou pela carreira na Magistratura?

A magistratura exige uma vocação difícil de explicar, mas sempre parte da vontade de ser um ator decisivo no processo de se fazer Justiça. Pelas dificuldades a ela inerentes, pelas limitações que impõe e pela responsabilidade que exige, a carreira somente pode ser exercida com vocação muito forte.

* Ao completar 100 dias de gestão no TJRR, qual a avaliação desse período?

O momento econômico do Estado é muito difícil. O entendimento entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sobre o orçamento foi necessário. Com o orçamento congelado, precisamos fazer cortes e fazer uma gestão com competência e profissionalismo. Conseguimos manter os salários dos servidores em dia e, acima de tudo, os serviços prestados à população.

* Uma de suas metas é a valorização da magistratura. Que ações são voltadas para os juízes?

A valorização da magistratura pressupõe reconhecer que os juízes são importantes para a Administração. Melhorar as condições de trabalho da 1a instância não significa melhorar apenas o trabalho deles, mas, principalmente, o serviço prestado à população, já que é lá que se concentra a maior demanda. Por isso, estamos investindo na melhor distribuição dos servidores, melhoramos os equipamentos e aumentamos a segurança.

*V.Exa.ª. destacou a produtividade e eficiência do TJRR, inclusive com premiações pelo CNJ, e afirmou ser hora de investir na excelência da qualidade. Como isso será feito?

Criamos o Qualijus (Programa de Gestão da Qualidade da Prestação Jurisdicional), que é pioneiro no Brasil. Identificamos os problemas de qualidade e fazemos uma qualificação nestes pontos. Após isso, será feita a medição dos resultados. Assim, esperamos que nossas decisões sejam não apenas céleres, mas que alcancem nível de excelência em técnica e justiça. 

* Algo que virou realidade em Roraima é o trabalho virtual na Justiça, como audiências e julgamentos eletrônicos, e videoconferências. Como é essa rotina?

O Judiciário de Roraima utiliza amplamente a tecnologia. Já não utilizamos papel. Nossos processos são 100% eletrônicos. Isso faz com que sejam mais baratos e rápidos. Por exemplo, se um juiz de Boa Vista precisar tomar o depoimento de uma testemunha de São Luís, poderá fazê-lo através de videoconferência, em tempo real, sem deslocamento.

* Como um dos presidentes de tribunais mais jovens do país, sua gestão vem sendo marcada por inovações como a implementação de Inteligência Artificial. Como isso vai funcionar?

A ideia é que programas de computador aprendam a realizar, com agilidade, tarefas simples e repetitivas que tomam o tempo de magistrados e servidores. Assim, haverá mais tempo para os processos de maior complexidade. Em breve vamos fazer o lançamento. 

* Sua gestão demonstra preocupação também com o social, com programas como Justiça Itinerante e a Comunitária, além de ações preventivas e restaurativas da Vara da Infância e da Violência Doméstica. O que mais será concretizado até o fim da gestão?

Todos os programas existentes estão sendo mantidos e reforçados. Alguns serão revitalizados e outros serão criados. A ideia é seguir tento criatividade e sensibilidade para oferecer programas que atendam à população.

* O aniversário de 28 anos do TJRR foi marcado por mutirões com vários processos concluídos. Pretende reeditar essas ações?

O esforço concentrado de magistrados e servidores no aniversário do tribunal foi um sucesso e certamente pretendemos repeti-lo. É preciso lembrar que os mesmos serviços, como audiências, mutirões de conciliação, atendimentos em comunidades, e casamentos coletivos são rotina durante todo o ano.

* Que mensagem o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima deixa a população?

Temos consciência de que a população não é satisfeita com a Justiça brasileira. No entanto, em Roraima temos um grupo de magistrados e servidores com uma enorme vontade de acertar. Já alcançamos excelentes resultados, tanto que o CNJ tem reconhecido o TJRR como um dos melhores do País. E, com sensibilidade, criatividade e com gestão estratégica, continuamos nos esforçando muito para melhorar.