Social

Coluna Social 26 11 2018 7292

COM NADA

* O Campus do Paricarana que (supostamente) era pra ser um lugar seguro, foi cenário de um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia recentemente, quando uma estudante teve sua moto furtada do estacionamento em apenas 20 minutos, enquanto foi à Biblioteca da UFRR. O vigia da Instituição disse ter visto um homem saindo com uma moto com as mesmas descrições, mas nada fez pra impedir e a vítima se queixou também que não teve acesso às imagens do circuito de câmeras que poderiam identificar o ladrão.

COM TUDO

 * A Diocese de Roraima e entidades parceiras, vêm realizando desde outubro, o Plano Nacional de Integração para venezuelanos nas Dioceses do Brasil por meio do importante Projeto “Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela”, que tem como objetivo proporcionar a integração de famílias venezuelanas a partir de acolhidas solidárias nas Dioceses e paróquias. O Projeto conta com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pretende alcançar cerca de 90 Arquidioceses/Dioceses.

Nazaré Cruz, recebendo quilométricas homenagens nesta segunda-feira, quando fica um ano mais querida. Na foto, ela divide clic com seu marido, Dr. Getúlio Cruz (Foto: Neia Dutra)

Acolhida

* Nesta articulação nacional da Igreja, as Arquidioceses/Dioceses estão convidadas para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos, por meio de ações solidárias que, além da acolhida, garantam proteção, promoção e integração dos imigrantes no Brasil.

* No projeto “Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela”, a Diocese de Roraima, conta com o apoio da Cáritas Diocesana, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante, Instituto de Migrações e Direitos Humanos, Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados e outras entidades parceiras.

Acolhida II

* No site www.caminhosdesolidariedade.org.br, pode-se fazer cadastro e obter mais informações sobre o projeto “Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela”. Haverá também campanha nas redes sociais e rádios católicas visando mobilização, solidariedade e a adesão ao Projeto. * O Projeto visa também articulação com a Igreja Católica na Venezuela, com o intuito de integrar uma missão no país vizinho, visando conhecer a realidade local, para participação dos brasileiros na inauguração de um centro de apoio do migrante em Santa Elena de Uairén, entre outras ações. Tel./WhatsApp: (95) 99118-1697.

Paulo Victor Almeida – ladeado pelos jovens empresários, Vitor Hugo Perin e Natanael Junior – realizou no sábado, mais uma bem-sucedida edição da Tardinha Resenha, esquenta para a festa de Réveillon (Foto: Luan Pablo Amarante)

Imigrantes

* Ainda sobre a questão migratória, não se fala em outra coisa nos principais veículos de comunicação do país, senão nas declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, sobre a proposta de criação de um programa de “devolução” de imigrantes para a Venezuela.

* “Venezuelano não é mercadoria para ser devolvido”, disse ele! E declarou também, que a Venezuela deveria ser excluída do Mercosul pelo descumprimento da cláusula democrática. Ele disse ainda que o país vizinho nem deveria ter sido inserido no Bloco, pelo mesmo motivo.

Imigrantes II

* A propósito, essa história de devolver venezuelanos ao seu país, não começou agora. Durante a campanha, a governadora Suely Campos anunciou um acordo com o ditador Nicolás Maduro para o Governo de Roraima ser parceiro do Programa “Volta à Pátria”.

* O Governo de Roraima disponibilizaria ônibus aos venezuelanos até Santa Elena e de lá o Governo Venezuelano se encarregaria de levá-los às localidades de origem. Não deu certo e nem nunca dará, considerando que lá não há comida, motivo principal pelo qual milhares têm deixado seu país até a pé, todos os dias.

Dra. Daniela Buregio Dias, médica veterinária, especial para a Coluna

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada à Superintendente Regional do SESI, Almecir Câmera, que hoje fica um ano mais atuante e competente.

Quem também troca de data nesta segunda-feira, é o cantor/compositor George Farias.

* Ainda de aniversário hoje, Patrice Lucena, Samuel Oliveira Filho e Elismara Nascimento.

* Nesta segunda-feira, 26, o Tribunal de Justiça de Roraima lança a 12ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, cujo objetivo principal é reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher.

* A Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar, Varas Criminais e Comarcas do interior ficarão encarregadas de realizar diversas ações durante toda a semana, até a sexta-feira, 30.

* Nesse período, as ações serão concentradas a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a mulher, além das atividades extrajudiciais.

* A intensificação dessas atividades terão foco na divulgação da Lei Maria da Penha, que no momento é o mais importante instrumento de apoio à mulher vítima de violência.

É namoro firme o que rola entre Jully Rodrigues e Nando Trajano, que diga-se de passagem formam um lindo par

TÁ VALENDO

Show

* Está agendado para o dia 21 de dezembro em Boa Vista, um show especial com a banda Somero, que acontecerá na Naipe Clube. No repertório as melhores e marcantes músicas da banda Los Hermanos, num espetáculo em um show especial com banda completa + metais (sopros). Informações: 95 984027108 – www.clebersilvadrum.com.br

Doadores

* O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima – Hemoraima, estará realizando de hoje, 26 até sexta-feira, 30, a Semana do Doador, em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue e com isso levar ao Hemocentro, novos doadores.

O promoteur e coreógrafo Nerley Guerre
iro, no clic de Luan Pablo Amarante