Social

Coluna Social 29 02 2016 2091

Em Baixa* Não é segredo para ninguém que a maioria dos bairros de Boa Vista surgiu em decorrência de invasões, que se tornaram uma verdadeira indústria e das mais rentáveis. Existem várias quadrilhas especializadas em invadir terras particulares e institucionais. Elas os loteiam e, num piscar de olhos, transformam essas áreas em favelas sem a mínima estrutura, o que torna esses locais um autêntico caso de saúde pública. Esse é um negócio recorrente, em que os invasores sempre vendem os lotes e vão invadir outros lugares. Em Alta* O jovem roraimense Paulo Ronison Amorim está com o sorriso de orelha a orelha pelo sucesso do LACTE 11 – Latin American Corporate & Events Experience, do qual foi coordenador geral. O evento, que é considerado o maior encontro da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina, reuniu 12 países e mais 800 profissionais, recentemente no Grand Hyatt, em São Paulo. O encontro é organizado pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, da qual Paulinho é Gerente Geral.

A deputada Lenir Rodrigues – na foto, com o Governador do Tocantins, Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia – participou da 5ª Reunião Ampliada do Colegiado do Parlamento Amazônico, em Palmas

Invasões I* Atualmente, em Boa Vista, existem pelo menos seis áreas invadidas. Algumas foram invadidas recentemente e outras, em 2014. Daí, há que se perguntar: Porque os invasores se apoderam dos imóveis alheios tão rapidamente e seus donos levam anos para reavê-los?* Simples: porque os invasores não pedem licença para ninguém, chegam lá, montam suas lonas e barracas de papelão e pronto! E os legítimos donos, se quiserem, têm de gastar com advogados em processos de Reintegração de Posse que se arrastam por anos e anos na Justiça. Invasões II* Um caso típico da “Indústria da Invasão” é a favela instalada na Região do Bom Intento, Gleba Murupu, cujos lotes pertencem parcialmente a um produtor rural e a outra parte, ao Governo do Estado. O local, sem a mínima estrutura, abriga mais de 3 mil pessoas. O que, em tempos de dengue, chikungunya e zika, é um verdadeiro perigo para a saúde pública.* Mas é raro ver um barraco que não tenha um veículo na porta. São motos e carros que vão de populares a Hilux. Seus proprietários? Os “pobrezinhos sem teto”. Vestibular I* O IFRR/Campus Amajari, que já oferece cursos técnicos nas áreas de Aquicultura, Agropecuária e Agricultura, lançou o edital de vestibular para o primeiro curso superior de Tecnologia em Aquicultura, com 35 vagas. As inscrições gratuitas serão de 1º a 16 de março, exclusivamente pela internet, através do site http://certame.ifrr.edu.br.* O Campus disponibilizará um computador na Coordenação de Registro Acadêmico aos candidatos com dificuldade de acesso à internet para a efetivação da sua inscrição. Vestibular II* Os candidatos que se inscreverem no vestibular do primeiro curso superior de Tecnologia em Aquicultura do IFRR/Campus Amajari farão a prova em etapa única, que será realizada no dia 3 de abril, das 14 às 18 horas, no próprio Campus Amajari.* As 35 vagas estão divididas em três categorias: ampla concorrência, pessoas com deficiência e ação afirmativa/cotas. O edital também está disponível em http://amajari.ifrr.edu.br, onde os interessados poderão ter acesso a outras informações do concurso.

Paulo Ronison Amorim (Gerente Geral da ALAGEV), com Cláudia Sender (presidente da TAM Linhas Aéreas) e Márcia Martinez (gerente de trade marketing da TAM), durante o LACTE 11 (Latin American Corporate & Events Experience)

Concurso* A Prefeitura de Pacaraima lançou edital de concurso público com 129 vagas nas áreas de nível fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições estarão abertas a partir de março e vão até o dia 31, no endereço eletrônico www.concursopacaraima.com.br* Para informações mais detalhadas, basta acessar o edital do concurso: http://www.minhaprefeitura.com.br/arquivosDinamicos/municipio/pacaraima/diario/0f3d62b63eb8f61dce95e9c0610a06a7.pdf Conferência* O apóstolo Almir Passoni estará em Boa Vista até quarta-feira para ser palestrante na “Conferência de Milagres, Curas e Libertação”, evento organizado pela liderança da Igreja Batista Bíblica do Caminho, que acontece no próprio ministério, na rua José Aleixo, 1889, bairro Asa Branca.* O apóstolo é líder da Igreja Manancial para as Nações na cidade de Mount Vernon, Nova York, e autor de vários livros. Secretários * O Ministério Público do Estado de Roraima está requerendo que a Justiça declare a nulidade da nomeação de João Alberto Pizzolatti Júnior como secretário Extraordinário de Articulação Institucional e Promoção de Investimento por considerar que ele não tem os requisitos necessários para assumir funções públicas.* A propósito, dizem que em breve virá à tona denúncia sobre outro secretário que efetivamente não mora em Roraima e, de acordo com os rumores, passa só uma semana aqui e as outras três, despachando lá do seu Estado.

Margareth Freitas, trocando de idade nesta segunda-feira

Trânsito Livre* A página de hoje é dedicada a Edney Rosas, que, nesta segunda-feira, fica um ano mais querido. * Os serviços de alimentação do Sesc-RR serão retomados nesta segunda-feira, 29 de fevereiro. * As novidades proporcionarão mais conforto e o aumento do número de refeições diárias com a abertura do novo Restaurante do Comerciário Sesc Orla – Delzuita Mutran Paracat.* O point oferecerá um cardápio totalmente reformulado em um ambiente moderno, climatizado e com uma vista privilegiada.

Paulinha Leite, com sua mãe D. Auxiliadora, que trocou de idade no último sábado

Vale Conferir

Picanha * O restaurante Picanha Mania decididamente caiu no gosto dos roraimenses. O point é um dos mais frequentados da Praça de Alimentação do Pátio Roraima Shopping.

Ensaio* Paulinha Leite fará, nesta segunda-feira, ensaio fotográfico com a fotógrafa Déa Piva. A bela usará modelitos da Maison Amora, que lançará, essa semana, sua nova Coleção.